Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Entendendo a diversidade em sala de aula

 

03/07/2010

Autor(es) e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula será trabalhado o conceito da diversidade (cultural, étnica, social e religiosa), e discutida a inclusão de alunos com necessidades especiais no contexto de sala de aula. Além disso, esta aula tem como objetivo favorecer que os alunos percebam que, mesmo sendo diferentes uns dos outros, cada um possui características e qualidades importantes e singulares, as quais  nos tornam únicos e, por isso, dignos de sermos respeitados e valorizados .

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

  • Aula interativa;
  • Sala de vídeo;
  • Utilização do laboratório de Informática.   

Motivação

O professor deverá iniciar a aula levando os alunos para o laboratório de informática, e pedindo que, em duplas, utilizem um computador. Quando todos já estiverem acomodados, o professor deverá  mostrar a imagem (Fig.1) abaixo.     

Disponível em: http://www.blogdosempreendedores.com.br/wp-content/uploads/2010/02/diversidade1.jpg  Acessado em: 01 Junho 2010.                     

Figura 1: Imagem de diversas pessoas   

Observação:   

Ressaltamos  que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.   

Em seguida, o professor deverá promover uma conversa sobre a figura em questão. Sugerimos abaixo um roteiro com questões para nortear este momento.   

Roteiro sobre a figura:  

  1. O que vocês observaram na imagem? O que chama atenção na figura?
  2. Todas as pessoas presentes na imagem são iguais?
  3. Quais diferenças podem ser observadas?
  4. Vocês já imaginaram como seria o mundo se todos nós fossemos iguais?
  5. Em algum momento vocês já ouviram o termo “Diversidade”? O que entendem por isso?   

Após ouvir as respostas dos alunos, e então saber quais são as opiniões e os conhecimentos prévios que eles têm acerca da temática abordada nesta aula, o professor poderá informá-los o tema desta aula – Diversidade “Em sala de aula”!!

Atividade 1   

Dando continuidade à atividade anterior, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em sites da internet os seguintes conceitos:      

  • Diversidade.        
  • Diversidade Cultural.
  • Diversidade Musical.
  • Diversidade Social.
  • Diversidade Religiosa.
  • Diversidade Étnica.   

Abaixo sugerimos alguns links para a realização da pesquisa:   

Sugestões de links para a pesquisa:  

http://www.brasilescola.com/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil.htm   (Fig.2)  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Diversidade_cultural  

http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/juventude/perfil.html 

http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/conceitos-de-diversidade 

http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/noticias/id010304_01.shtml  

http://www.consciencia.net/brasil/igreja.html  

http://www.webartigos.com/articles/16000/1/Diversidade-Religiosa/pagina1.html      

Figura 2: Imagem do site Brasil escola          

Concluídas as pesquisas, o professor deverá pedir para que as duplas apresentem os resultados destas. Finalizada a apresentação, o professor deverá iniciar uma discussão, em aula aberta com todos os alunos, sobre o assunto pesquisado. Sugerimos abaixo um roteiro para nortear este momento.    

Roteiro de Discussão: 

  • O que é Diversidade?
  • Através das pesquisas, o que vocês entenderam sobre Diversidade Cultural?
  • E por Diversidade Musical o que vocês entendem? Quantos estilos de músicas existem? Vocês gostam de todos estes estilos? Quais?
  • Nas pesquisas realizadas, vocês encontraram o estilo de música que gostam?
  • E sobre a religião, há apenas uma única ou várias?
  • O que vocês compreenderam sobre a diversidade étnica?
  • E sobre a diversidade social o que vocês entenderam?
  • E na escola, você encontrou algum colega que gosta da mesma música que você? ·         
  • Tem algum colega de classe que possua a mesma tonalidade de cor de pele que a sua?Mesmo tipo de cabelo? Cor dos olhos?
  • Você acha que algum funcionário da escola é igual a um outro? O que eles possuem de diferentes? E de semelhantes?

Atividade 2     

Neste momento, buscando dar continuidade à aula, o professor deverá pedir para que os alunos, ainda em duplas, escrevam numa folha de papel pardo, ou cartolina, os estilos musicais (sertaneja, rock, pagode etc.) de suas preferências, bem como escrever os nomes de duas (2) músicas que cada integrante da dupla gosta de ouvir.   

Feito isto, os cartazes deverão ser fixados na lousa da sala e, em seguida, os alunos serão convidados a analisar cada um deles, isto é, anotar em uma folha de caderno os estilos musicais e as músicas preferidas pela sala como um todo.         

Observação:   

Neste momento, com ajuda do professor de matemática, o professor poderá pedir para que os alunos construam tabelas de freqüências (absoluta e relativa) e gráficos (de barras e setores) com os dados apresentados nos cartazes.  

Finalizada a análise dos cartazes, o professor deverá iniciar uma discussão por meio das questões disponíveis no roteiro abaixo:     

Roteiro da Discussão: 

  • O que vocês acharam das músicas escolhidas pelos seus colegas?
  • Vocês gostam de algum outro estilo de música que não foi contemplado nestes cartazes? Qual?
  • E o que vocês acharam das escolhas das músicas? Por quê?
  • Se déssemos uma cor a cada tipo de música escolhida por vocês, o que teríamos: um painel colorido ou monocromático?
  • E se no mundo só houvesse quem criasse, por exemplo, músicas de rock, como poderíamos vir a conhecer e, quem sabe, gostar de outro estilo musical?   
  • Vocês são iguais a seus irmãos ou primos? O que têm de semelhante e de diferente?
  • Uma pessoa com Deficiência Física é igual a uma pessoa que possui, por exemplo, Deficiência Visual e uma pessoa que não têm deficiência (física, visual, auditiva, mental, cognitiva)? No que estas pessoas são semelhantes e no que são diferentes?
  • Podemos dizer que as diferenças fazem parte da nossa sociedade, da nossa vida?
  • Como temos convivido com as diferenças, com o outro - que não é igual a mim, mas tão humano e digno de ser respeitado e valorizado quanto eu?

Atividade 3

Finalizando a aula, o professor deverá pedir que cada grupo (junção das duplas) elabore um mural sobre “Diversidade”, conforme a escolha de um dos temas abaixo.

Observação:

É importante que na sala haja grupos trabalhando com todas as temáticas sugeridas.           

Roteiro de Temas:  

  • Diversidade Artística.
  • Diversidade Musical.
  • Diversidade Étnica.
  • Diversidade Racial.
  • Diversidade Religiosa.   

Os murais deverão conter textos informativos do tema escolhido, bem como figuras que o ilustrem. Ressaltamos que abaixo há um modelo de mural sobre a referida temática (Fig.3).                                           

Figura 3:  Exemplo de mural sobre a “Diversidade Artística”   

Fonte: Do Autor     

Quando todos os grupos finalizarem a confecção dos murais, o professor deverá pedir que os grupos os disponibilizem em um local da escola que possa ser visto por todos os alunos.     

Sugestão de Atividade     

O professor poderá apresentar o vídeo “Turma da Mônica - Amigo” (Fig.4), com duração de 03 minutos e 04 segundos, conforme postado abaixo.   

Link do vídeo “Turma da Mônica - Amigo”:      

http://www.youtube.com/watch?v=UO-sPrXSOc0&feature=related  Acessado em 01 Junho 2010.                                   

Figura 4: Imagem do vídeo “Turma da Mônica - Amigo”     

Após a apresentação do vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão, por meio das questões disponíveis no roteiro abaixo:                   

Roteiro de Discussão:

  • O que vocês acharam do vídeo?
  • Segundo a Mônica, pessoas que são amigas não têm preconceito. Vocês concordam com ela?Por quê?
  • O que vocês acham da amizade do Cascão e do Cebolinha. O primeiro não toma banho e o segundo fala as palavras de maneira errada. Vocês seriam amigas de pessoas assim?
  • Como seria o Mundo se todas as pessoas respeitassem a diversidade existente entre cada uma?    

É fundamental que no final das aulas, os alunos compreendam que temos que respeitar as diferenças existentes entre as pessoas. Além disso, os alunos deverão ter compreendido que é fundamental que exista esta diversidade para que possamos  ter experiências e vivências ricas e diversificadas, para que possamos aprender com as diferenças..         

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o conceito de Diversidade, bem como que a escola no qual há uma infinidade de diferenças entre todos. Além disso, o professor poderá avaliar a interpretação feita pelos alunos no momento da pesquisa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.