Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trilha da economia

 

10/07/2009

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aplicar o conceito de juros compostos na resolução de problemas
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Porcentagem •Juros simples
Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor, hoje vamos colocar alguns recursos para que seus alunos possam entender melhor o assunto juros compostos. Seria interessante verificar quais são os conhecimentos prévios de seus alunos, para isto provoque uma discussão que envolva os seguintes temas:
                    • Como calcular 3% de R$ 400,00 ?
                    • O que é juro ?
                    • O que é capital ?
                    • O que é montante ?
                    • O que é capitalização simples ?
                    • O que é capitalização composta ?

               Após a discussão, leve seus alunos a um laboratório de informática, depois de acomodados, peça a eles que acessem o sítio http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/Jogo_matematica_financeira/objeto/index.html, trata-se de uma aplicação on-line que trata sobre matemática financeira. Será apresentada a tela abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2079/imagens/Aula2009_62_Fig_01.jpg
 

               O aplicativo inicialmente trabalha o conceito de matemática financeira e apresenta algumas situações onde aplicar o conteúdo estudado. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2079/imagens/Aula2009_62_Fig_02.jpg
 

               Em seguida ele faz a explanação sobre o conceito de Juros Compostos e coloca uma atividade onde o aluno deverá resolver o problema proposto, mês a mês, aplicando o conceito visto. Peça aos seus alunos que resolvam e registrem os resultados em uma folha de papel, pois estes serão utilizados na próxima tela do aplicativo. Após completar cada linha da tabela, clique sobre o botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2079/imagens/Aula2009_62_Fig_03.jpg para verificar se a resposta está correta. Lembre-se que para calcular os valores da quarta linha a resposta da linha anterior deve estar correta, pois o montante de um período é o capital do período que segue.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2079/imagens/Aula2009_62_Fig_04.jpg

               Para facilitar os cálculos, você pode clicar sobre http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2079/imagens/Aula2009_62_Fig_05.jpg e acionar uma calculadora. 
               Depois que a tabela estiver preenchida, clique em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2079/imagens/Aula2009_62_Fig_06.jpg para dar continuidade às atividades.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2079/imagens/Aula2009_62_Fig_07.jpg


               Professor neste ponto o aplicativo faz uma comparação da aplicação feita agora com juros simples.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2079/imagens/Aula2009_62_Fig_08.jpg


               Neste momento a aplicação propõem uma atividade lúdica em duplas. Todas as explicações estão na tela. Na tela mostrada abaixo, o primeiro aluno deverá informar o nome e o mesmo acontecerá com o segundo aluno.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2079/imagens/Aula2009_62_Fig_09.jpg
 

Aparecerá a seguinte tela:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2079/imagens/Aula2009_62_Fig_10.jpg


               O primeiro jogador deverá clicar em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2079/imagens/Aula2009_62_Fig_11.jpg que funcionará como um dado, que determinará quantas casas o jogador deverá se deslocar. É acionada uma pergunta, relacionada ao cálculo de juros compostos. A pergunta deve ser respondida digitando em o valor correspondente e logo após em para verificar a resposta. No caso de acerto o jogador ganha R$ 1000,00 e no caso de erro perde R$ 2000,00. Este procedimento deve ser executado alternadamente entre os dois jogadores, até que toda trilha seja percorrida. Peça aos seus alunos que registrem todas as situações e todos os cálculos. Ao percorrer as casas da trilha, várias situações que envolvem o juro composto serão contempladas. O jogador que chegar ao final do jogo com maior montante (valor em dinheiro) será o vencedor.
 

Avaliação
Recolha material contendo as soluções dos alunos e utilize como avaliação juntamente com a participação dos alunos na atividade lúdica.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.