Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


OS GIGANTES DO MAR

 

01/09/2010

Autor y Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar animais marinhos de grande porte.
  • Conhecer algumas características dos animais marinhos.
  •  Ouvir informações atentamente.
  • Ler e interpretar textos e imagens.
  • Elaborar desenhos.
  • Fazer estimativas de tamanho e comprimento de animais.
  • Conhecer animais marinhos que são criados em aquário, relacionar seus hábitos de vida.
Duração das atividades
1 semana
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Animais marinhos.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

Para que os alunos conheçam alguns animais, o professor poderá passar um vídeo ou apresentação de imagens de animais marinhos. Durante a exibição das imagens, o professor sugere que os alunos observem  algumas características dos animais marinhos, destacando alguns aspectos como:

Qual a alimentação?

Qual é o tamanho dos animais?

Como é seu habitat natural?

Como é o corpo dos animais?

 Após a apresentação do vídeo ou imagens, o professor fará um círculo com os alunos na sala para expressarem de forma oral suas opiniões sobre o assunto. Em seguida, solicita que as crianças formem grupos para registrarem por meio da escrita/desenhos seus conhecimentos adquiridos.

                                 

                                                                                                                                                                                   

O professor poderá consultar livros, sites para obter mais informações sobre baleias, golfinhos, arraias e outros animais marinhos.

http://pt.wikibooks.org/wiki/Reino_animal/Baleia-azul 

http://www.golfinhorotador.org.br/ 

ATIVIDADE 2:

O professor distribui textos contendo  informações sobre os tipos de baleias para os alunos. Em duplas, eles irão ler, discutir o texto, e escrever no caderno o que aprenderam sobre os tipos de baleias. Depois, as crianças irão  representar por meio de desenhos o texto informativo, utilizando materiais como: cartolina, lápis grafite, hidrocor, lápis de cor, lápis cera, papel peso 40, etc.Em seguida, expõe no mural da sala de aula suas produções.

Sugestão de link:

pt.wikipedia.org/wiki/Baleia-azul 

www.baleiajubarte.com.br/ 

baleias.pbworks.com/pesquisa 

ATIVIDADE 3:

O professor conversa com os alunos sobre o comprimento dos animais marinhos que eles estudaram, questionando:

  •  Quanto será o comprimento de uma baleia bebê?
  •  E de uma baleia adulto?
  • Quanto será a altura de um golfinho?
  •  Qual será o tamanho do leão marinho?

Em seguida, o professor sugere que as crianças escolham um animal ( tubarão, foca, baleia, golfinho, etc) para imaginar o comprimento/altura. Depois, entrega  um rolo de cordão/barbante, fita métrica para os alunos .Em duplas, as crianças irão registrar o comprimento, depois cortar o cordão na altura/comprimento que elas imagiram ser. Em seguida, o professor sugere a organização das medidas que as duplas registraram. Ele irá organizar com ajuda das crianças o barbante em ordem decrescente.

ATIVIDADE 4:

O professor poderá levar os alunos para conhecer um tubarão criado em um aquário da cidade. É importante programar como será a visita, organizando algumas curiosidades para perguntarem ao profissional que estiver presente no momento. Durante a visita os alunos irão relacionar os hábitos de vida do tubarão e entrevistar o profissional. Em seguida, as crianças  poderão registrar coletivamente seus conhecimentos adquiridos, utilizando: papel madeira, cartolina, hidrocor, etc.  Depois, expõe no mural da sala.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor irá observar nas produções escritas e orais dos alunos, para verificar se são capazes de:

Identificar animais marinhos de grande porte.

Identificar algumas características dos animais marinhos.

Ouvir informações atentamente.

Ler e interpretar textos e imagens.

Elaborar desenhos.

 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.