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Números Múltiplos

 

10/07/2009

Autor e Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
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BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Identificar e Interpretar se um número é, ou não múltiplos do outro; •Conhecer de forma inicial o m.m.c; •Comparar seqüências de números e estabelecer que números existam em comum nas mesmas; •Analisar uma seqüência de números e perceber que relação existe entre os mesmos.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Operações de multiplicação e divisão •Conceito de divisível e divisor
Estratégias e recursos da aula
Motivação inicial

               Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Números múltiplos” com seus alunos. Para iniciar verifique como esta o conhecimento regras de divisibilidade e divisores de um número. Para isto, faça alguns questionamentos como:

                    • Quando dividimos 10 por 2, a divisão é exata?
                    • 10 é divisível por 2? Por quê?
                    • Quando dividimos 10 por 3, a divisão é exata?
                    • 10 é divisível por 2? Por quê?
                    • Qual é a regra de divisibilidade por 5?
                    • Qual é a regra de divisibilidade por 6?

               Professor é necessário que você colocasse aos seus alunos alguns problemas para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:
                    • “A caminhonete do Sr. Antônio percorre, em média, 8 quilômetros com um litro de combustível na estrada. Quantos quilômetros e percorreria com 2 litros ? E com 3 litros ? E com 4 litros”. 
                    • “Uma fábrica de iogurte fabrica bandejas com 4 copos do lacticínio. Quantos copos de iogurte há em 3 bandejas? E em 10 bandejas ?

                Peça aos alunos que tentem resolver os problemas, não importa qual o nível de conhecimento que eles tenham e em seguida proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.


No laboratório de informática

               Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/divisibilidade/multiplos.htm#aprender%20lendo e, com o mouse, cliquem no botão http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula_19_-_Fig01.jpg .Aparecerá a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula_33_Fig01.jpg

               Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, algumas palavras têm grafia um pouco diferente a que eles estão acostumados a ler. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre múltiplos de um número natural.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula_33_Fig02.jpg


               Professor, para consolidar as informações obtidas, peça a alunos que acessem o sítio http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/numerosmultiplos/. Aparecerá a tela abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula2009_65_Fig_01.jpg 


               O aplicativo apresentará uma estória introdutória para os alunos, caso você considere importante, peça aos alunos que cliquem em “Pular introdução”. Aparecerá então o menu das atividades. Peça aos alunos que selecionem a atividade 1.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula2009_65_Fig_02.jpg


               Professor peça aos seus alunos que desloquem o mouse sobre as figuras dos sapinhos para obter informações sobre a atividade e, em seguida, selecione um deles.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula2009_65_Fig_03.jpg

                Após, selecionada a figura uma tela para selecionar de que forma eles irão trabalhar na atividade. Na primeira vez oriente-os para trabalhar em “Clicando nas pedras” possibilitando o uso do mouse.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula2009_65_Fig_04.jpg

               No caso da seleção feita, o sapinho pula de três em três pedras. Para iniciar oriente aos seus alunos que clique em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula2009_65_Fig_05.jpg no balão de diálogo do sapinho.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula2009_65_Fig_06.jpg

               Oriente para eles cliquem com o mouse nas pedras que o sapinho deverá pular. No caso da figura, nos múltiplos de 3. Note que em cada pedra que o sapinho pulou ficou uma pequena marcar de tinta.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula2009_65_Fig_07.jpg

                Quando o aluno finaliza a atividade de maneira correta, receberá a mensagem abaixo. Para continuar, clique em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula2009_65_Fig_05.jpg.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula2009_65_Fig_08.jpg

               Aparecerá a seguinte pergunta abaixo. Com esta pergunta podemos verificar se o aluno entendeu o conceito de múltiplo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula2009_65_Fig_11.jpg 


               Professor peça aos seus alunos que selecionem a “Menu Principal” no canto superior esquerdo e em seguida “Atividade 2”. As orientações básicas são as mesmas. Nesta opção deveremos escolher dois sapinhos, iremos trabalhar o conceito de Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C.).

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula2009_65_Fig_09.jpg


               Professor tire as dúvidas que porventura ainda persistirem.

Atividade lúdica

Jogo da corrida

     Objetivo: 
          • identificar o conceito de múltiplos de um número natural.
          • conceituar número primo.

     Material Necessário 
          • 1 Dado
          • 1 Pista numerada de 1 a 100 
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2084/imagens/Aula2009_65_Fig_10.jpg

         • Peões, tampinha ou fichinhas diferentes (1 para cada jogador).

Descrição das atividades e Metodologia

               Jogo matemático enfocando múltiplos de um número natural e o conceito de número primo. 
               O desenvolvimento da atividade é realizado por meio de um jogo, o qual poderá ser realizado em grupos de dois, três ou quatro alunos. É aconselhável que sejam em grupos de no máximo quatro pessoas, pois em quantidades maiores pode ocorrer dispersão entre os alunos no decorrer do jogo, em virtude da espera entre as jogadas dos alunos. As regras do jogo foram apresentadas, mediante uma leitura em conjunto dessas regras e explicando-as, inclusive com exemplos claros que constam nas regras.
               A partir de então, iniciaram o jogo e o professor deverá acompanhar algumas das jogadas dos grupos para analisá-las, esclarecer dúvidas e verificar a receptividade da atividade para uma posterior avaliação.

As regras do jogo são as seguintes: 


              1ª Rodada: 
          • estabelecer uma ordem para jogar. Quem será o primeiro, o segundo, o terceiro jogador etc. 
          • na sua vez, o jogador lança o dado e vai para a casa que corresponde ao número de pontos obtidos. Por exemplo, com 6 pontos o peão é colocado na casa 6.

     Rodada seguinte: 
          • na sua vez, o jogador lança o dado. Seu peão deve ocupar a casa indicada pelo primeiro múltiplo do número de pontos obtidos no dado, depois da casa onde o peão se encontra. Exemplos: 
               * O jogador está na casa 6 e obtém 4 pontos no dado. O primeiro múltiplo de 4 depois da casa 6 é o 8, assim seu peão deve ocupar a casa 8. 
               * Se este mesmo jogador obtivesse 5 pontos no dado, iria para casa a 10, que é a primeira casa com múltiplo de 5.
o O jogador está na casa 13 e obtém 6 pontos no dado. Ele deve avançar para a casa 18.
          • a partir da segunda rodada, o peão que parar sobre uma casa em que haja um número primo perderá a próxima jogada.
          • vence o jogo quem primeiro chegar a casa 100 ou ultrapassá-la. 
          • depois de jogar uma partida, pode-se combinar outras regras que tornem o jogo mais difícil.
 

Avaliação
Professor, propomos a observação das respostas dadas pelo aluno na atividade 02 do objeto de aprendizagem, pois são questões que certificam o aprendizado do aluno. Posteriormente o professor pode adotar uma atividades complementares, como exemplo a atividade lúdica relata na sugestão de aula.
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