10/07/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Olá Professor, hoje vamos colocar alguns recursos para que seus alunos possam entender melhor o assunto juros compostos. Seria interessante verificar quais são os conhecimentos prévios de seus alunos, para isto provoque uma discussão que envolva os seguintes temas:
• Como calcular 3% de R$ 400,00 ?
• O que é juro ?
• O que é capital ?
• O que é montante ?
• O que é capitalização simples ?
• O que é capitalização composta ?
Após a discussão, leve seus alunos a um laboratório de informática, depois de acomodados, peça a eles que acessem o sítio http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/Jogo_matematica_financeira/objeto/index.html, trata-se de uma aplicação on-line que trata sobre matemática financeira. Será apresentada a tela abaixo:
O aplicativo inicialmente trabalha o conceito de matemática financeira e apresenta algumas situações onde aplicar o conteúdo estudado.
Em seguida ele faz a explanação sobre o conceito de Juros Compostos e coloca uma atividade onde o aluno deverá resolver o problema proposto, mês a mês, aplicando o conceito visto. Peça aos seus alunos que resolvam e registrem os resultados em uma folha de papel, pois estes serão utilizados na próxima tela do aplicativo. Após completar cada linha da tabela, clique sobre o botão para verificar se a resposta está correta. Lembre-se que para calcular os valores da quarta linha a resposta da linha anterior deve estar correta, pois o montante de um período é o capital do período que segue.
Para facilitar os cálculos, você pode clicar sobre e acionar uma calculadora.
Depois que a tabela estiver preenchida, clique em para dar continuidade às atividades.
Professor neste ponto o aplicativo faz uma comparação da aplicação feita agora com juros simples.
Neste momento a aplicação propõem uma atividade lúdica em duplas. Todas as explicações estão na tela. Na tela mostrada abaixo, o primeiro aluno deverá informar o nome e o mesmo acontecerá com o segundo aluno.
Aparecerá a seguinte tela:
O primeiro jogador deverá clicar em que funcionará como um dado, que determinará quantas casas o jogador deverá se deslocar. É acionada uma pergunta, relacionada ao cálculo de juros compostos. A pergunta deve ser respondida digitando em o valor correspondente e logo após em para verificar a resposta. No caso de acerto o jogador ganha R$ 1000,00 e no caso de erro perde R$ 2000,00. Este procedimento deve ser executado alternadamente entre os dois jogadores, até que toda trilha seja percorrida. Peça aos seus alunos que registrem todas as situações e todos os cálculos. Ao percorrer as casas da trilha, várias situações que envolvem o juro composto serão contempladas. O jogador que chegar ao final do jogo com maior montante (valor em dinheiro) será o vencedor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!