16/08/2010
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
• Conhecer a história da copa do mundo;
• Conhecer as regras do jogo de futebol e suas mudanças ao longo dos anos;
• Expressar suas idéias oralmente;
• Ampliar seus conhecimentos sobre o tema.
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1 – A História da Copa do Mundo
1º Momento: O(a) professor(a) deverá assistir com as crianças o Filme “A História das Copas”. Ao final da exibição o professor deverá conversar com as crianças sobre o que viram nos vídeos:
O professor deverá instigar as crianças a falarem a respeito do filme, mediando suas falas, registrando-as e expondo-as no mural da sala, para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos.
SUGESTÃO: O(a) professor(a) deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças, assim poderá anotar as questões pertinentes sobre a história da copa.
Recurso Didático: Sinopse: A História das Copas - Os Filmes Oficiais da Fifa
A revista “Placar” lançou quatro revistas com Dvds dos filmes oficiais da Fifa. No primeiro episódio, os gols e os craques dos mundiais de 90, 94 e 98. O segundo traz as copas de 74, 78, 82 e 86, com destaque para o timaço de Falcão, Zico e Sócrates. No terceiro capítulo, os mundiais de 62, 66 e o tricampeonato de 70. O último DVD da série traz imagens e gols das copas de 30, 34, 38, 50, 54 e do primeiro título mundial brasileiro em 58. Imperdível. O melhor das 16 copas com a qualidade de DVD.
Recurso Didático: Imagem da Capa do Filme
Atividade 2 – Construindo a História da Copa
1º Momento: O(a) professor(a) deverá propor a elaboração de um caderno sobre a história da copa, para tanto, deverão fazer uma avaliação sobre o que aprenderam. O(a) professor(a) deverá mediar e incentivar todo o processo de construção do texto coletivo, fazendo o papel de escriba.
2º Momento: O(a) professor(a) deverá solicitar às crianças que ilustrem a história da Copa do Mundo através de desenhos (papel oficio medindo 15x15) que não deverão ser pintados, apenas contornados com caneta hidrocor. Em seguida, deverão selecionar os desenhos que irão ilustrar cada parte da história, criar um título para o caderno, um sumário e organizar os nomes dos autores. Depois deverão tirar cópias do caderno e encadernar/grampear. Cada criança deverá receber um exemplar, que poderá ser colorido por ele.
Atividade 3: Conhecendo o jogo de futebol
1º Momento: O professor deverá convidar um técnico ou jogador de futebol para conversar com as crianças, e sugerir que o mesmo traga materiais para mediar à conversa, por exemplo: uniforme, bola, apito, cartão de marcação de falta, etc. Antes da visita do jogador ou técnico, o professor deverá questionar as crianças sobre o que elas gostariam de saber sobre futebol (regras, curiosidades sobre os jogos, etc.) e registrar essas questões para orientar a entrevista.
No dia da visita, o(a) professor(a) deverá sentar-se com as crianças na roda e mediar a conversa com o jogador ou técnico convidado, deixando que as crianças o entrevistem, lembrando que o professor deverá ser o escriba, registrando a conversa para depois retomá-la para a construção de novos conhecimentos.
OBS: A entrevista poderá ser registrada com fotos ou filmagem.
As fotos abaixo ilustram o momento:
Atividade 4 - Relembrando a visita: Regras, Curiosidades do Futebol
1º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita. No momento da roda o professor deverá retomar o que elas conversaram com o técnico ou jogador sobre as regras do futebol. Durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivências, registrando suas falas para elaboração de um questionário coletivo acerca das curiosidades e regras do futebol. Depois da elaboração do questionário, o professor deve digitar as perguntas e cada criança levará uma questão para casa para pesquisar junto aos pais.
Recurso Didático: Exemplos de Questões
2º Momento: O professor deverá responder as questões trazidas de casa sobre as curiosidades e regras do futebol junto as crianças.
A sinopse do filme "A História das Copas" pode ser encontrada no site abaixo:
http://www.netmovies.com.br/filmes/a-historia-das-copas-os-filmes-oficiais-da-fifa-disco-1.html
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!