13/08/2010
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
• Conhecer a história do Brasil na copa do mundo;
•Conhecer um dos símbolos do Brasil (Hino Nacional)
•Aprender e cantar o Hino Nacional.
A Copa do Mundo.
Atividade 1: O Brasil na Copa
1o Momento: Inicialmente o professor deverá conversar com as crianças para fazer diagnóstico (idéias iniciais) acerca do tema “O Brasil na Copa”.
Nesse momento o professor deverá registrar as hipóteses das crianças, e em seguida expor no mural da sala.
OBS: O professor deverá enviar aos pais um bilhete solicitando que façam uma pesquisa juntamente com as crianças nos livros, revistas, jornais, enciclopédias e internet sobre a participação do Brasil na Copa do Mundo. O professor também deverá contribuir com a pesquisa.
Atividade 2 – O Brasil na Copa em quadrinhos
1º Momento: O professor deverá fazer a leitura do material trazido pelas crianças, discutir e refletir sobre as informações e pedir às crianças que registrem os conhecimentos através de desenhos.
2º Momento: O (a) professor(a) deverá propor que as crianças elaborem tirinhas em quadrinhos, para tanto, apresentará às crianças o formato do portador de texto história em quadrinhos, realizando leitura de tiras e de quadrinhos/gibis, momento em que as crianças terão contato com os quadrinhos, balões e textos.
3º Momento: O (a) professor(a) deverá dividir a turma em pequenos grupos e solicitar que criem tiras contando momentos significativos do Brasil na copa. Lembrando que devem elaborar pequenos textos ilustrando com desenhos, para tanto o(a) professor(a) poderá questionar:
O professor deverá mediar o processo com todos os grupos. Ao final, os grupos poderão apresentar as tirinhas construídas para o restante da sala.
OBS: As crianças poderão utilizar a régua para construírem os quadrinhos.
SUGESTÃO: Sugerimos construir a história do Brasil na Copa enfatizando as copas em que o Brasil foi Campeão e as personalidades brasileiras do futebol.
Atividade 3 – O Hino Nacional Brasileiro
1º Momento: O(a) professor(a) deverá distribuir a letra do Hino Nacional Brasileiro, apresentar quem criou a letra e a música do hino e cantar com as crianças. Depois o professor deverá contextualizar a música (Margens Plácidas/ Povo heróico/ Liberdade). O professsor deverá dizer para as crianças que em todo início do jogo de copa do mundo é cantado o hino do país.
RECURSO DIDÁTICO: Letra do Hino Nacional Brasileiro Letra do Hino Nacional Brasileiro
Fonte: http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hino_nacional_brasileiro.htm
I
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE, DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!
Ó PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA, SALVE! SALVE!
BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO, A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA. TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL, ÉS TU,BRASIL, Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL, PÁTRIA AMADA, BRASIL!
II
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO, AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA, ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA, TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA," "NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".
Ó PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA, SALVE! SALVE!.
BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA -PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE, VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE. TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL, ÉS TU, BRASIL, Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL, PÁTRIA AMADA, BRASIL!
Atividade 4: Significado Palavras do Hino Nacional Brasileiro
1º Momento: O(a) professor(a) deverá expor no mural da sala a letra do hino nacional, e providenciar dicionários para as crianças pesquisarem o significado de algumas palavras. Ex: retumbante, plácidas, fúlgidos, flâmula, esplêndido, impávido, entre outras.
OBS: Nessa idade as crianças ainda não dominam a leitura e escrita, então o(a) professor(a) é quem deverá pesquisar o significado das palavras junto as crianças, explicitando a função do dicionário.
As sugestões de tirinhas da Turma da Mônica podem ser encontradas nos sites abaixo:
http://tirinhastdm.blogspot.com/
http://www.acaixamagica.com/tirinhas-da-turma-da-mnica/index.html
Avaliar se as crianças:
• Conheceram a história do Brasil na Copa do Mundo;
•Conheceram o Hino Nacional Brasileiro;
•Aprenderam a cantar o Hino Nacional;
•Expressaram conhecimentos construídos através da linguagem oral e desenhos;
•Participaram das atividades com envolvimento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!