03/07/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Nesta aula será trabalhado o conceito da diversidade (cultural, étnica, social e religiosa), e discutida a inclusão de alunos com necessidades especiais no contexto de sala de aula. Além disso, esta aula tem como objetivo favorecer que os alunos percebam que, mesmo sendo diferentes uns dos outros, cada um possui características e qualidades importantes e singulares, as quais nos tornam únicos e, por isso, dignos de sermos respeitados e valorizados .
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
Motivação
O professor deverá iniciar a aula levando os alunos para o laboratório de informática, e pedindo que, em duplas, utilizem um computador. Quando todos já estiverem acomodados, o professor deverá mostrar a imagem (Fig.1) abaixo.
Disponível em: http://www.blogdosempreendedores.com.br/wp-content/uploads/2010/02/diversidade1.jpg Acessado em: 01 Junho 2010.
Figura 1: Imagem de diversas pessoas
Observação:
Ressaltamos que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Em seguida, o professor deverá promover uma conversa sobre a figura em questão. Sugerimos abaixo um roteiro com questões para nortear este momento.
Roteiro sobre a figura:
Após ouvir as respostas dos alunos, e então saber quais são as opiniões e os conhecimentos prévios que eles têm acerca da temática abordada nesta aula, o professor poderá informá-los o tema desta aula – Diversidade “Em sala de aula”!!
Atividade 1
Dando continuidade à atividade anterior, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em sites da internet os seguintes conceitos:
Abaixo sugerimos alguns links para a realização da pesquisa:
Sugestões de links para a pesquisa:
http://www.brasilescola.com/brasil/a-diversidade-cultural-no-brasil.htm (Fig.2)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Diversidade_cultural
http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/juventude/perfil.html
http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/conceitos-de-diversidade
http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/noticias/id010304_01.shtml
http://www.consciencia.net/brasil/igreja.html
http://www.webartigos.com/articles/16000/1/Diversidade-Religiosa/pagina1.html
Figura 2: Imagem do site Brasil escola
Concluídas as pesquisas, o professor deverá pedir para que as duplas apresentem os resultados destas. Finalizada a apresentação, o professor deverá iniciar uma discussão, em aula aberta com todos os alunos, sobre o assunto pesquisado. Sugerimos abaixo um roteiro para nortear este momento.
Roteiro de Discussão:
Atividade 2
Neste momento, buscando dar continuidade à aula, o professor deverá pedir para que os alunos, ainda em duplas, escrevam numa folha de papel pardo, ou cartolina, os estilos musicais (sertaneja, rock, pagode etc.) de suas preferências, bem como escrever os nomes de duas (2) músicas que cada integrante da dupla gosta de ouvir.
Feito isto, os cartazes deverão ser fixados na lousa da sala e, em seguida, os alunos serão convidados a analisar cada um deles, isto é, anotar em uma folha de caderno os estilos musicais e as músicas preferidas pela sala como um todo.
Observação:
Neste momento, com ajuda do professor de matemática, o professor poderá pedir para que os alunos construam tabelas de freqüências (absoluta e relativa) e gráficos (de barras e setores) com os dados apresentados nos cartazes.
Finalizada a análise dos cartazes, o professor deverá iniciar uma discussão por meio das questões disponíveis no roteiro abaixo:
Roteiro da Discussão:
Atividade 3
Finalizando a aula, o professor deverá pedir que cada grupo (junção das duplas) elabore um mural sobre “Diversidade”, conforme a escolha de um dos temas abaixo.
Observação:
É importante que na sala haja grupos trabalhando com todas as temáticas sugeridas.
Roteiro de Temas:
Os murais deverão conter textos informativos do tema escolhido, bem como figuras que o ilustrem. Ressaltamos que abaixo há um modelo de mural sobre a referida temática (Fig.3).
Figura 3: Exemplo de mural sobre a “Diversidade Artística”
Fonte: Do Autor
Quando todos os grupos finalizarem a confecção dos murais, o professor deverá pedir que os grupos os disponibilizem em um local da escola que possa ser visto por todos os alunos.
Sugestão de Atividade
O professor poderá apresentar o vídeo “Turma da Mônica - Amigo” (Fig.4), com duração de 03 minutos e 04 segundos, conforme postado abaixo.
Link do vídeo “Turma da Mônica - Amigo”:
http://www.youtube.com/watch?v=UO-sPrXSOc0&feature=related Acessado em 01 Junho 2010.
Figura 4: Imagem do vídeo “Turma da Mônica - Amigo”
Após a apresentação do vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão, por meio das questões disponíveis no roteiro abaixo:
Roteiro de Discussão:
É fundamental que no final das aulas, os alunos compreendam que temos que respeitar as diferenças existentes entre as pessoas. Além disso, os alunos deverão ter compreendido que é fundamental que exista esta diversidade para que possamos ter experiências e vivências ricas e diversificadas, para que possamos aprender com as diferenças..
Os links abaixo se referem ao conceito de Diversidade em sala de aula:
http://www.espacoacademico.com.br/007/07oliveira.htm
http://novocorte.com/quadroegiz/mat_prof/cons_dif3.pdf
http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/minicursos/sala_de_aula/cap_sala_diversidade.htm
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o conceito de Diversidade, bem como que a escola no qual há uma infinidade de diferenças entre todos. Além disso, o professor poderá avaliar a interpretação feita pelos alunos no momento da pesquisa.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/10/2014
Cinco estrelasAdorei, vou aplicar com meus alunos nesse 4º bimestre!
28/04/2014
Cinco estrelasExcelente aula. dinâmica, divertida e prazerosa. Boa mesmo...
12/07/2012
Quatro estrelasMuito boa mesmo. Valeu pelas sugetões.
03/03/2012
Quatro estrelasMuito bom! me ajudou e muito, tive boas idias a partir das informações dadas aqui.
16/02/2012
Cinco estrelasExcelente!
07/09/2011
Cinco estrelasMuito boa a aula. As atividades correspondem bem ao que significa diversidade.
14/10/2010
Quatro estrelasADOREI A ELABORAÇÃO DA AULA, ACHEI DE MUITA BOA ESCOLHA AS ATIVIDADES. PARABENS!!!
08/09/2010
Cinco estrelasGostei muito e achei super proveitosa as aulas.