07/07/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Aprender sobre a origem e história da dança do pau-de-fitas, bem como sobre seu enraizamento cultural em diversas regiões do Brasil.
- Aprender alguns passos básicos da dança do pau-de-fitas de maneira lúdica e divertida.
- Aprender a coordenar os diferentes movimentos da dança do pau-de-fitas com o deslocamento de seu próprio corpo em consonância com os corpos dos colegas.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Que dança é essa?
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula sobre a dança folclórica do “pau-de-fitas” o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos da internet que mostram como essa dança é praticada em diferentes contextos no Brasil.
Sugestões de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=UJlFB8ZuFE4 (acessado em 08/06/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=sxIUtOSIFgA&feature=related (acessado em 08/06/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=sxIUtOSIFgA&feature=related (acessado em 08/06/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=-0XaBZTNlOU (acessado em 08/06/2010)
Atividade 2 – Preparando o material
Duração: 25 minutos
Material: fitas de cetim(ou material similar), poste e tesoura
Local: quadra ou pátio
Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá construir o pau-de-fitas com o auxílio das crianças (Figura 1). Cada uma delas escolherá a cor de sua fita e com a ajuda do(a) professor(a) irá cortá-la com um comprimento de 3 metros. Em seguida, o(a) professor(a) fará a fixação de cada uma das fitas em um poste de aproximadamente 2 metros de altura (ex.: poste da rede de vôlei). Após fixadas, cada criança esticará sua respectiva fita e formarão um círculo entorno do potes para iniciar o ensaio da dança.
Atividade 3 – Ensaiando
Duração: 25 minutos
Material: pau-de-fita, aparelho de som e cd de música
Local: quadra ou pátio
Dando seqüência a atividade anterior as crianças postadas em círculo entorno do pote iniciarão o ensaio de alguns passos da dança.
1º passo(troca de duplas): em duplas as crianças trocarão de lugar fazendo a primeira trança na fita.
2º passo (troca grupos): a segunda troca será feita em grupos de 4 crianças onde um grupo irá rodar no sentido horário e o outro no sentido anti-horário.
3º passo (troca dos meninos): as meninas levantarão suas fitas e o meninos passarão por debaixo com a suas fitas dando uma volta completa no mastro até voltar ao seu lugar de origem.
4º passo (troca das meninas): agora é a vez dos meninos levatarem suas fitas para que as meninas façam a volta entorno do mastro.
5º passo (dançando com a fita): as mesmas duplas do primeiro passo vão se juntar e dançar abraçadas. Nesse momento elas farão 5 rodopios para a direita.
Em seguida, as duplas, ainda dançando juntas farão 5 rodopios para a esquerda para começar a desfazer as tranças do mastro. Os passos que se seguem serão no sentido contrário ao que foi feito até este momento do 4º para o 3º, do 3º para o 2º e do 2º para o 1º passo que irá finalizar a coreografia. Ao final dos passos todas as fitas estarão desatadas das tranças. Os movimentos durante as coreografias devem ser feitos com rebolados e requebrados no ritmo da música, por isso, as repetições da coreografia devem ser feitas acompanhadas com embalos musicais da dança do pau-de-fita.
Sugestões de músicas:
- “Expresso da Rancheira” do Grupo Chiquito e Bordoneio
- “Dança do Universo” do grupo De braços Abertos.
- “Encontro das águas” do grupo De Braços Abertos.
Atividade 4 - Apresentando
Duração: 25 minutos
Material: pau-de-fita, aparelho de som, cd de música e filmadora
Local: quadra ou pátio
Para finalizar, o(a) professor(a) poderá convidar os professores, funcionários e demais turmas da escola para assistir a coreografia que foi ensaiada pelas crianças. Esse momento deve ser filmado para que as próprias crianças possam fazer uma avaliação posterior sobre a performance do grupo diante do coletivo da escola.
No início da aula o(a) professor(a) poderá fazer uma breve introdução do tema falando sobre a origem e a história da dança do pau-de-fita, bem como sobre seu enraizamento cultural em diversas regiões do Brasil.
Sugestões de pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pau_de_fita (acessado em 08/06/2010)
http://www.floripacultura.com/2009/09/o-trancar-do-pau-de-fita-conta-historia.html (acessado em 08/06/2010)
O(a) professor(a) assistirá a filmagem da dança junto com as crianças. Em seguida, pedirá para que cada criança faça um desenho sobre a apresentação da turma. Ao final o(a) professor(a), juntamente com as crianças, colará os desenhos em um cartaz intitulado: “A dança do Pau-de-Fitas”, que ficará exposto em um mural da escola.
Quatro estrelas 12 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/06/2015
Cinco estrelasShow,me ajudou as explicações,pretendo fazer na festa Julina na minha escola.Parabéns!
17/09/2014
Cinco estrelasParabens gostei muito do que escreveu
01/10/2013
Cinco estrelasMe ajudou muito ;)
05/05/2012
Cinco estrelasNota 10 essa aula! Super completa. Só corrigindo o nome da música: expresso da rancheira de chiquito e grupo rodeio
11/04/2012
Cinco estrelasMuito boa a aula! Ajudou muito! Só nao consegui achar as musicas!
12/08/2011
Cinco estrelasmuito bom, me ajudou e muito recomendo a todos bjs
06/08/2011
Cinco estrelasmuito legal e divertido essa dança q poucos conhecem
06/06/2011
Cinco estrelasessa esplicação é bem boaa para aprender a dança do pau de fita. muito obrigado pela explicação.
05/06/2011
Cinco estrelasexcelente a aula, muito bem explicada,dá para imaginar os crianças. parabéns
02/06/2011
Cinco estrelasEXCELENTE
10/05/2011
Quatro estrelasessa aula deixou meu projeto rico em recursos, pois fiz uma adaptação da dança p/ uma africana ficou show...
03/09/2010
Cinco estrelasA tempos procuro uma sequencia escrita da Dança, essa aula ajudara muito no meu planejamento.