22/07/2010
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
O aluno, por meio desta aula, conhecerá o poder da natureza e suas consequências dramáticas para a sociedade.
Conhecimentos básicos sobre fenômenos da natureza.
Os recursos utilizados para essa aula são um DVD player e um televisor ou um computador e um projetor multimídia para a exibição do documentário em questão.
O/a professor/a iniciará a aula com a exibição do documentário - A Fúria da Natureza.
Sinopse: Este documentário explora as causas e efeitos das mais destrutivas forças da natureza: furacões, terremotos, enchentes e tornados. Através de imagens reais, tanto da mídia como das câmeras da National Geographic, é mostrado ao espectador o quão poderosa e imprevisível a natureza pode ser. O documentário também contém comentários e gráficos que explicam o que provoca um terremoto, uma enchente ou outros desastres naturais, bem como o que os cientistas estão fazendo para ajudar a proteger as pessoas contra estes males.
Título: National Geographic: A Fúria da Natureza
Gênero: Documentários
Tempo de Duração: 50 min
Classificação: Livre
http://www.youtube.com/watch?v=eqR1981pkA4&feature=related acesso feito ao site dia 09/06/20101
Depois de concluída a exibição do documentário, cabe ao/a professor/a estimular os/as alunos/as a refletir sobre o tema abordado, mais especificamente sobre as causas e as consequencias, tal como apresentadas no decorrer do documentário, de furações, terremotos, enchentes e tornados. Nesse momento, deve-se observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a expõe suas idéias, defende os seus argumentos e discute com os/as colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados à realidade.
Depois de feita a discussão em sala de aula, cabe ao/a professor/a apresentar no quadro as questões abaixo para que os/as alunos/as pesquisem e respondam individualmente por escrito no caderno.
Nesse momento da aula a idéia é abordar o tema em questão na perspectiva da interdisciplinaridade. Cabe ao/a professor/a de Ciências entrar em contato com o/a professor/a de Informática e pedir sua contribuição para que, durante sua aula, seja feita com os/as alunos/as uma pesquisa em sites da internet, por meio da qual os/as alunos/as possam aprender mais sobre as questões apresentadas anteriormente em sala de aula. Com isso, os/as alunos/as poderão obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como poderão apresentar um bom engajamento na aula de Informática, ficando assim mais informados sobre o tema.
Nesse último momento, depois da exibição do documentário, das discussões em sala de aula e da pesquisa na internet, cabe ao/a professor/a dividir a sala em grupos de, no máximo, 5 alunos/as, para a confecção de cartazes sobre o tema em questão. É de responsabilidade do/a professor/a disponibilizar aos/as alunos/as revistas, jornais, canetinhas, cola, régua, tesoura sem ponta, fita crepe e outros materiais para a realização dessa atividade. Feita a distribuição desses materiais, cabe ao professor/a orientar os/as alunos/as no decorrer da atividade.
Com a conclusão dos cartazes, cabe ao/a professor/a propor que cada grupo exponha para o restante da sala como foi a realização da atividade e qual foi a principal descoberta sobre a temática feita durante a atividade. Depois de feita essa reflexão em sala de aula, os cartazes construídos poderão ser expostos na escola para que todos – alunos, funcionários, professores e pais – possam ter acesso aos mesmos.
OBSERVAÇÃO:
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula: durante a exibição do documentário, durante a apresentação de comentários e questionamentos ou durante a execução das atividades propostas. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas. Fica a critério do/a professor/a a interrupção parcial do documentário para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do documentário seguida da discussão.
Link de download do documentário: acesso feito ao site dia 09/06/20101
http://www.megaupload.com/?d=AEDII8IH acesso feito ao site dia 09/06/20101
http://www.youtube.com/watch?v=eqR1981pkA4&feature=related acesso feito ao site dia 09/06/20101
Sites sugeridos para pesquisa dos alunos:
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=708&sid=9 acesso feito ao site dia 09/06/20101
http://www.members.tripod.com/meteorologia/furacoes.html acesso feito ao site dia 09/06/20101
http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos.htm acesso feito ao site dia 09/06/20101
http://www.brasilescola.com/geografia/enchentes.htm acesso feito ao site dia 09/06/20101
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula: durante a exibição do documentário, da apresentação de comentários e questionamentos ou na execução das atividades propostas. A avaliação pode ser feita a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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23/09/2015
Cinco estrelas:)