26/08/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Conhecer as características de animais mamíferos marinhos.
Identificar alguns animais marinhos.
Ler e interpretar textos e imagens.
Não é necessário.
A professora inicia a aula dialogando com os alunos sobre os animais marinhos. Ela organiza no chão imagens de animais marinhos mamíferos e cartões com informações sobre esses animais. Convida todos para paraticiparem da brincadeira "Ache o par". As crianças irão escolher um dos cartões e ler as informações, depois procura a imagem do animal correspondente. Durante essa atividade a professora deve chamar a atenção do grupo para as imagens, tentando destacar as características do animal. Em seguida, a professora organiza uma lista com o nome dos animais. Cada criança escreve num pedaço de papel oficio colorido o nome do animal do cartão que ela pegou, e cola na cartolina.
Fonte das imagens: pt.wikipedia.org/wiki/Mamifero_marinho
PESQUISA EM CASA
A professora solicita aos alunos uma pesquisa em casa sobre animais mamíferos marinhos. A criança deverá realizar uma pesquisa em livros, enciclopédias, sites da internet. O Professor deve elaborar um roteiro de pesquisa com as crianças, por exemplo, um quadro com informações sobre habitat, gestação, alimentação, caracteristicas, reprodução, etc.
A professora deverá encaminhar um trabalho em grupo, pois essa forma de trabalho possilita as crianças socializarem informações entre elas, discutirem sobre a vida dos animais marinhos. Para o desenvolvimento do trabalho, a professora organiza os alunos em grupos de 4 crianças. Cada grupo irá pesquisar sobre um animal nos materiais que trouxerem de casa como: revistas, livros, internet, jornais, etc. Eles irão ler as informações, discutir e selecionar algumas para escrever no álbum seriado.
Na confecção do álbum, a professora deverá orientar os grupos a organizarem as informações e escrever sobre os seguintes aspectos: gestação, alimentação, tempo de vida, tamanho, preservação da espécie, etc. Em cada folha deverá conter as gravuras e as sínteses escritas. Os alunos poderão usar papel peso 40 grande ou cartolina dobrada ao meio. A professora poderá mandar encadernar o álbum ou usar grampos de pastas. Os alunos poderão utilizar lápis grafite, hidrocor, lápis cera, cartolina, papel peso 40, lápis de cor, etc.
Etapas para a confecção do Álbum seriado
Cada grupo irá socializar o seu álbum para os colegas. Esse material poderá ficar em exposição na biblioteca da escola. A professora combina com a bibliotecaria um "canto de pesquisa das turmas" para deixar exposto a produção dos grupos para as outras turmas.
Para pesquisar
http://www.g-sat.net/aquaticos-1560/animais-aquaticos-109156.html
Vídeos
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/videos/mamiferos-marinhos-do-sul-do-brasil.php
O professor deverá observar nas produções de textos orais e escritos se o aluno:
Conhece as características de animais mamíferos marinho.
Identifica alguns animais marinhos.
Ler e interpreta textos e imagens.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!