Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Atletismo para Pessoas Portadoras de Deficiência Visual

 

29/11/2010

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estabelecer relações de confiança entre os alunos.

Realizar deslocamentose saltos sem o auxílio da visão.

Compreender as dificuldades encontradas pelos portadores de deficiência visual.

Duração das atividades
Uma hora aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não precisa de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Figura 1: Atleta paraolimpico.

blogdodortaesporteclube.blogspot.com

Atleta deficiente visual nas Paraolimpiadas.

www.cpb.org.br/comunicacao/fotos

Figura 2: Atleta brasileira deficiente visual.

www.uberlandia.mg.gov.br/noticia

Figura 3: Atleta deficiente visual participando de uma competição de salto em distância.

As pessoas portadores de necessidades especiais conquistam a cada dia um espaço maior na sociedade, mas,não foi sempre dessa forma, durante muito tempo viveram a margem da sociedade. Esse quadro de exclusão diminui a cada ano, por exemplo, podemos observar a inclusão dos portadores de necessidades especiais inseridos no mercado de trabalho formal realizando diversas funções.

O preconceito e a exclusão não deixaram de existir, mas, aos poucos vem perdendo força nos diversos segmentos sociais. A discussão sobre a maneira mais adequada de incluir estas pessoas na sociedade também deve passar pela escola.

A oportunidade de debater juntos aos nossos alunos questões ligadas a esse tema, é fundamental para a formação de uma futura geração de adultos conscientes da importância da inclusão de todos na sociedade.

Nas aulas de educação física poderemos debater este tema com os alunos, e realizarmos atividades em que eles possam vivenciar situações semelhantes as vividas pelos portadores de necessidades especiais.

Nesta aula trabalharemos com atividades dirigidas aos portadores de deficiência visual.

O tema da aula será o atletismo e o salto em distância, modalidade praticada por deficientes visuais nas Paraolímpíadas.

O trabalho com saltos pode beneficiar os portadores de deficiência visual em diversos aspectos, como o desenvolvimento de força nos membros inferiores que ajudará na marcha, o equilibrio estático e dinâmico diminuindo o risco de quedas, a consciência corporal e a percepção espacial que ajudará no deslocamento e desvios de obstáculos, e o estímulo ao desenvolvimento da auto-confiança.

A primeira atividade realizada será "Saltar no Colchão".

 Nesta atividade todos os alunos deverão estar vendados e dispostos em duas grandes filas, eles deverão colocar a mão sobre o ombro do colega que está a frente, dessa forma todos se deslocarão juntos pela quadra com o auxilio do professor.

Esta atividade servirá para que os alunos se familiarizem com esta nova forma de deslocamento, que não permite utilizar a visão para guiar os seus passos.

Na segunda parte desta atividade, coloque dois colchões a frente de cada uma das filas, peça que um aluno de cada vez venha até o colchão para realizar o reconhecimento do espaço de salto. Oriente o aluno a tocar no colchão para descobrir a sua altura, a sua densidade (macio ou duro), qual o tamanho do colchão, todos esses indicativos ajudarão o aluno no momento do salto.

Peça que o aluno, realize um salto frontal caindo de pé em cima do colchão.  Depois de realizar o salto o aluno será encaminhado pelo professor até a sua fila de origem. Permita que os alunos que não estão saltando, observem os colegas (para isso precisarão retirar as vendas por um instante) no momento do salto.

Dica: Professor, ofereça a sua ajuda direta aos alunos que tiverem maior dificuldade, peça a esses alunos que realizem o salto de mão dadas com você.

Dica: Profesor, você está conduzindo uma aula para pessoas que não enxergam por isso a comunicação entre vocês não deve ser somente oral, em alguns momentos será preciso conduzir este alunos pela quadra, possibilitar que o aluno "toque" nos objetos, nos colegas, dessa forma ele terá mais confiança para realizar as atividades.

Segunda atividade " Pisando nos Balões". 

Nesta atividade os alunos devem formar duplas e apenas um aluno da dupla estará vendado.

O professor deverá distribuir pela quadra vários balões de gás cheios. Os alunos terão que se deslocar de mãos dadas pela quadra e ao encontrar um dos balões apenas o aluno vendado deve saltar sobre o balão com objetivo de estourá-lo. O aluno "guia" deverá orientar o deslocamento e o salto do colega vendado. 

O jogo termina quando todos os balões forem estourados. Os alunos devem mudar de função antes do início de um novo jogo.

Dica: Os alunos que apresentarem muita dificuldade em realizar a atividade, devem ser auxiliados por dois colegas (um de cada lado) no deslocamento pela quadra.

A terceira atividade será  " Salto de Campeão".

Nesta atividade os alunos terão que saltar o mais longe que conseguirem, a distância do salto deve ser marcada com uma trena flexível. Os alunos terão que correr de olhos vendados até o colchão e saltar sobre ele. O professor será responsável pela marcação da distância atingida no salto.

Peça que os alunos sem a venda façam a contagem de quantas passadas serão necessárias, para percorrer o trajeto do ponto de saída até o ponto de salto, localizado na frente do colchão, esta contagem é fundamental para que o aluno saiba quando estará se aproximando da área de salto e do colchão.

Organize os alunos em fila, apenas um aluno por vez deve realizar o salto. Para maior segurança da turma, peça para um colega se pocionar junto ao colchão e bater palmas durante todo o trajeto percorrido pelo aluno que irá saltar, essas palmas ajudarão a manter o saltador na direção correta do colchão.

Dica: Peça para um dos alunos com maior desenvoltura na atividade, que acompanhe o colega com mais dificuldade correndo ao seu lado e transmitindo informações que facilitem o salto.

  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita da seguinte maneira:

Peça para que os alunos formem duplas, um deles deve estar vendado e o outro será o aluno "guia".

Os alunos deverão se deslocar pela escola percorrendo o trajeto da quadra até a sala de aula, ao chegarem na sala anotarão todas as suas dificuldades em realizar esse deslocamento.

Deverão comparar as atividades vivenciadas na aula com o deslocamento feito pela escola.

Deverão responder se as atividades realizadas na aula ajudaram no momento do deslocamento pela escola de olhos vendados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.