06/08/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Para o professor introduzir a narrativa de Geraldinho Nogueira, os alunos devem:
ATIVIDADE 01
Conhecendo Geraldinho Nogueira
Para a presente atividade, será necessário que você possua um acesso à internet. Pode ser em um laboratório de informática ou na sala, caso haja um equipamento de data show.
Leia, juntamente com os alunos, os dois textos dos sites que apresentam uma breve biografia do poeta Geraldinho:
http://www.lucianoqueiroz.com/geraldinho%20nogueira.htm
http://viverumafesta.blogspot.com/2010/02/orgulho-do-brasil-geraldinho-nogueira.html
A partir da leitura de ambos os textos, bem como de outros que você, por ventura, encontrou, os alunos deverão compreender que:
ATIVIDADE 02
"O causo da bicicleta"
Para a efetivação dessa atividade, será necessário exibir "O causo da bicicleta". O link abaixo possui um vídeo em que o contador de causos narra-o em um programa de televisão. Como se trata de um vídeo online, será necessário que o mesmo carregue para ser reproduzido sem interrupções.
http://www.youtube.com/watch?v=zwYiqNF0LAI
O causo tem a duração de dez minutos. Como se trata de uma narrativa um pouco longa, é indispensável que os alunos prestem muita atenção. É possível que sejam necessárias outras reproduções ao longo da atividade proposta, já que os alunos não terão o causo em linguagem escrita.
Após uma primeira reprodução, organize a turma em grupos, para que os mesmos discutam os seguintes pontos:
Organize a atividade de forma que seja destinado o mesmo tempo de fala para cada grupo. Você atuará como o mediador da discussão.
É possível que todos esses pontos sejam contemplados nos comentários dos alunos. Então não dê informações prontas durante o debate. Faça com que eles cheguem ao entendimento.
Observação: será necessário que se reproduza o vídeo outras vezes.
ATIVIDADE 03
Produzindo uma sinopse do causo
Após o debate sobre o "Causo da bicicleta", proponha a produção de uma sinopse, ou seja, um texto curto semelhante a um resumo que sintetize os acontecimentos de uma narrativa.
O texto deverá:
É importante que o trabalho de produção textual seja feito na sala, após uma outra reprodução do causo. Se os alunos sentirem a necessidade de recordar de alguma passagem da narrativa, permita que eles compartilhem informações entre si.
ATIVIDADE 04
Leitura da sinopse do "Causo da bicicleta"
Após a produção dos textos, promova uma rodada de leitura. Durante a leitura, você avaliará:
Caso você julgue necessário fazer a correção linguística dos textos, recolha-os e a desenvolva posterior à presente atividade.
Observação:
A presente aula se situa no ambiente da interdisciplinariedade, uma vez que faz dialogar o conteúdo de língua portuguesa e o de artes, além de dar foco à questão da variação linguística.
Para que as atividades da aula se efetivem, é indispensável que o professor conheça o que é um causo. Trata-se de uma narrativa oral que conta uma história inventada e que, na maioria das vezes, tem como ambiente o contexto sócio-histórico do caipira, o sertanejo, o homem do campo. No caso dos causos de Geraldinho Nogueira, a variedade caipira é referente ao interior do estado de Goiás. Por isso, é indispensável que o professor faça uma pesquisa sobre o tema da aula, o poeta em questão, bem como escute e interprete o causo trabalhado para que o mesmo conheça e compreenda a linguagem utilizada pelo autor.
Acesse o site do Programa de televisão Frutos da Terra e assista a alguns vídeos de causos de Geraldinho.
http://www.frutosdaterra.com.br/humor.php
Os artigos científicos abaixo são estudos acadêmicos desenvolvidos a partir da representação da cultura caipira goiana de Geraldinho Nogueira:
http://faculdadesuldamerica.blogspot.com/2009/09/identidade-goiana-e-suas-representacoes.html
Há, na internet, links para outras narrativas de Geraldinho. Caso opte por trabalhar com mais causos, acesse:
http://www.youtube.com/results?search_query=geraldinho+nogueira&aq=f
Ao final da presente aula, os alunos deverão ser capazes de:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/08/2010
Quatro estrelasInteresante, pois os nossos jovens gosta e é uma maneira diferente de trabalhar narrativa.