Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


02 de julho - Dia do Bombeiro!

 

04/08/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial História Organizações políticas e administrações urbanas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender sobre a importância dos bombeiros (policiais bombeiros) para a sociedade  e que por isso, devem ser respeitados e valorizados por todos.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura de diferentes tipos de textos);

- Interpretação de textos;

- Desenvolvimento da oralidade;

- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso da Sala de Vídeo;

- Uso do Laboratório de Informática.

    

Motivação   

Para iniciar as aulas, sugerimos que uma dinâmica  seja feita com os alunos. Assim, os procedimentos a serem feitos, bem como os materiais que deverão ser providenciados para a realização desta atividade, estão elencados abaixo.   

 Lista de Materiais

  • 07 Bexigas (balões de festas de aniversário);
  • Tiras de papel com as seguintes palavras: “fogo”, “incêndio”, “perigo”, “apagar”, “mangueira”, “socorro” e “sirene”.   

Procedimento

O professor deverá pedir que os alunos formem um círculo (em pé) na sala de aula. Feito isto, o professor deverá explicar que o objetivo desta atividade é descobrir o tema que será abordado nestas aulas.

Assim que pegarem as bexigas, os alunos deverão estourá-las e, em seguida, ler a palavra que ali está em voz alta para os demais alunos. Na medida em que cada aluno ler a palavra, ele e os demais alunos poderão dar palpites sobre o tema das aulas, porém o professor só deverá dizer se estão ou não certos, quando todas as bexigas forem estouradas e todas as palavras lidas.

Figura 1 – Imagem das crianças em sala de aula com bexigas

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_ht07P4b-iko/SQ98S4g4QHI/AAAAAAAAAsU/q9wlqFgN_gM/S269/bexiga.JPG  

Acesso em: 01. Jun. 2010.     

Depois que os alunos falarem a palavra “Bombeiros”, o professor deverá dizer aos alunos que a partir das próximas atividades eles conhecerão de maneira mais profunda sobre a referida profissão. Além disso, será discutida e a importância deles para a sociedade e que, por isso, no dia 02 de julho é comemorado o Dia do Bombeiro!  

Caso os alunos não cheguem à resposta esperada, o professor deverá dizer então o tema.     

Atividade 1   

Dando prosseguimento, o professor deverá iniciar esta atividade fazendo as seguintes perguntas aos alunos:

- Alguém aqui já precisou da ajuda de um policial ou de um policial bombeiro?

- Apenas quando há incêndio eles são solicitados pela população?

- Em quais outras situações os bombeiros são solicitados?   

Após ouvir as respostas dos alunos e então, avaliar quais são os conhecimentos prévios que eles têm acerca da profissão dos bombeiros, deverá ser apresentado a eles o vídeo "Fantástico Especial - Tragédia no Rio de Janeiro" (Fig. 2), com a duração de seis minutos, postado abaixo.

Link do vídeo:  http://www.youtube.com/watch?v=k4TSx6YZ4n4&feature=related 

Figura 2 – Imagem do vídeo sobre a tragédia ocorrida no Rio de Janeiro

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=k4TSx6YZ4n4&feature=related  

Acesso em: 01. Jun. 2010.   

O vídeo mostra a atuação dos policiais bombeiros após a tragédia ocorrida em abril de 2010 na cidade do Rio de Janeiro, ocasionada pela chuva. Há depoimentos de pessoas que sobreviveram à tragédia, principalmente, porque foram salvas a tempo pelos policiais bombeiros.   

É importante que o professor pergunte aos alunos a opinião sobre o vídeo mostrado e, sobretudo, se ficou claro que os policiais bombeiros não são responsáveis apenas por apagar incêndios, mas também por socorrer as pessoas em diferentes situações de perigo, como a que foi mostrada.  

Feito isso, os alunos deverão ser divididos em duplas para o desenvolvimento da próxima atividade.       

Atividade 2   

Estando os alunos organizados em duplas, no Laboratório de Informática, o professor deverá orientá-los para que façam uma pesquisa sobre a atuação dos policiais bombeiros na sociedade e a importância deste profissional para esta. Para isso, sugerimos abaixo um roteiro para nortear este momento:     

Roteiro para a pesquisa:  

- Quais são as áreas de atuação do policial bombeiro?

- Como foi a criação do Dia do Bombeiro?

- Como é o processo de formação de um policial bombeiro?

- Qual é a importância desse profissional para a sociedade?

- Como teve início a profissão de um policial bombeiro?    

- Como é a atuação dos policiais bombeiros marítimos?   

 Abaixo sugerimos links de alguns sites para a realização desta pesquisa.   

 Ao fazer a exploração dos sites, os alunos já deverão ter o roteiro de pesquisa em mãos, pois este indica quais são os tópicos que deverão ser enfocados nesta.  

http://www.bombeirosemergencia.com.br/diadobombeirobr.htm (Fig. 3) 

http://pessoas.hsw.uol.com.br/bombeiros3.htm

http://www.bombeiros.al.gov.br/interessantes/dia-do-bombeiro 

http://www.brasilprofissoes.com.br/verprof.php?codigo=14 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bombeiro    

http://www.ccb.polmil.sp.gov.br/ 

http://www.ccb.polmil.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9&Itemid=24   

Observação: Sugerimos que o professor separe previamente um link para cada uma das duplas, de modo que todos os sites sugeridos possam ser explorados e também para que haja, a seguir, um momento para troca de conhecimento sobre as pesquisas e desenvolvimento da oralidade.

Figura 3 – Imagem do site “bombeiros emergência”     

Fonte: http://www.bombeirosemergencia.com.br/diadobombeirobr.htm 

Após a exploração do site, cada dupla deverá fazer um breve relatório com as informações pesquisadas, priorizando uma das perguntas do roteiro acima (a que estiver mais ligada com o que leram no site) e em seguida, deverão expor aos colegas e ao professor tais informações.   

Enfocando nesse momento os resultados das pesquisas, a troca de experiências entre as duplas e o desenvolvimento da oralidade dos alunos, conforme já explicitado acima, 

sugerimos que o professor faça as seguintes questões norteadoras para cada dupla:

- O que de mais importante havia de informações no site em que vocês exploraram?

- O que mais chamou a atenção de vocês?

- Do que estava lá, havia alguma coisa que vocês desconheciam? O quê?

- Quais são as áreas de atuação do bombeiro?

- Como foi a criação do Dia do Policial Bombeiro?

- Como é o processo de formação de um policial bombeiro?

- Qual é a importância desse profissional para a sociedade?

- Como teve início a profissão de policial bombeiro?   

- Como é a atuação dos policiais bombeiros marítimos?   

Assim que todas as duplas falarem sobre os resultados de suas pesquisas, com o objetivo de fechar as aulas, sugerimos que o professor apresente aos alunos um vídeo em que há a letra e a melodia do Hino do Bombeiro (Fig.4). O vídeo tem a duração aproximada de dois minutos.   

Link com do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=U84mlE-yKJc   

Figura 4 – Imagem do vídeo “Hino dos Bombeiros”       

Atividade 3   

Com o objetivo de finalizar as aulas, os alunos deverão, individualmente, escrever um texto homenageando estes profissionais.

É importante que cada aluno possa escolher o gênero textual de seu texto de sua preferência e ou que tem mais afinidade.

Sugerimos que um bombeiro seja convidado (se houver algum pai de aluno da escola que seja bombeiro, ou um morador do bairro da escola, o professor poderá convidá-lo) para receber os textos dos alunos.        

 Dica: Sugerimos que o professor agende uma visita ao Corpo de Bombeiros da cidade para levar os alunos!

Recursos Complementares
  •  Em outra oportunidade o professor poderá trabalhar com os alunos sobre os equipamentos de segurança que são usados pelos policiais bombeiros. A reportagem abaixo poderá ser trabalhada com os alunos:

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância do bombeiro para a sociedade.   

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura de diferentes tipos de  textos);

- Interpretação de textos;

- Desenvolvimento da oralidade;

- Disciplina e organização no trabalho em grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marisa Gubani, E.E Antonio Carlos Pacheco e Silva , São Paulo - disse:
    isagubani@yahoo.com.br

    12/09/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a atividade, trabalho com 4ª série a maneira que dsenvolveu a atividade usando a tecnologia abriu possibilidads para eu trabalhar com minha sala. Parabens


  • anderson, #_# , Distrito Federal - disse:
    anderson.deus.e.fiel@hotmail.com

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    #_# goteiiiiiiii muitoooooooo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.