Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Herança que veio do céu: contribuições da astronomia no nosso cotidiano.

 

26/07/2010

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Biotecnologia
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a aplicação das tecnologias desenvolvidas para as viagens espaciais no cotidiano.

Conhecer alguns objetos tecnológicos que usam tecnologias originárias das pesquisas espaciais.

Identificar o uso de recursos tecnológicos no nosso cotidiano, advindos das pesquisas astronômicas. 

Entender e discutir as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Conhecer algumas contribuições da Astronomia para a melhoria da qualidade de vida das pessoas no planeta Terra.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Em sala de aula ou laboratório de informática ou sala de vídeo

Sugerimos que o professor copie imagens como as sugeridas a seguir e projete para os alunos utilizando data show ou retroprojetor.

Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/10-tecnologias-nasa.htm . Acessado em 09/06/2010.

Deixar que os alunos apreciem as imagens que certamente trará muitos comentários.

 Questões motivadoras:

  • Do que se trata? Os astronautas na Lua; Missão Apollo
  • Quando isso aconteceu? Em 1969
  • Quem poderia ser essa pessoa? Louis Armstrong, Aldrin...

Consideramos esse um bom momento para abordar a questão das teorias conspiratórias, com a questão problematizadora:

  • A chegada do homem à Lua foi real ou uma farsa?

Veja a reportagem da  Rede Globo (Fantástico - 19.07.09) disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=YLHxu3zqh-U&feature=related. Acessado em 09/06/2010 

Dentre os vários vídeos disponíveis sugerimos ao professor que apresente este do fantástico que, além de mostrar algumas imagens da época, as discute. Lembrando que esse não é o foco da aula, a exibição do vídeo deve ser o sufuciente para introdução ao tema. Se a discussão a esse respeito se tornar acalourada, o professor deve remetê-la a um outro momento.

O vídeo poderá ser acessado diretamente da internet usando um ou vários computadores. Consideramos mais pertinente que nesse momento, o professor projete-o para todos ao mesmo tempo, utilizando o data show.

Fechamento da discussão

Independente dessas questões, inegavelmente importantes, o vídeo aponta  alguns fatos sobre os quais não há dúvidas. Um deles é que a partir do desenvolvimento da Astronomia, na busca de novas tecnologias que possibilitem as viagens espaciais, o desenvolvimento dessa ciência tem trazido benefícios para a humanidade. Costuma-se chamar de "Spinoffs" à transferência de tecnologias da NASA para uso em situações diversas no nosso cotidiano. Vejamos o texto.

 Leitura do texto de fundamentação teórica

Cabe ao professor entregar os textos para os alunos e solicitar, em um primeiro momento, que os mesmos façam uma leitura silenciosa e individual. Caso o professor não tenha recursos para a impressão dos textos, cabe a ele preparar transparências para serem projetadas com retroprojetor para que os alunos façam a leitura. Em um segundo momento, cada aluno poderá fazer, a leitura de uma parte do texto, para que todos participem. Em um terceiro momento o professor explica cada parágrafo do texto.  

Texto - As missões Apollo à Lua renderam o desenvolvimento de várias tecnologias que são usadas no nosso dia a dia

Em 1958, o presidente americano Dwight Eisenhower (1953-1961) assinou a Lei do Espaço, criando oficialmente a Agência Espacial Americana, a Nasa. Desde o começo, o propósito do novo grupo se estendia além das espaçonaves e das botas lunares. A lei estipulava que suas pesquisas e avanços deveriam beneficiar toda a população, e em seus 50 anos de história, a Nasa certamente preencheu esse requisito.

Embora a maioria das pessoas nunca tenha pisado na Lua, todas provavelmente estão em contato com alguma tecnologia da Nasa que se transformou em produto de uso diário. Em parceria com várias equipes de pesquisa e companhias, a Nasa continua a gerar uma vasta gama de novas tecnologias e produtos que melhoram o nosso cotidiano. Passos básicos em saúde, segurança, comunicações e até em entretenimento encontram raízes no braço do governo americano normalmente associado com espaçonaves e pessoas flutuando.

Na verdade, a Nasa registrou mais de 6.300 patentes com o governo americano [fonte: Nasa Scientific and Technical Information]. Todos os anos, desde 1976, a Nasa vem publicando uma lista de toda tecnologia e produto ligado à sua pesquisa. O jornal "Spinoff", da Nasa, destaca esses produtos, que incluem marcapassos melhorados, máquinas de exercícios com tecnologia de ponta e rádio satélite. Esses produtos se tornaram possíveis graças às ideias e à inovação da Nasa. Mas não é preciso ser um cientista de foguetes para usar muitas dessas tecnologias. Conheça algumas dessas tecnologias que se transformaram em produtos de uso diário.

Fonte do texto: http://ciencia.hsw.uol.com.br/10-tecnologias-nasa.htm . Acessado em 09/06/2010

Atividade 2- No laboratório de informática

Sugerimos que essa aula seja no laboratório de informática, onde cada grupo de alunos (no máximo 3) possam acessar a página  (http://ciencia.hsw.uol.com.br/10-tecnologias-nasa.htm ) e navegar pelo   site, que traz inicialmente a "Introdução", correspondente ao texto estudado anteriormente e, em seguida, aborda uma a uma "10 tecnologias da Nasa que você usa diariamente".  Além dessas 10 tecnologias que podem ser acessadas por links individuais, há um link no item 12 que dá  acesso a mais 7 tecnologias.

Dinâmica da aula no laboratório de informática.

Recomendamos que essas instruções sejam passadas aos alunos com antecedência, para que eles saibam o que fazer e o façam oganizadamente e com autonomia durante a aula.

O professor deve propor que os alunos leiam a primeira página e registrem em seus cadernos:

  • Quais são as 10 tecnologias da Nasa utilizadas pela população em geral no seu dia a dia?
  • E as outras invenções da Nasa para o cotidiano?

O professor deverá, de  antemão, distribuir esses 17 itens relativos ao tema para os grupos de alunos de modo que cada grupo pesquise, no mínimo dois "spinoffs" diferentes. Sugerimos que seja destinado a cada grupo uma das 10 tecnologias que podem ser acessadas por links individuais e uma tecnologia que é apresentada no item 12 "Outras invenções da Nasa para o cotidiano".

Os alunos deverão ficar à vontade para lerem todas as informações disponíveis sobre todas as tecnologias, porém terão que registrar dados referentes a duas delas. Para que não haja repetições e ausências, o professor deverá organizar a distribuição desses itens de pesquisa.  Essa distribuição deverá constar nas recomendações preparadas previamente pelo professor, assim como algumas questões, como as sugeridas a seguir.

Os alunos de cada  grupo deverão estudar com atenção os seus temas, discutir entre si e registrar, para cada um deles:

a)      Para que foi desenvolvida a tecnologia original pela Nasa?

b)      Como foi feita a transferência para produtos usados pela população em geral?

c)      Quais são os benefícios desse "spinoff" para a humanidade?

Além dessas questões explicitadas nos vídeos, o professor deve chamar a atenção para uma outra referente ao acesso da população mundial a esses benefícios oriundos dos estudos da NASA. Para que tal abordagem aconteça, o professor deverá lançar a seguinte questão problematizadora, para uma discussão nos grupos e, posteriormente, com toda a turma no momento da socialização:

Como é o acesso da população a esses "benefícios" oriundos dos estudos da NASA

1- Em nível mundial?

2- Em nível das classes socioeconômicas dessas diversas populações?

As dez tecnologias são: Aparelhos ortodônticos invisíveis;   Lentes resistentes a arranhões;  Espuma inteligente; Termômetro de ouvido; Palmilha de tênis;  Telecomunicação de longa distância;   Detector de fumaça ajustável; Ranhuras de segurança;  Ferramentas sem fio;  Filtros de água.

Outras invenções da Nasa para o cotidiano: Antena de TV por satélite; Geração de imagens médicas; Sistema de análise de visão; Ferramentas para projetos de automóveis; Botas e luvas térmicas; Roda aerodinâmica para bicicletas ; Controles de joystick. 

Atividade 3 - Em sala de aula- Socialização das pesquisas pelos grupos de alunos e produção de painel.

O professor deverá organizar essa apresentação, administrando o tempo a fim de garantir a fala de todos os grupos e deixando um tempo final para a discussão e esclarecimento de dúvidas.

Ao final, o professor deverá reunir todas as anotações dos grupos e montar um texto coletivo que deverá, em um primeiro momento, ser distribuído a cada aluno da turma e, em um segundo momento, ser enviado para publicação no jornal da escola.

Se houver domínio da técnica de digitação entre os alunos, os mesmos poderão enviar, por e-mail, as suas pesquisas digitadas para que o professor faça essa compilação de informações. Isso pode ser feito também por um aluno ou um grupo; mas nesse caso, requer uma correção posterior pelo professor.

Para finalizar esse estudo, propomos que os alunos montem, coletivamnte, um painel a ser exposto no mural da escola.Cada grupo de alunos se encarrega de trazer imagens relativas ao seu tema, o que não os impede de contribuir com os demais, se houver essa possibilidade.

As frases, as palavras e os espaços no painel deverão ser negociadas entre os alunos, com a mediação do professor.

Recursos Complementares

O homem no espaço: conhecimento e incerteza: Disponível em http://www.comciencia.br/reportagens/espaco/espc02.htm     Acessado em 09/06/2010. Trata-se de uma reportagem com 19 documentos que proporcionarão suporte teórico ao professor para que possa desencadear uma boa discussão do tema em sala de aula.

Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida. Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros e as discussões sobre as situações apresentadas, os registros da pesquisa e o  painel construído pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Pedro Rodrigues Mendes , RAUL VENTURELLI DOUTOR , São Paulo - disse:
    pedrorodriguesmendes@hotmail.com

    15/10/2013

    Quatro estrelas

    Gostei me ajudou bastante.


  • Rana, Colégio Nossa Senhora da Pena , Minas Gerais - disse:
    rana_taborda@hotmail.com

    14/03/2013

    Cinco estrelas

    Sou aluna do 9º ano e nunca tive uma aula como essa. Adoraria ter algo relacionado a Astronomia incluído em minha escola, mas infelizmente isso não vem acontecendo. De qualquer forma, creio que, quando posta em prática, essa aula deve ser fascinante aos alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.