Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O BRASIL NA COPA

 

13/08/2010

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

• Conhecer a história do Brasil na copa do mundo;

 •Conhecer um dos símbolos do Brasil (Hino Nacional)

•Aprender e cantar o Hino Nacional.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A Copa do Mundo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O Brasil na Copa

1o Momento: Inicialmente o professor deverá conversar com as crianças para fazer diagnóstico (idéias iniciais) acerca do tema “O Brasil na Copa”.

  • Quantas vezes o Brasil participou da Copa do Mundo?
  • Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo?
  • Quem são as personalidades brasileiras do futebol na história?
  •  Quem é o rei do futebol?
  • De quantos em quantos anos acontece a copa do mundo?

 Nesse momento o professor deverá registrar as hipóteses das crianças, e em seguida expor no mural da sala.

OBS: O professor deverá enviar aos pais um bilhete solicitando que façam uma pesquisa juntamente com as crianças nos livros, revistas, jornais, enciclopédias e internet sobre a participação do Brasil na Copa do Mundo. O professor também deverá contribuir com a pesquisa.

Atividade 2 – O Brasil na Copa em quadrinhos

1º Momento: O professor deverá fazer a leitura do material trazido pelas crianças, discutir e refletir sobre as informações e pedir às crianças que registrem os conhecimentos através de desenhos.  

2º Momento: O (a) professor(a) deverá propor que as crianças elaborem tirinhas em quadrinhos, para tanto,  apresentará às crianças o formato do portador de texto história em quadrinhos, realizando leitura de tiras e de quadrinhos/gibis, momento em que as crianças terão contato com os quadrinhos, balões e textos. 

 3º Momento:  O (a) professor(a) deverá dividir a turma em pequenos grupos e solicitar que criem tiras contando momentos significativos do Brasil na copa. Lembrando que devem elaborar pequenos textos ilustrando com desenhos, para tanto o(a) professor(a) poderá questionar:

  • Qual o título da história?
  • Quantas vezes o Brasil foi campeão mundial?
  • Quem são os principais jogadores brasileiros de futebol?
  •  Como devem ser os balões quando estão pensando?
  • Como deve ser o balão quando estão com raiva?

O professor deverá mediar o processo com todos os grupos. Ao final, os grupos poderão apresentar as tirinhas construídas para o restante da sala.

OBS: As crianças poderão utilizar a régua para construírem os quadrinhos.

 SUGESTÃO: Sugerimos construir a história do Brasil na Copa enfatizando as copas em que o Brasil foi Campeão e as personalidades brasileiras do futebol.

 Atividade 3 – O Hino Nacional Brasileiro

 1º Momento: O(a) professor(a) deverá distribuir a letra do Hino Nacional Brasileiro, apresentar quem criou a letra e a música do hino e cantar com as crianças. Depois o professor deverá contextualizar a música (Margens Plácidas/ Povo heróico/ Liberdade). O professsor deverá dizer para as crianças que  em todo início do jogo de copa do mundo é cantado o hino do país.

RECURSO DIDÁTICO: Letra do Hino Nacional Brasileiro Letra do Hino Nacional Brasileiro

Fonte: http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hino_nacional_brasileiro.htm  

 I

OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS

 DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,

E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,

 BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.

SE O PENHOR DESSA IGUALDADE CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,

EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE, DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA, SALVE! SALVE!

 BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,

SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO, A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.

GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,

E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA. TERRA ADORADA,

ENTRE OUTRAS MIL, ÉS TU,BRASIL, Ó PÁTRIA AMADA!

 DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL, PÁTRIA AMADA, BRASIL!

 II

 DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO, AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,

FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA, ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!

DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA, TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;

"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA," "NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA, SALVE! SALVE!.

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,

E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA -PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO

MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE, VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,

NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE. TERRA ADORADA,

ENTRE OUTRAS MIL, ÉS TU, BRASIL, Ó PÁTRIA AMADA!

DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL, PÁTRIA AMADA, BRASIL!

Atividade 4: Significado Palavras do Hino Nacional Brasileiro 

1º Momento: O(a) professor(a) deverá expor no mural da sala a letra do hino nacional, e providenciar dicionários para as crianças pesquisarem o significado de algumas palavras.  Ex: retumbante, plácidas, fúlgidos, flâmula, esplêndido, impávido, entre outras.

OBS: Nessa idade as crianças ainda não dominam a leitura e escrita, então o(a) professor(a) é quem deverá pesquisar o significado das palavras junto as crianças, explicitando a função do dicionário.

Recursos Complementares

As sugestões de tirinhas da Turma da Mônica podem ser encontradas nos sites abaixo:

http://tirinhastdm.blogspot.com/ 

http://www.acaixamagica.com/tirinhas-da-turma-da-mnica/index.html 

Avaliação

Avaliar se as crianças:

• Conheceram a história do Brasil na Copa do Mundo;

•Conheceram o Hino Nacional Brasileiro;

•Aprenderam a cantar o Hino Nacional;

•Expressaram conhecimentos construídos através da linguagem oral e desenhos;

•Participaram das atividades com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.