Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como os seres vivos regulam sua temperatura?

 

23/06/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os mecanismos de regulação de temperatura nos animais e sua importância.

Refletir sobre os aspectos evolutivos dentro dos mecanismos de regulação de temperatura. 

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que os alunos já conheçam sobre as mudanças climáticas globais.

Estratégias e recursos da aula

 

Por que trememos no frio e transpiramos no calor? Como outros animais fazem isso? Este vídeo ilustra um pouco sobre a termorregulação em vertebrados. You tube, Mecanismos de Termorregulacion, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zj6tqSMRHVI&feature=related (Acessado dia 09/06/10).

Após a visualização do vídeo, o professor pode discutir com os alunos acerca das:

 - maneiras que os mamíferos tem de regular sua temperatura no calor;

 - de que maneira os seres humanos regulam sua temperatura no calor e frio;

- de que maneira os pinguins conseguem manter a temperatura na Antártica;   

ATIVIDADE – PESQUISA DIRECIONADA

Vimos anteriormente como aves e mamíferos mantém sua temperatura. Entretanto, existe animais que não mantém sua temperatura sempre constante. Para tanto, os estudiosos do comportamento animal criaram alguns termos, como poiquilotérmico, homeotérmico, ectotérmico e endotérmico. Instrua os alunos a pesquisar estes termos e buscar ao menos um exemplo animal para cada situação pesquisada. A pesquisa poderá ser registrada no caderno dos alunos e sugerimos alguns sítios para orientar a pesquisa (em recursos adicionais).

ATIVIDADE - EXPERIMENTOS e CONFECÇÃO DE RELATÓRIO

 Ainda explorando a questão de como alguns animais conseguem controlar (ou não controlar) sua temperatura corporal, leve os alunos ao laboratório de ciências para realizarem um experimento. Organize os alunos em pequenos grupos (de até 4 integrantes) para realizarem as observações pertinentes aos experimentos.

Como reagem os animais às diferenças de temperatura?   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24478  (acessado dia 09.06.10). 

 Este sítio disponibiliza outro experimento, que pode ser realizado no laboratório de informática, http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=499&POR+QUE+AS+SERPENTES+TEM+SANGUE+FRIO#top (acessado dia 09.06.10).

Após a realização dos experimentos, os alunos deverão redigir um relatório. Para orientar a confecção dos relatórios peça que os alunos acessem  o sítio Euclides, “Como fazer um relatório”, disponível em: http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html (acessado dia 05/05/10) e “Antes de fazer um relatório leia-me”, disponível em: http://collatio.tripod.com/regeq/relat.htm (acessado dia 05/05/10).

 Aproveite o momento após a realização dos experimentos para discutir com os alunos se as adaptações para regulação da temperatura nestes dois grupos de animais é semelhante. Em que categoria (poiquilotermia, homeotermia, endotermia ou ectotermia) eles se encontram? No que se diferenciam de outros grupos, como por exemplo, os mamíferos? As colocações dos alunos poderão ser feitas oralmente. O professor poderá tomar nota da participação dos alunos para avaliá-los.

ATIVIDADE - REALIZAÇÃO DE WEBQUEST

É uma metodologia de pesquisa online, orientada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. Na maioria das vezes, os sites são pré-selecionados, para que a aula seja aproveitada ao máximo, de forma que os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, organizem a tarefa e concluam com sucesso as demais atividades propostas.

Nesta atividade sugerimos uma webquest que trabalha conceitos anteriormente já pesquisados, como ectotermia e endotermia. A atividade sugere que os alunos apresentem os resultados das pesquisas em um seminário, entretanto, o professor poderá optar pela escrita dos resultados nos cadernos dos alunos e deixar o momento do seminário para a atividade sugerida no final das aulas. Webquest "Ectotermia e endotermia", disponível em:   

http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2009-2/1-3/index.htm     (acessado dia 09.06.10).

Utilize-se do áudio “Aprender para não aquecer”, para introduzir com os alunos a discussão acerca da termorregulação dos seres vivos e o aquecimento global. De que maneira o aquecimento global pode interferir na sobrevivência das espécies? Há alguma espécie de ser vivo já ameaçada de extinção devio ao aquecimento global? Que maneiras os animais têm para compensar o aumento de temperatura ambiental e conseguir sobreviver? O que nós, seres humanos, podemos fazer para evitar maiores desequilíbrios ambientais, tal como o aquecimento global?

Aprender para não aquecer 4 [Conhecimento global]   também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21707 (acessado dia 09.06.10). 

 ATIVIDADE - ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE RÁDIO

 Após ouvir o áudio sugerido e discutir acerca das mudanças globais de temperatura, os alunos devem montar um pequeno programa de rádio com as equipes, falando como cada animal pesquisado (atividade debate e seminário, na prática social final do conteúdo) regulam a temperatura corporal, e como eles vêem o aquecimento global. Os alunos devem dar voz aos animais, como no áudio e baseado nas pesquisas já realizadas por eles, divulgar como o aquecimento global os afetaria.

DICA:  Para evitar as pausas e fazer um áudio interessante, instrua os alunos a redigirem o que vão ler e que leiam muitas vezes antes de gravar. A entonação da voz também é importante assim como a música e efeitos sonoros que eles desejem colocar.

A publicação dos podCasts poderá ser feita em sítios específicos ou o professor poderá abrir um blog que suporte áudios e publicar todos os programetes feitos pelos alunos. É interessante que estes programas sejam divulgados para a comunidade escolar a fim de divulgar conhecimentos acerca da regulação da temperatura, curiosidades e conscientização sobre o aquecimento global.  

PODCAST

Podcast é uma palavra que vem da junção de Ipod com Broadcast e nada mais é do que programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet. Através de um arquivo RSS os autores desses programas de rádio caseiro, disponibilizam aos seus “ouvintes” possibilidade de ouvir ou baixar os novos “programas”, utilizando softwares próprios para isto, é possível baixar os novos programas automaticamente, até mesmo sem precisar acessar o site do autor, podendo gravá-los depois em aparelhos de mp3 ou CDs e ouvir quando quiser.    

Saiba mais... acessando:www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=2   (acessado dia 09/06/10). Para saber mais sobre programas que editam audio, como o Audacity, acesse: http://www.lbarroso.com/downloads/tutoriales/audacity.htm  (acessado dia 09/06/10). E para saber mais sobre rádio na escola, acesse: http://www.usp.br/nce/manual/paginas/  (acessado dia 09/06/10).     

 ATIVIDADE DEBATE E SEMINÁRIO

Organize os alunos em equipes de até 4 integrantes. Distribua entre eles cartões com a imagem de seres vivos e instrua-os a responderem as questões anexadas nestes cartões. Este material está disponível no endereço a seguir:  http://www.4shared.com/account/document/01hT-Gcl/doc_temperatura.html (acessado dia 09/06/2010). 

Eles deverão responder com base nas pesquisas anteriormente feitas e deverão debater acerca de cada animal indicado. Após o debate (intragrupo), eles deverão apresentar para toda turma, na forma de seminário as resoluções que chegaram acerca do ser vivo e de como ele regula sua temperatura, adaptações e como se comportará em relação às mudanças climáticas globais. Determine um tempo curto para cada apresentação e incentive os alunos a perguntarem sobre aspectos interessantes e relevantes de cada ser vivo apresentado.

Atividade

Uma atividade que mexerá muito com a criatividade dos alunos é a elaboração de uma história (pode ser história em quadrinhos ou um livreto com ilustrações – tais como as dos livros infantis) onde a personagem principal é o animal do cartão que eles receberam, e o conteúdo, as adaptações deste animal à temperatura corporal e ao aquecimento global. Ao final, os alunos apresentarão suas histórias e o professor poderá promover uma exposição destes materiais para toda a escola e comunidade.

Dica: O professor poderá buscar nos recursos educacionais do Portal do Professor outras imagens de seres vivos, caso deseje aumentar o número de equipes.  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aprender para não aquecer 4 [Conhecimento global] Áudio
Como reagem os animais às diferenças de temperatura? Experimento prático
Como reagem os animais às diferenças de temperatura? Experimento prático
Como reagem os animais às diferenças de temperatura? Experimento prático
Como reagem os animais às diferenças de temperatura? Experimento prático
Recursos Complementares

Recursos adicionais

Sítios

Wikipédia – Homeostase, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Homeostase (acessado dia 29/05/10). 

Wikipédia – Termoregulação, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Termorregulação (acessado dia 29/05/10). 

Regulação nos seres vivos, disponível em: http://biotic.no.sapo.pt/u3s1t3_1.html (acessado dia 29/05/10). 

Centro de referência virtual do professor, regulação nos seres vivos, disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=41985&tipo=ob&cp=0072C6&cb=&n1=&n2=&n3=&n4=&b=s (acessado dia 29/05/10). 

Universidade Federal Fluminense, Termorregulação, disponível em: http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/termorregulacao.htm  (acessado dia 09.06.10).] 

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos por meio das atividades que eles executarem ao longo das aulas.

 As apresentações orais o professor poderá avaliar nos alunos a capacidade de argumentação, o conhecimento adquirido, a organização  e síntese, como ele desenvolveu a oralidade, delimitou o tema e a postura do aluno frente a sala e o professor.

Nas pesquisas, o professor poderá avaliar a quantidade e qualidade de sítios e demais fontes de pesquisa consultadas, como os alunos sintetizaram o conhecimento e o aprofundamento do conteúdo representado nas respostas pedidas aos alunos.

 Nos relatórios o professor poderá avaliar a escrita e capacidade de síntese dos alunos, também a profundidade que abordaram o tema e a capacidade de observação dos alunos quanto ao experimento.

Caso o professor opte por fazer as atividades alternativas (história em quadrinho e programa de áudio), poderá analisar a capacidade de síntese, a oralidade, a organização, a profundidade no tema e a criatividade na confecção destes materiais.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.