01/09/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Animais marinhos.
ATIVIDADE 1:
Para que os alunos conheçam alguns animais, o professor poderá passar um vídeo ou apresentação de imagens de animais marinhos. Durante a exibição das imagens, o professor sugere que os alunos observem algumas características dos animais marinhos, destacando alguns aspectos como:
Qual a alimentação?
Qual é o tamanho dos animais?
Como é seu habitat natural?
Como é o corpo dos animais?
Após a apresentação do vídeo ou imagens, o professor fará um círculo com os alunos na sala para expressarem de forma oral suas opiniões sobre o assunto. Em seguida, solicita que as crianças formem grupos para registrarem por meio da escrita/desenhos seus conhecimentos adquiridos.
O professor poderá consultar livros, sites para obter mais informações sobre baleias, golfinhos, arraias e outros animais marinhos.
http://pt.wikibooks.org/wiki/Reino_animal/Baleia-azul
http://www.golfinhorotador.org.br/
O professor distribui textos contendo informações sobre os tipos de baleias para os alunos. Em duplas, eles irão ler, discutir o texto, e escrever no caderno o que aprenderam sobre os tipos de baleias. Depois, as crianças irão representar por meio de desenhos o texto informativo, utilizando materiais como: cartolina, lápis grafite, hidrocor, lápis de cor, lápis cera, papel peso 40, etc.Em seguida, expõe no mural da sala de aula suas produções.
Sugestão de link:
pt.wikipedia.org/wiki/Baleia-azul
O professor conversa com os alunos sobre o comprimento dos animais marinhos que eles estudaram, questionando:
Em seguida, o professor sugere que as crianças escolham um animal ( tubarão, foca, baleia, golfinho, etc) para imaginar o comprimento/altura. Depois, entrega um rolo de cordão/barbante, fita métrica para os alunos .Em duplas, as crianças irão registrar o comprimento, depois cortar o cordão na altura/comprimento que elas imagiram ser. Em seguida, o professor sugere a organização das medidas que as duplas registraram. Ele irá organizar com ajuda das crianças o barbante em ordem decrescente.
O professor poderá levar os alunos para conhecer um tubarão criado em um aquário da cidade. É importante programar como será a visita, organizando algumas curiosidades para perguntarem ao profissional que estiver presente no momento. Durante a visita os alunos irão relacionar os hábitos de vida do tubarão e entrevistar o profissional. Em seguida, as crianças poderão registrar coletivamente seus conhecimentos adquiridos, utilizando: papel madeira, cartolina, hidrocor, etc. Depois, expõe no mural da sala.
O professor irá observar nas produções escritas e orais dos alunos, para verificar se são capazes de:
Identificar animais marinhos de grande porte.
Identificar algumas características dos animais marinhos.
Ouvir informações atentamente.
Ler e interpretar textos e imagens.
Elaborar desenhos.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/06/2011
Quatro estrelasGostei muito de sua aula e das 4 atividades diferenciadas que podem reforçar o ensino aprendizagem. Muito legal. Abraços Dagmar
08/09/2010
Cinco estrelasAula muito interessante