04/08/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações políticas e administrações urbanas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Com estas aulas os alunos poderão aprender sobre a importância dos bombeiros (policiais bombeiros) para a sociedade e que por isso, devem ser respeitados e valorizados por todos.
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura de diferentes tipos de textos);
- Interpretação de textos;
- Desenvolvimento da oralidade;
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso da Sala de Vídeo;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Para iniciar as aulas, sugerimos que uma dinâmica seja feita com os alunos. Assim, os procedimentos a serem feitos, bem como os materiais que deverão ser providenciados para a realização desta atividade, estão elencados abaixo.
Lista de Materiais
Procedimento
O professor deverá pedir que os alunos formem um círculo (em pé) na sala de aula. Feito isto, o professor deverá explicar que o objetivo desta atividade é descobrir o tema que será abordado nestas aulas.
Assim que pegarem as bexigas, os alunos deverão estourá-las e, em seguida, ler a palavra que ali está em voz alta para os demais alunos. Na medida em que cada aluno ler a palavra, ele e os demais alunos poderão dar palpites sobre o tema das aulas, porém o professor só deverá dizer se estão ou não certos, quando todas as bexigas forem estouradas e todas as palavras lidas.
Figura 1 – Imagem das crianças em sala de aula com bexigas
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_ht07P4b-iko/SQ98S4g4QHI/AAAAAAAAAsU/q9wlqFgN_gM/S269/bexiga.JPG
Acesso em: 01. Jun. 2010.
Depois que os alunos falarem a palavra “Bombeiros”, o professor deverá dizer aos alunos que a partir das próximas atividades eles conhecerão de maneira mais profunda sobre a referida profissão. Além disso, será discutida e a importância deles para a sociedade e que, por isso, no dia 02 de julho é comemorado o Dia do Bombeiro!
Caso os alunos não cheguem à resposta esperada, o professor deverá dizer então o tema.
Atividade 1
Dando prosseguimento, o professor deverá iniciar esta atividade fazendo as seguintes perguntas aos alunos:
- Alguém aqui já precisou da ajuda de um policial ou de um policial bombeiro?
- Apenas quando há incêndio eles são solicitados pela população?
- Em quais outras situações os bombeiros são solicitados?
Após ouvir as respostas dos alunos e então, avaliar quais são os conhecimentos prévios que eles têm acerca da profissão dos bombeiros, deverá ser apresentado a eles o vídeo "Fantástico Especial - Tragédia no Rio de Janeiro" (Fig. 2), com a duração de seis minutos, postado abaixo.
Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=k4TSx6YZ4n4&feature=related
Figura 2 – Imagem do vídeo sobre a tragédia ocorrida no Rio de Janeiro
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=k4TSx6YZ4n4&feature=related
Acesso em: 01. Jun. 2010.
O vídeo mostra a atuação dos policiais bombeiros após a tragédia ocorrida em abril de 2010 na cidade do Rio de Janeiro, ocasionada pela chuva. Há depoimentos de pessoas que sobreviveram à tragédia, principalmente, porque foram salvas a tempo pelos policiais bombeiros.
É importante que o professor pergunte aos alunos a opinião sobre o vídeo mostrado e, sobretudo, se ficou claro que os policiais bombeiros não são responsáveis apenas por apagar incêndios, mas também por socorrer as pessoas em diferentes situações de perigo, como a que foi mostrada.
Feito isso, os alunos deverão ser divididos em duplas para o desenvolvimento da próxima atividade.
Atividade 2
Estando os alunos organizados em duplas, no Laboratório de Informática, o professor deverá orientá-los para que façam uma pesquisa sobre a atuação dos policiais bombeiros na sociedade e a importância deste profissional para esta. Para isso, sugerimos abaixo um roteiro para nortear este momento:
Roteiro para a pesquisa:
- Quais são as áreas de atuação do policial bombeiro?
- Como foi a criação do Dia do Bombeiro?
- Como é o processo de formação de um policial bombeiro?
- Qual é a importância desse profissional para a sociedade?
- Como teve início a profissão de um policial bombeiro?
- Como é a atuação dos policiais bombeiros marítimos?
Abaixo sugerimos links de alguns sites para a realização desta pesquisa.
Ao fazer a exploração dos sites, os alunos já deverão ter o roteiro de pesquisa em mãos, pois este indica quais são os tópicos que deverão ser enfocados nesta.
http://www.bombeirosemergencia.com.br/diadobombeirobr.htm (Fig. 3)
http://pessoas.hsw.uol.com.br/bombeiros3.htm
http://www.bombeiros.al.gov.br/interessantes/dia-do-bombeiro
http://www.brasilprofissoes.com.br/verprof.php?codigo=14
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bombeiro
http://www.ccb.polmil.sp.gov.br/
http://www.ccb.polmil.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9&Itemid=24
Observação: Sugerimos que o professor separe previamente um link para cada uma das duplas, de modo que todos os sites sugeridos possam ser explorados e também para que haja, a seguir, um momento para troca de conhecimento sobre as pesquisas e desenvolvimento da oralidade.
Figura 3 – Imagem do site “bombeiros emergência”
Fonte: http://www.bombeirosemergencia.com.br/diadobombeirobr.htm
Após a exploração do site, cada dupla deverá fazer um breve relatório com as informações pesquisadas, priorizando uma das perguntas do roteiro acima (a que estiver mais ligada com o que leram no site) e em seguida, deverão expor aos colegas e ao professor tais informações.
Enfocando nesse momento os resultados das pesquisas, a troca de experiências entre as duplas e o desenvolvimento da oralidade dos alunos, conforme já explicitado acima,
sugerimos que o professor faça as seguintes questões norteadoras para cada dupla:
- O que de mais importante havia de informações no site em que vocês exploraram?
- O que mais chamou a atenção de vocês?
- Do que estava lá, havia alguma coisa que vocês desconheciam? O quê?
- Quais são as áreas de atuação do bombeiro?
- Como foi a criação do Dia do Policial Bombeiro?
- Como é o processo de formação de um policial bombeiro?
- Qual é a importância desse profissional para a sociedade?
- Como teve início a profissão de policial bombeiro?
- Como é a atuação dos policiais bombeiros marítimos?
Assim que todas as duplas falarem sobre os resultados de suas pesquisas, com o objetivo de fechar as aulas, sugerimos que o professor apresente aos alunos um vídeo em que há a letra e a melodia do Hino do Bombeiro (Fig.4). O vídeo tem a duração aproximada de dois minutos.
Link com do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=U84mlE-yKJc
Figura 4 – Imagem do vídeo “Hino dos Bombeiros”
Atividade 3
Com o objetivo de finalizar as aulas, os alunos deverão, individualmente, escrever um texto homenageando estes profissionais.
É importante que cada aluno possa escolher o gênero textual de seu texto de sua preferência e ou que tem mais afinidade.
Sugerimos que um bombeiro seja convidado (se houver algum pai de aluno da escola que seja bombeiro, ou um morador do bairro da escola, o professor poderá convidá-lo) para receber os textos dos alunos.
Dica: Sugerimos que o professor agende uma visita ao Corpo de Bombeiros da cidade para levar os alunos!
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância do bombeiro para a sociedade.
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura de diferentes tipos de textos);
- Interpretação de textos;
- Desenvolvimento da oralidade;
- Disciplina e organização no trabalho em grupo.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/09/2010
Cinco estrelasAdorei a atividade, trabalho com 4ª série a maneira que dsenvolveu a atividade usando a tecnologia abriu possibilidads para eu trabalhar com minha sala. Parabens
24/08/2010
Cinco estrelas#_# goteiiiiiiii muitoooooooo