Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COPA DO MUNDO: UMA GRANDE HISTÓRIA

 

16/08/2010

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

• Conhecer a história da copa do mundo;

• Conhecer as regras do jogo de futebol e suas mudanças ao longo dos anos;      

• Expressar suas idéias oralmente;

• Ampliar seus conhecimentos sobre o tema.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – A História da Copa do Mundo

1º Momento: O(a) professor(a) deverá assistir com as crianças o Filme “A História das Copas”. Ao final da exibição o professor deverá conversar com as crianças sobre o que viram nos vídeos:

  • O que é a Copa do Mundo?
  • Como surgiu a Copa do Mundo? ·       
  • Citem o nome de alguns países que participaram da Copa.
  • Que critérios são utilizados para os países participarem da Copa?

O professor deverá instigar as crianças a falarem a respeito do filme, mediando suas falas, registrando-as e expondo-as no mural da sala, para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos.

SUGESTÃO: O(a) professor(a) deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças, assim poderá anotar as questões pertinentes sobre a história da copa.

Recurso Didático: Sinopse: A História das Copas - Os Filmes Oficiais da Fifa

A revista “Placar” lançou quatro revistas com Dvds dos filmes oficiais da Fifa. No primeiro episódio, os gols e os craques dos mundiais de 90, 94 e 98. O segundo traz as copas de 74, 78, 82 e 86, com destaque para o timaço de Falcão, Zico e Sócrates. No terceiro capítulo, os mundiais de 62, 66 e o tricampeonato de 70. O último DVD da série traz imagens e gols das copas de 30, 34, 38, 50, 54 e do primeiro título mundial brasileiro em 58. Imperdível. O melhor das 16 copas com a qualidade de DVD.

 Recurso Didático: Imagem da Capa do Filme 

Atividade 2 – Construindo a História da Copa

 1º Momento: O(a) professor(a) deverá propor a elaboração de um caderno sobre a história da copa, para tanto, deverão fazer uma avaliação sobre o que aprenderam. O(a) professor(a) deverá mediar e incentivar todo o processo de construção do texto coletivo, fazendo o papel de escriba.

 2º Momento: O(a) professor(a) deverá solicitar às crianças que ilustrem a história da Copa do Mundo através de desenhos (papel oficio medindo 15x15)  que não deverão ser pintados, apenas contornados com caneta hidrocor. Em seguida, deverão selecionar os desenhos que irão ilustrar cada parte da história, criar um título para o caderno, um sumário e organizar os nomes dos autores. Depois deverão tirar cópias do caderno e encadernar/grampear. Cada criança deverá receber um exemplar, que poderá ser colorido por ele.   

Atividade 3:   Conhecendo o jogo de futebol  

1º Momento: O professor deverá convidar um técnico ou jogador de futebol para conversar com as crianças, e sugerir que o mesmo traga materiais para mediar à conversa, por exemplo: uniforme, bola, apito, cartão de marcação de falta, etc. Antes da visita do jogador ou técnico, o professor deverá questionar as crianças sobre o que elas gostariam de saber sobre futebol (regras, curiosidades sobre os jogos, etc.) e registrar essas questões para orientar a entrevista.

  • Quais são as regras do futebol?
  • Essas regras mudaram ao longo dos anos?
  •  Qual a função de cada jogador?
  •  Quantos times é preciso para jogar futebol?   

No dia da visita, o(a) professor(a) deverá sentar-se com as crianças na roda e mediar a conversa com o jogador ou técnico convidado, deixando que as crianças o entrevistem, lembrando que o professor deverá ser o escriba, registrando a conversa para depois retomá-la para a construção de novos conhecimentos.

 OBS: A entrevista poderá ser registrada com fotos ou filmagem.  

As fotos abaixo ilustram o momento:

 Atividade 4 - Relembrando a visita: Regras, Curiosidades do Futebol

1º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita. No momento da roda o professor deverá retomar o que elas conversaram com o técnico ou jogador sobre as regras do futebol. Durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivências, registrando suas falas para elaboração de um questionário coletivo acerca das curiosidades e regras do futebol. Depois da elaboração do questionário, o professor deve digitar as perguntas e cada criança levará uma questão para casa para pesquisar junto aos pais.

Recurso Didático: Exemplos de Questões

  •  Quantos jogadores formam um time?
  •  O que é zagueiro, atacante, lateral, etc.?
  • Qual a função de cada jogador?
  •  Qual a função do juiz no jogo?
  •  Por que o juiz apita?
  • Qual a função do bandeirinha?

2º Momento: O professor deverá responder as questões trazidas de casa sobre as curiosidades e regras do futebol junto as crianças.

Recursos Complementares

A sinopse do filme "A História das Copas" pode ser encontrada no site abaixo:

http://www.netmovies.com.br/filmes/a-historia-das-copas-os-filmes-oficiais-da-fifa-disco-1.html 

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Conheceram a história da copa do mundo;
  • Conheceram as regras do jogo de futebol e suas mudanças ao longo dos anos;  
  • Expressaram suas idéias oralmente;
  • Refletiram sobre atitudes de cooperação e respeito, a partir das regras do futebol;
  • Ampliaram seus conhecimentos sobre o tema.
  •  Participaram das atividades com envolvimento.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.