02/08/2010
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
• Conhecer a cultura da África, país sede da copa do mundo (alimentação, vestimenta, dança/música, etc.).
• Ampliar os conhecimentos acerca do tema;
• Expressar suas idéias oralmente.
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1 – África do Sul: País Culturalmente Diverso
1º Momento: O professor deverá fazer um diagnóstico com as crianças sobre a África do Sul (idéias iniciais das crianças – o que já sabem), questionando-as:
Nesse momento, o professor deverá registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos sobre a África do Sul – País da Copa 2010.
2º Momento: O professor deve contar a história Ao Sul da África de autoria do pesquisador Laurence Quentin, Editora Companhia das Letras. Tradução Rosa Freire d´Aguiar. Na medida em que o professor for lendo a história deve explicar às crianças sobre a cultura, os costumes, a alimentação entre outros aspectos do povo africano.
Recurso Didático: Descrição do Livro - Ao Sul da África
A África é imensamente rica - em culturas e bens materiais. Todos conhecem a triste história do continente, invadido e dividido pelos europeus, que lá chegaram atraídos pelo ouro, diamantes e outras riquezas naturais. Por causa dessa invasão, muitos povos foram, e ainda são, expulsos de suas terras ancestrais e lutam para manter suas tradições; como é o caso dos ndebeles, que habitam o noroeste da África do Sul, dos xonas, que vivem no Zimbábue, e dos boxímanes, do Botsuana. Neste livro, a história e a geografia, a luta, os costumes e o dia-a-dia dessas etnias são apresentados por meio de textos explicativos, narrativas ficcionais, jogos e fotos. As crianças também aprendem a confeccionar adereços típicos, enquanto se dedicam a conhecer e a respeitar grupos de costumes tão diferentes. Tradução Rosa Freire d´Aguiar.
Fonte: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=3758
Figura 1 – Recurso Didático: Imagem da capa do livro
Atividade 2: África do Sul e Brasil: Diferenças Culturais
1º Momento: A partir dos conhecimentos construídos do livro “Ao Sul da África” de Laurence Quentin, o professor juntamente com as crianças deve criar uma tabela sobre as diferenças culturais entre os brasileiros e africanos.
EXEMPLO:
|
ÁFRICA DO SUL |
BRASIL |
Alimentação |
Inhame, amendoim, castanhas e amêndoas e seus óleos, o leite de coco, camarão e carnes. |
Arroz, feijão, batata, carnes, peixes, frango e ovos. |
Dança |
lundu, batuque, Ijexá, capoeira, coco, congadas e jongo. |
Samba, forró, lambada. |
Língua |
A África do Sul tem 11 línguas oficiais. A África do Sul também reconhece oito línguas não oficiais como "línguas nacionais". Das línguas oficiais, duas são Línguas indo-européias — Inglês e Africâner — enquanto as outras nove são línguas da família bantu (no interior da África o maior filo, Níger-Congo). |
Português |
Economia |
Ouro e diamantes |
Mercado livre e exportador, e Proprietário de um sofisticado setor tecnológico (submarinos, aeronaves e pesquisa espacial). |
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica_do_Sul
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil
http://www.culturanegra.com.br/africanalinguaportuguesa.htm
http://eudesenholetras.wordpress.com/tag/influencia-africana-na-cultura-do-brasil/
Recurso Didático: Imagens de Comidas Típicas da África e do Brasil
Tapioca: Comida Típica Africana Feijoada: Comida Típica Brasileira
Atividade 3: Vivenciando a dança Tribal Africana
1º Momento: O(a) professor(a) deverá exibir para as crianças vídeos sobre Danças Africanas, para que as crianças observem os movimentos corporais, os ritmos e figurino. Ao final dos vídeos, o professor deverá questionar:
2º Momento: O(a) professor(a) deverá propor que as crianças elaborem uma dança africana, para tanto, elas deverão criar passos partindo dos movimentos utilizados na dança africana, todas as crianças poderão dar sugestões de movimentos e a partir daí, o grupo deverá construir uma coreografia. O professor deverá apresentar alguns ritmos de musicais, para que o grupo faça sua escolha.
3º Momento: Após decidirem sobre o ritmo e a coreografia a ser apresentada, o(a) professor(a) deverá conversar com as crianças sobre os figurinos para apresentação, neste momento o(a) professor(a) deverá ouvir a opinião das crianças e decidir no grande grupo o figurino apropriado. Depois poderão discutir sobre o dia da apresentação e quem eles gostariam de convidar para apresentação (pais ou alguma turma especifica), para tanto se faz necessário a elaboração de um convite ou cartaz da apresentação.
OBS: Se faz necessário um bilhete aos pais comunicando o modelo do figurino.
SUGESTÃO: A apresentação não precisa ser um grande espetáculo para toda escola, pode ser apresentada apenas para pequenos grupos.
Os Vídeos das Danças Tribais Africanas podem ser encontrados nos sites abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=kNFq2NEarY0
http://www.youtube.com/watch?v=GA0ljWMR0YQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=d7ajwBlqZfM&feature=related
Atividade 4: Localizando o Brasil e a África do Sul
1º Momento: O(a) professor(a) deverá apresentar o globo terrestre para as crianças, e questionar:
Depois, solicitar que elas localizem o Brasil, se a turma tiver dificuldades em localizá-lo, o(a) professor(a) deverá dar uma dica, informando a cor que representa o Brasil. Quando as crianças localizarem o Brasil, questionar sobre o estado em que elas moram? Depois, solicitar que elas localizem a África do Sul, informando que é em outro continente, neste momento o(a) professor(a) poderá dar outra dica, informando a cor que representa a África. Questionando:
2º Momento: O(a) professor(a) deverá apresentar o Mapa Mundi, informando que o mapa representa o globo terrestre na forma plana, solicitando que as crianças localizem o Brasil, o estado em que moram e a cidade. Todas as crianças deverão observar e explorar o mapa.
3º Momento: O(a) professor(a) deverá apresentar o globo terrestre através do Google earth, localizando a escola onde estudam e fazer uma viagem virtual até a África do Sul, apresentando o estádio Ellis Park em Johannesburg, local da copa 2010, bem como outros pontos turísticos na África. As crianças poderão pesquisar outros locais significativos para elas, vivenciando uma viagem virtual inesquecível. Ao final, as crianças poderão estabelecer relações com as 3 fontes de pesquisa: globo terrestre, mapa mundi e Google Earth.
Os Vídeos das Danças Tribais Africanas podem ser encontrados nos sites abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=kNFq2NEarY0
Avaliar se as crianças:
• Conheceram a cultura da África, país sede da copa do mundo (alimentação, vestimenta, dança/música, etc.).
• Ampliaram os conhecimentos acerca do tema;
• Expressaram suas idéias oralmente;
• Expressaram a criatividade na coordenação dos movimentos para a construção da coreografia;
• Expressaram sentimentos e atitudes no momento lúdico;
• Participaram das atividades com envolvimento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!