Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ÁFRICA DO SUL: O PAÍS DA COPA

 

02/08/2010

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:

• Conhecer a cultura da África, país sede da copa do mundo (alimentação, vestimenta, dança/música, etc.).

• Ampliar os conhecimentos acerca do tema;

• Expressar suas idéias oralmente.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – África do Sul: País Culturalmente Diverso

 1º Momento: O professor deverá fazer um diagnóstico com as crianças sobre a África do Sul (idéias iniciais das crianças – o que já sabem), questionando-as:

  • O que vocês sabem sobre a África do Sul?
  • Como as pessoas que vivem na África se vestem?
  • O que comem?
  •  Como eles dançam?

 Nesse momento, o professor deverá registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos sobre a África do Sul – País da Copa 2010.

 2º Momento: O professor deve contar a história Ao Sul da África de autoria do pesquisador Laurence Quentin, Editora Companhia das Letras. Tradução Rosa Freire d´Aguiar. Na medida em que o professor for lendo a história deve explicar às crianças sobre a cultura, os costumes, a alimentação entre outros aspectos do povo africano.

Recurso Didático: Descrição do Livro - Ao Sul da África

A África é imensamente rica - em culturas e bens materiais. Todos conhecem a triste história do continente, invadido e dividido pelos europeus, que lá chegaram atraídos pelo ouro, diamantes e outras riquezas naturais. Por causa dessa invasão, muitos povos foram, e ainda são, expulsos de suas terras ancestrais e lutam para manter suas tradições; como é o caso dos ndebeles, que habitam o noroeste da África do Sul, dos xonas, que vivem no Zimbábue, e dos boxímanes, do Botsuana. Neste livro, a história e a geografia, a luta, os costumes e o dia-a-dia dessas etnias são apresentados por meio de textos explicativos, narrativas ficcionais, jogos e fotos. As crianças também aprendem a confeccionar adereços típicos, enquanto se dedicam a conhecer e a respeitar grupos de costumes tão diferentes. Tradução Rosa Freire d´Aguiar. 

 Fonte: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=3758  

Figura 1 – Recurso Didático: Imagem da capa do livro

 Atividade 2: África do Sul e Brasil: Diferenças Culturais

 1º Momento: A partir dos conhecimentos construídos do livro “Ao Sul da África” de Laurence Quentin, o professor juntamente com as crianças deve criar uma tabela sobre as diferenças culturais entre os brasileiros e africanos.

EXEMPLO:

ÁFRICA DO SUL

BRASIL

Alimentação

Inhame, amendoim, castanhas e amêndoas e seus óleos, o leite de coco, camarão e carnes.

Arroz, feijão, batata, carnes, peixes, frango e ovos.

Dança

lundu, batuque, Ijexá, capoeira, coco, congadas e jongo.

Samba, forró, lambada.

Língua

A África do Sul tem 11 línguas oficiais. A África do Sul também reconhece oito línguas não oficiais como "línguas nacionais". Das línguas oficiais, duas são Línguas indo-européias — Inglês e Africâner — enquanto as outras nove são línguas da família bantu (no interior da África o maior filo, Níger-Congo).

Português

Economia

Ouro e diamantes

Mercado livre e exportador, e Proprietário de um sofisticado setor tecnológico (submarinos, aeronaves e pesquisa espacial).

 Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81frica_do_Sul  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil   

 http://www.culturanegra.com.br/africanalinguaportuguesa.htm 

 http://eudesenholetras.wordpress.com/tag/influencia-africana-na-cultura-do-brasil/ 

 Recurso Didático: Imagens de Comidas Típicas da África e do Brasil

a 

                 Tapioca: Comida Típica Africana                                        Feijoada: Comida Típica Brasileira

 Atividade 3: Vivenciando a dança Tribal Africana

1º Momento: O(a) professor(a) deverá exibir para as crianças vídeos sobre Danças Africanas, para que as crianças observem os movimentos corporais, os ritmos e figurino. Ao final dos vídeos, o professor deverá questionar:

  • Quais as partes do corpo que eles mais movimentaram?
  • Eles utilizaram os níveis alto (ponta dos pés/braços p/ cima) médio (em pé) e baixo (no chão ou agachados?)
  •   Eles exploraram todo espaço cênico?
  •  Ficavam no mesmo lugar?
  •  Como eram os figurinos?
  • E o ritmo que eles dançavam?  

2º Momento: O(a) professor(a) deverá propor que as crianças elaborem uma dança africana, para tanto, elas deverão criar passos partindo dos movimentos utilizados na dança africana, todas as crianças poderão dar sugestões de movimentos e a partir daí, o grupo deverá construir uma coreografia. O professor deverá apresentar alguns ritmos de musicais, para que o grupo faça sua escolha.

 3º Momento: Após decidirem sobre o ritmo e a coreografia a ser apresentada, o(a) professor(a) deverá conversar com as crianças sobre os figurinos para apresentação, neste momento o(a) professor(a) deverá ouvir a opinião das crianças e decidir no grande grupo o figurino apropriado. Depois poderão discutir sobre o dia da apresentação e quem eles gostariam de convidar para apresentação (pais ou alguma turma especifica), para tanto se faz necessário a elaboração de um convite ou cartaz da apresentação.

 OBS: Se faz necessário um bilhete aos pais comunicando o modelo do figurino.

SUGESTÃO: A apresentação não precisa ser um grande espetáculo para toda escola, pode ser apresentada apenas para pequenos grupos.

Os Vídeos das Danças Tribais Africanas podem ser encontrados nos sites abaixo:   

 http://www.youtube.com/watch?v=kNFq2NEarY0  

  http://www.youtube.com/watch?v=GA0ljWMR0YQ&feature=related   

http://www.youtube.com/watch?v=d7ajwBlqZfM&feature=related  

 Atividade 4: Localizando o Brasil e a África do Sul

 1º Momento: O(a) professor(a) deverá apresentar o globo terrestre para as crianças, e questionar:

  • A cor azul representa o quê?
  • E as partes coloridas?

Depois, solicitar que elas localizem o Brasil, se a turma tiver dificuldades em localizá-lo, o(a) professor(a) deverá dar uma dica, informando a cor que representa o Brasil. Quando as crianças localizarem o Brasil, questionar sobre o estado em que elas moram? Depois, solicitar que elas localizem a África do Sul, informando que é em outro continente, neste momento o(a) professor(a) poderá dar outra dica, informando a cor que representa a África. Questionando:

  • Como podemos ir do Brasil até a África?
  • Quais os meios de transportes que podemos utilizar?

2º Momento: O(a) professor(a) deverá apresentar o Mapa Mundi, informando que o mapa representa o globo terrestre na forma plana, solicitando que as crianças localizem o Brasil, o estado em que moram e a cidade. Todas as crianças deverão observar e explorar o mapa.

3º Momento: O(a) professor(a) deverá apresentar o globo terrestre através do Google earth, localizando a escola onde estudam e fazer uma viagem virtual até a África do Sul, apresentando o estádio Ellis Park em Johannesburg, local da copa 2010, bem como outros pontos turísticos na África.  As crianças poderão pesquisar outros locais significativos para elas, vivenciando uma viagem virtual inesquecível. Ao final, as crianças poderão estabelecer relações com as 3 fontes de pesquisa: globo terrestre, mapa mundi e Google Earth.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

 • Conheceram a  cultura da África, país sede da copa do mundo (alimentação, vestimenta, dança/música, etc.).

 • Ampliaram os conhecimentos acerca do tema;

 • Expressaram suas idéias oralmente;  

 • Expressaram a criatividade na coordenação dos movimentos para a construção da coreografia;   

• Expressaram sentimentos e atitudes no momento lúdico;   

• Participaram das atividades com envolvimento.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.