02/08/2010
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
• Conhecer os países americanos que participaram da copa do mundo em 2010 e suas bandeiras.
.• Ampliar seus conhecimentos sobre os países do Continente americano;
• Conhecer o significado das cores da Bandeira do Brasil;
• Representar e pintar a bandeira do Brasil;
• Expressar suas idéias oralmente.
A copa do mundo.
Atividade 1: Países Americanos da copa 2010
1º Momento: O professor deverá levar as crianças à sala de multimídia, para realizarem uma pesquisa sobre os países da América que estão participando da Copa 2010. O professor deverá explicar quais são os procedimentos para fazer uma pesquisa na internet. www.google.com.br. No momento da pesquisa o professor deverá questionar:
SUGESTÃO: O professor poderá também localizar com as crianças os países no mapa mundi, para terem noção de onde estão as américas.
Recurso Didático: Países da América que estão participando da copa 2010
AMÉRICA DO SUL
BRASIL |
PARAGUAI |
CHILE |
ARGENTINA |
URUGUAI |
AMÉRICA DO NORTE, CENTRAL E CARIBE
MÉXICO |
ESTADOS UNIDOS |
HONDURAS |
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2010
SUGESTÃO DE SITE PARA PESQUISA:
http://colunas.g1.com.br/tiraduvidas/2007/05/30/aprenda-truques-para-fazer-buscas-no-google/
2º Momento: O professor poderá dividir a turma em 5 grupos, cada grupo deverá desenhar a bandeira de um país da América do Sul que está participando da copa 2010. Para tanto, o professor deverá entregar uma foto de cada bandeira, uma régua, lápis de cor ou giz de cera. Depois, cada grupo deverá apresentar sua bandeira, discutindo as cores e os símbolos que aparecem em cada uma. As bandeiras deverão ser expostas no mural da sala.
Atividade 2: Construindo uma tabela dos jogos
1º Momento: O professor deverá trazer uma tabela dos jogos da copa 2010 para a roda e questionar com as crianças sobre sua estrutura, grupos, datas e horários, depois propor que construam uma tabela de jogos, só com os países da América do sul que estão participando da Copa, deixando que as crianças expressem seus conhecimentos. O professor deverá xerocar a tabela e solicitar que cada criança pinte a bandeira dos países da America do Sul.
Atividade 3: Verde, amarelo, azul e branco: O que significa as cores da bandeira do Brasil?
1º Momento: O professor deverá trazer uma bandeira do Brasil para a roda e questionar as crianças sobre o significado das cores e dos elementos da Bandeira Nacional, deixando que as crianças expressem seus conhecimentos. Em seguida o professor deverá informar a representação de cada cor e elementos. (O verde representa as florestas, o amarelo - o ouro, o azul - o céu, o branco – a paz e as estrelas, que representam os Estados que formam a União).
Recurso Didático: Bandeira do Brasil – Significados - Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil
Atividade 4: Pintando a Bandeira do Brasil
1º Momento: O(a) professor(a) deverá trazer a bandeira do Brasil para sala, e solicitar às crianças para observarem (formato, cores) e expressarem suas percepções e impressões. Após a apreciação, as crianças deverão fazer uma pintura da bandeira nacional Brasileira. Cada criança deverá elaborar sua própria obra. Como sugestão o(a) professor(a) poderá distribuir uma folha A4 e tampas ou pratinhos com diâmetro de aproximadamente de 10 cm, e solicitar que façam um círculo no centro da folha, em seguida, colocar um ponto acima do círculo, com uma certa distância, um outro ponto abaixo do círculo, outro ponto do lado direito e outro ponto do esquerdo. Depois com o auxílio da régua, unir um ponto a outro e traçar a linha reta, após unir todos os pontos terão traçado um losango, e o formato da folha de papel A4 já tem a forma de um retângulo. Por fim, traçar a faixa no centro da circunferência e pintar a bandeira com suas respectivas cores.
Sugestão: Solicitar que as crianças tenham cuidado com o seu corpo e com o do colega no momento da pintura.
Figura 1 – Recurso Didático: Bandeira Nacional Brasileira
As bandeiras podem ser pesquisadas no site abaixo.
Avaliar se as crianças:
• Conheceram os países americanos que participarão da copa do mundo em 2010 e suas bandeiras;
\• Ampliaram seus conhecimentos sobre os países do Continente americano;
• Conheceram o significado das cores da Bandeira do Brasil;
•Representaram e pintaram a bandeira do Brasil;
• Expressaram suas idéias oralmente;
• Participaram das atividades com envolvimento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!