Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESTINO DO LIXO RECICLADO

 

09/09/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDEONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula: 

  • Selecionar e classificar as embalagens para a reciclagem
  • Conhecer o destino do lixo reciclado;   
  • Vivenciar uma aula de campo numa fábrica de reciclagem;
  • Compreender a importância da reciclagem do lixo para o meio ambiente;
  • Produzir papel reciclado.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula nãi necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- IDENTIFICANDO OS LIXOS RECICLADOS

 1º Momento: O professor deverá escutar as crianças sobre o que elas pensam sobre a reciclagem de lixo, em seguida, solicitar que as crianças tragam de casa embalagens de produtos, para que possam selecionar o material e depois encaminhá-los para a empresa de reciclagem. Para tanto, se faz necessário algumas recomendações: os potes, latas e garrafas deverão ser lavados, o papel ou papelão deverão estar limpos e secos, e eles não devem trazer pilhas e nem isopor.

2º Momento: De posse do material, o professor deverá solicitar que as crianças selecionem as embalagens, separando vidros, plásticos, papel e metal. Para tanto, o professor deverá entregar caixas com etiquetas para a classificação: VIDRO (verde) – PLÁSTICO (vermelho) – PAPEL (azul) – METAL (amarelo), as crianças deverão condicionar o lixo nas caixas. Em seguida o professor poderá propor uma aula de campo a uma empresa de reciclagem.

 

http://chuva-de-prata.blogspot.com/2010/04/coleta-seletiva.html 

Atividade 2 – VISITANDO UMA EMPRESA  DE RECICLAGEM 

Obs: O professor deverá pedir autorização aos pais  para aula de campo com as crianças.  Solicitar aos pais  materias reciclados para  levarem a empresa. Providenciar o transporte, bem como agendar a visita.

O professor deverá antes de sair para a aula de campo conversar com as crianças sobre os combinados de condutas, o objetivo da aula,  elaborar com as crianças algumas questões:

  •  Como vocês informam a população sobre como selecionar o lixo?
  • Como selecionam estes materiais aqui na empresa?
  •  Quem compra estes materiais?;
  •  Qual material é mais procurado/reciclado?
  • O que vocês fazem com o material que não é vendido/reciclado?

 Para que a aula de campo seja significativa, as crianças deverão levar cadernos, ou pranchetas para realizarem os registros, o professor também deverá anotar os fatos e/ou curiosidades, bem como fotografar e filmar.

2º Momento: Quando retornarem, deverão fazer uma avaliação sobre o que observaram, como se sentiram, o que aprenderam e o que acharam interessante. O professor poderá dividir os alunos em duplas para o registro, tendo o cuidado de colocar sempre uma criança mais desenvolvida com outra que necessita de ajuda. Após o registro (desenho/escrita) pedir que cada grupo apresente os seus argumentos.

3º Momento: O(a) professor(a) deverá levar para sala revistas, panfletos dos supermercados, pedir as crianças que recortem os objetos que podem ser reciclados. Depois dividir as crianças em grupos. Elas deverão criar panfletos sugerindo e indicando quais as embalagens que podem ser recicladas. O(a) professor poderá ser o escriba da turma, possibilitando que todas  as crianças participem da elaboração dos panfletos. Depois que todos os panfletos estiverem prontos e xerocados, as crianças deverão entregar aos pais.

Atividade 3: RECICLANDO PAPEL 

http://campeche.inf.furb.br/sisga/educacao/ensino/reciclagem.php 

1º Momento: O professor deverá retomar com as crianças os conhecimentos adquiridos na aula de campo e propor uma oficina de reciclagem de papel,  fazendo com as crianças uma relação do material que vão precisar para a oficina.

 Por exemplo:

  •  Jornais velhos,
  • Papeis já usados,
  •  Pétalas de flores,
  •  Papeis de cores diferentes
  • Uma peneira retangular feita com tela de arame fino,
  •  Liquidificador,
  •  Balde.

 Obs: As crianças deverão rasgar o papel, em seguida colocar o papel no balde com água, deixando de molho de um dia para o outro.   

2º Momento: O professor deverá organizar o local da atividade com antecedência, separando todo o material que vai ser utilizado, inclusive o liquidificador. Todos deverão ficar em volta da mesa que irão trabalhar, e o professor deverá explicar como vai ser cada passo do processo de reciclagem.

1º passo – liquidificar o papel que estava de molho;

2º passo – espalhar a porção liquidificada sobre a peneira retangular;

 3º passo – Apertar bastante o papel que está na peneira, buscando retirar todo o excesso da água;

4º passo – Tire com cuidado o papel da peneira e deixe secar ao sol.

 Obs: Na hora que for liquidificar coloque pétalas de flores, ou pedaços de papel de outra cor. Repetir a atividade até que todas as crianças tenham feito sua folha de papel reciclado.

3º Momento: O professor deverá conversar com as crianças na roda sobre a realização da atividade. Cada criança poderá utilizar sua folha de papel reciclado para fazer um cartão para alguém de sua escolha.  

Obs: O(a) professor(a) deverá disponibilizar lápis hidrocor, lápis cera, tinta, etc. Deixe que as crianças realizem a sua atividade com criatividade e autonomia.

 

4º momento: O(a) professor(a) deverá organizar junto com as crianças  uma exposição com as suas obras. Depois convidar as crianças das outras salas para visitar a exposição e neste momento explicar o significado da exposição.

  

Recursos Complementares

SITES SOBRE RECICLAGEM

FABRICA DE LIXO   http://www.reciclaveis.com.br/anamg.htm  

RECICLAGEM DE LIXO http://www.motoki.hpg.ig.com.br/2003/Bsgi2003/Bsgi2003.html

                                        http://campeche.inf.furb.br/sisga/educacao/ensino/reciclagem.php 

                                       http://chuva-de-prata.blogspot.com/2010/04/coleta-seletiva.html 

Avaliação

Avaliar se as crianças :

  • Selecionaram e classificaram as embalagens para a reciclagem;
  • Conheceram o destino do lixo reciclado;
  •  Vivenciaram uma aula de campo numa fábrica de reciclagem;
  • Organizaram um panfleto informativo com coerência e coesão;
  • Produziram papel reciclado.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.