10/07/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Professor, elabore uma tabela para que os alunos possam registrar aspectos importantes sobre o tema. Sugerimos o seguinte modelo:
Motivação – Realizar a primeira abordagem através leitura coletiva do Poema “Animais em extinção”.
Sugestão: Escrever o Poema em uma cartolina e em seguida construir com massa de modelar ou desenhos dos animais para ser colado no cartaz.
Animais em extinção
Tem bicho em extinção
Que deveria ter de montão
Pandas araras e até gavião
Leopardo, golfinho e bisão
Todos esses ameaçados de extinção
Existem bichos em extinção
Que já foram muitos nesse mundão
Estão quase em extinção
Um bichinho e um bichão
O tigre-siberiano e o mico-leão
Existia um bicho grandalhão
Era o dinossauro, e bem grandão
Que bom seria se nesse mundão
Não existissem espécies em extinção
Tem homem que caça por emoção
Tem cientista que mata por informação
Nenhum desses tem noção
De que bichinho e bichão
Podem ficar em extinção...
Claudia Pehrsson Tambasco
Após a leitura do poema e confecção do cartaz, fazer perguntas do tipo:
• O que é extinção?
• Onde acontece a extinção?
• Porque acontece a extinção?
• Onde fica a região Amazônica?
• Quais são os animais da Amazônia que estão em processo de extinção?
Professor, em seguida provoque um debate sobre as primeiras noções sobre o tema abordado no cenário; “Os animais em extinção”. Estimular e instigar a curiosidade das crianças sobre o tema. Parte dessa aula será em sala de aula e a outra parte no laboratório de informática. No laboratório os alunos devem fazer pesquisas sobre os animais abaixo:
• Tamanduá – bandeira.
• Macaco barrigudo.
• Peixe boi.
• Onça pintada.
Como sugestão de atividade, indicamos três sites:
• Floresta Amazônica, http://www.canalkids.com.br/viagem/brasil/floresta.htm
• Mundo dos Animais, http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodosanimais/index.htm
• Animais ameaçados de extinção, http://www.saudeanimal.com.br/extincao.htm
Depois de discutir as questões e observar atentamente as repostas dos alunos, o Professor poderia, junto com eles, formar questionamentos através da construção um texto coletivo conduzindo-os a uma reflexão sobre o problema da extinção em nosso país.
Professor, depois de aula contextual sobre animal em extinção, sugerimos que em cada computador fiquem no máximo dois alunos. Peça aos alunos que acessem o sítio http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/ehobicho/ehobicho.html. Procurar relembrar as atividades realizadas na sala de aula. Explicar como usar o objeto. Quais teclas devem ser usadas. Acompanhar e observar como os alunos estão resolvendo as situações propostas. Ao acessar o aplicativo, aparecerá a tela onde pedirá para informar o nome do aluno:
O aplicativo contém quatro atividades, sugerimos que em cada aula resolva uma delas.
A primeira é a do peixe-boi. Quando selecionada esta opção aparecerá uma tela com o tópico “Você sabia?” que contém informações do peixe-boi. Leia com os alunos e faça alguns comentários. Em seguida, peça a eles que cliquem com o mouse na opção “Atividade”.
Nessa atividade os estudantes terão que fazer a classificação dos animais de acordo com sua espécie. Após, terão que fazer comparação e união dos elementos, trabalhando com soma e subtração. Por exemplo:
Clicando na opção “Ajuda”, aparecerão todas as informações como proceder a atividade.
Nessa atividade os alunos terão que fazer a classificação dos animais de acordo com sua espécie.
Após, terão que fazer comparação e união dos elementos, trabalhando com soma e subtração. Por exemplo:
Nessa atividade o estudante vai utilizar as setas para levar o Tamanduá até o formigueiro. Após essa atividade, terá que classificar quantas vezes andou para baixo, para cima, para esquerda ou direita. Essa atividade tem o objetivo de fazer uma iniciação a analise de tabelas e gráficos.
Nessa atividade os alunos são convidados a ajudar a limpar o rio para que a onça pintada possa se alimentar. Para isso, eles terão que pegar os objetos que estão no rio e separá-lo na tabela que se encontra à esquerda da tela. Após separar todo o material, eles vão responder alguns desafios sobre essa atividade. As perguntas dessa atividade são:
• Quantos pneus e latas você retirou no total?
• Ao todo, você retirou quantos objetos do rio?
• Quantas latas você retirou a mais que garrafas?
Essas perguntas têm o objetivo de trabalhar a classificação e reações todo-parte. Nessa atividade são trabalhadas as operações de adição e subtração. O professor ainda pode, na sala de aula, trabalhar com classificação do outros objetos, como por exemplo, objetos redondos, quadrados, etc.
A atividade do macaco barrigudo possui dois níveis com o intuito de trabalhar com adição e subtração das partes. No nível um, os alunos precisam equilibrar um dos lados da árvore montando a estrutura da adição. Para isso terá que escolher duas quantidades de macacos para compor a quantidade total do outro galho. Na atividade abaixo, o galho direito possui oito macacos, sendo assim, terá que apertar nos numerais 06 (seis) e 02 (dois) para que eles sejam somados para formar a quantidade total de macacos para ser completado no galho da esquerda.
No outro nível, o estudante tem que comparar as duas quantidades de macacos para retirar a quantidade de macacos do galho com maior quantidade para ficar igual ao outro galho. Na situação abaixo, o galho esquerdo tem nove macacos e o galho direito tem dois. O estudante terá que retirar uma quantidade de macacos para a quantidade dos dois galhos ficarem iguais. Para isso, o estudante terá que apertar no número sete para efetuar a subtração.
Três estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/10/2011
Quatro estrelasAchei muito interessante este plano de aula e as atividades bastantes criativas. Muito obrigada!
24/03/2010
Três estrelasGostei muito da sua aula, porem concordo com a professora Rosineide quanto ao nº de atividades. Acho que o tempo e a falta de conhecimento dos alunos para trabalhar na sala de informática vai dificultar bastante a cumprir com todas essas atividades.No meu caso porque a maioria dos alunos não tem computadores nem acesso a aula de infomática. Amei as outras sugestões de sites.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito de tua aula, parabéns! Precisamos incluir atividades com a informática urgentemente e a maneira mais prazeroza é através do lúdico.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muto da aula por fazer a ligação com o laborotório de informatica.
24/03/2010
Três estrelasOlá. Interessante esta proposta de trabalho, mas penso que é meio complicado preencher o tempo da aula com tantos jogos. Senti falta do momento de sistematização do conhecimento e da verificação da aprendizagem. No mais, é excelente a indicação de sites ou de jogos que podem ser utilizados para desenvolver tais conteúdos. abraços!!