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A importância da moradia para os animais!

 

07/10/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Juliana Maria Cristiano Gense, Bruno Pagliarani Mattiazo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão conhecer os tipos de moradias (abrigos) que os animais constroem, como meio para se abrigarem, e qual é a importância disso.

Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Língua escrita (análise sobre o uso adequado da língua, leitura e elaboração de textos);

- Interpretação de textos por meio do contato com fábulas;

 - Desenvolvimento da oralidade;

- Organização no trabalho em grupo;

- Conhecimentos sobre os animais e à natureza.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso da Sala de Vídeo.

Motivação   

Para dar início às aulas, sugerimos que o professor apresente aos alunos a releitura da fábula “A cigarra e a formiga” de La Fontaine (Figs. 1 e 2) postada abaixo.  

Link da releitura da fábula: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9 

Figura 1 – Imagem da Cigarra e da Formiga

Disponível em: http://tonaaula.files.wordpress.com/2009/04/cigarraformiga.jpg  

Acesso em: 01. Jun. 2010.  

Figura 2 – Imagem da releitura da fábula

Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9   

Acesso em: 01. Jun. 2010.     

Observação: O professor deverá providenciar cópias do texto em número suficiente aos alunos, de forma que eles possam acompanhar a leitura, ou apresentá-lo em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).   

Sugerimos que o professor faça a leitura da fábula aos alunos e, em seguida, promova uma conversa sobre esta. Para provocar a reflexão e a interpretação da fábula, sugerimos as seguintes perguntas norteadoras:

- Vocês acham que a cigarra estava certa em se preocupar somente em se divertir? Por quê?

- E a formiguinha fez certo em seguir os conselhos da cigarra? Por quê?

- Vocês já sabiam que as formigas trabalham durante o verão para construir um abrigo e estocar alimentos para que possam passar o inverno protegidas?

- Vocês sabem o que é abrigo?

- Será que os animais precisam de abrigos?  Por quê?     

Com essas perguntas o professor poderá dar início ao tema dessas aulas – importância dos abrigos para os animais.     

Atividade 1     

Dando continuidade a aula, sugerimos que o professor peça aos alunos para procurarem no dicionário o significado da palavra “abrigo”.

(Observação: O professor deverá disponibilizar dicionários impressos para os alunos fazerem tal consulta, ou pedir que eles a façam através de dicionários on-line).

De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra “abrigo" significa:

  1. Tudo que serve para abrigar das intempéries: "Na hora quente do dia, o sol cintilava na clareira do abrigo, os animais se juntavam debaixo das árvores" (Amadeu de Queirós);
  2. Cobertura, galpão, telheiro;
  3. Algo que oferece proteção ou refúgio contra exposição, dano físico, ataque, observação, perigo etc;
  4.  Enseada;
  5. Guarida;  
  6. Proteção.  

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=abrigo  Acesso em: 31. Maio. 2010.  

Depois que os alunos fizerem as leituras da palavra, é importante que o professor discuta com eles o significado. Para isso, sugerimos que ele faça as seguintes perguntas aos alunos:

- Por que vocês acham que abrigo tem o significado de proteção?

- Por que abrigo é significado de telhado (cobertura)? Do que o telhado protege?

- Retomando, a história que conhecemos no início da aula - Fábula da Cigarra e da Formiga, vocês mudaram de opinião sobre a atitude da cigarra ou da formiga?

- É muito importante que o animal tenha um abrigo? Por quê?

Após fazer essa discussão e, principalmente, ouvir a opinião dos alunos, é importante que o professor perceba se os alunos entenderam que, assim como os seres humanos, os animais também precisam de um abrigo, de um lugar para se proteger do frio, do calor, do vento, de predadores, entre outras coisas.

Em seguida, a próxima atividade poderá ser desenvolvida com os alunos.     

Atividade 2   

Sugerimos que nesse momento, os alunos estejam divididos em duplas. O professor poderá fazer algumas perguntas aos alunos, a fim de saber quais os conhecimentos prévios que eles têm acerca do tema – de que existem animais que constróem seus próprios abrigos:

- Vocês conhecem outros animais, além da formiga, que constroem suas próprias casas?

- Quais seriam esses animais?

- Vocês já ouviram falar no João-de-barro?

Sugerimos ainda, que o professor entregue às duplas um roteiro com perguntas que eles deverão responder após assistir o vídeo “João de barro construindo sua casa em Rio Casca”, postado abaixo, que deverá ser apresentado aos alunos neste momento.   

 Roteiro:

- Por que o João-de-barro constrói seu ninho?

- Como o ninho é feito? De que matéria-prima?     

Link do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=vt5EBAU3wRE 

Figura 3 – Imagem do vídeo João de barro construindo sua casa em Rio Casca.

 Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vt5EBAU3wRE  

Acesso em: 31. Maio. 2010.   

O vídeo tem a duração de um minuto e trinta e dois segundos.

Dica: O professor poderá salvar o vídeo em DVD para fazer sua transmissão em aparelho apropriado, para que os alunos possam vê-lo ao mesmo tempo.    

 Após a transmissão do vídeo, o professor deverá disponibilizar um tempo para que as duplas possam responder às perguntas do roteiro em seus cadernos e, em seguida que discutam com o professor suas respostas.   

Observamos que este é um importante momento, pois além de socializar as informações, pontos de vista, possibilita que dúvidas sejam esclarecidas, bem como que conceitos errôneos possam ser trabalhados (corrigidos), além de estar trabalhando a oralidade, o senso crítico e argumentativo dos alunos.

Atividade 3   

Dando continuidade às atividades anteriores, divididos em grupos (junção de duas duplas), os alunos farão uma pesquisa - em diferentes fontes, entre elas a internet, sobre os animais que constroem seus abrigos.

Sugerimos que os animais pesquisados sejam:

- Pássaros (João-de-barro, Carriça, pássaros-serpentes, gaivotas);

- Abelhas;

- Tatu-peba;

- Formiga;

- Castores;

- Cupins;

- Ratão-do-banhado;

- Aranha;   

As pesquisas deverão conter os aspectos apontados no roteiro abaixo.   

Roteiro de Pesquisa:

  • Nome do animal;
  • Como ele constrói seu abrigo?
  • De onde ele retira a matéria-prima para a construção do abrigo?     

Importante: Caso não haja a possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática da escola, sugerimos que o professor acesse os links sugeridos abaixo e faça a impressão dos textos e imagens e distribua aos alunos!   

As outras fontes de pesquisa podem ser: livros didáticos e paradidáticos, jornais e revistas!

Os sites sugeridos para a pesquisa estão elencados abaixo:  

http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/ciencia/bichos/conteudo_48276.shtml     

http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/ciencia/bichos/conteudo_49391.shtml    

http://www.saudeanimal.com.br/jbarro.htm    

http://www.cpap.embrapa.br/fauna/tatu.html   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cupinzeiro    

http://www.saudeanimal.com.br/curio8.htm     

http://www.saudeanimal.com.br/castor.htm (Fig. 4)    

http://www.saudeanimal.com.br/ratao_banhado.htm    

http://www.saudeanimal.com.br/marron.htm    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teia      

http://www.algosobre.com.br/biologia/arquitetos-da-natureza.html    

http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/2009/04/30/os-animais-e-seus-abrigos/    

http://www.saudeanimal.com.br/curio8.htm 

Figura 4 – Imagem do site “Saúde animal”  

Disponível em: http://www.saudeanimal.com.br/castor.htm  

Atividade 4  

 Concluídas as pesquisas, sob a supervisão do professor, cada grupo deverá confeccionar um cartaz sobre um animal construtor, contendo as seguintes informações que foram inseridas no roteiro:

- Nome e imagem do animal;

- Como constrói seu abrigo (imagem do abrigo);

- O abrigo é feito de qual material? Esse material é retirado da natureza?

- Porque esse abrigo é feito (qual é a importância desse abrigo para o animal)?   

Observação: Sugerimos que cada grupo faça o cartaz de um animal, mas que não haja cartazes repetidos – sobre um mesmo animal!   

Após o desenvolvimento da pesquisa e da confecção do cartaz (Fig. 5), cada grupo deverá explicar o que aprendeu, apresentando os cartazes ao professor e aos demais grupos.

Figura 5- Imagem do modelo de cartaz

Fonte: Do autor   

Esse é um momento importante de troca de experiências entre os grupos formados, bem como para propiciar que o professor possa fazer a avaliação da aula e do aprendizado e empenho dos alunos durante o desenvolvimento das atividades propostas.         

Sugestão:   Sugerimos que os cartazes confeccionados sejam expostos no mural da escola para que demais alunos da escola possam vê-los!

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância de que os animais construam seus abrigos e quais são os animais que fazem isso.   

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Adequação da língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos);

- Interpretação de textos por meio do contato com fábulas;

- Desenvolvimento da oralidade;

- Organização no trabalho em grupo;

- Conhecimentos sobre os animais e a natureza.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Roselia Catarina da Cruz, Escola Municipal Prefeito Elias Demetrio Hauagge , Paraná - disse:
    roseliacatarina@hotmail.com

    24/10/2012

    Cinco estrelas

    Adorei esse projeto! Me auxiliou muito para desenvolver para meus alunos, aperfeiçoei conforme a idade deles que é de 5 anos. Ocorreu um fato com os alunos que tive a ideia de trabalhar esse tema os animais contrói sua moradia, pelo fato que existia uma casa de joão-de-barro no lado da sala, onde ele estava contruiindo, todos os dias observaram pela janela da sala da aula, porém na hora do recreio eles irião jogar pedras para estragar sua casinha. Isso me fez desenvolver e conscientizar.


  • elenize, Escola Estadual Professora Celina Machado e E. M. Senador Zé Alencar , Minas Gerais - disse:
    elenizedrumond@hotmail.com

    27/08/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito dessa aula, vou trabalhar com as minhas duas turmas, uma do 1º ano e uma do 3º. Devo fazer algumas modificações de acordo com o nível da turma, mas a ideia é excelente. Valeu, continue nos auxiliando, precisamos!


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