Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Comer, comer para poder crescer.

 

24/07/2010

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Refletir sobre o hábito alimentar;
  •   Contribuir para uma mudança de hábito alimentar;
  •   Conhecer a importância de uma alimentação saudável;
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta atividade poderá utilizar a sala de vídeo ou a própria sala de aula se neste local for acessível uma televisão com um aparelho de DVD ou até mesmo um computador e data show. O professor deverá organizar a sala para que os alunos assistam ao DVD título original "Super Size Me", em português o título do filme é "A Dieta do Palhaço". O professor deverá assistir ao filme com os alunos e logo após o término deverá ocorrer um debate a respeito do hábito alimentar dos seres humanos. Embora o filme foca sobre um problema tipicamente norte-americano, a massiva e crescente onda de obesidade nos Estados Unidos, podemos basear-se  nesta realidade também para denunciar o crescente consumo de comida tipo fast food pela população brasileira.

Sinopse

O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.

Ficha técnica:                                                                                                                                                                                                                       

Título original:Super Size Me

Gênero:Documentário

Duração:01 hs 38 min

Ano de lançamento:2004 

Site oficial: http://www.supersizeme.com/ 

Estúdio:The Con 

Distribuidora:Samuel Goldwyn Films / Imagem Filmes

Direção: Morgan Spurlock

Roteiro:Morgan Spurlock

Produção:Morgan Spurlock

Música:Steve Horowitz e Michael Parrish

Direção de arte:Joe the Artist

dição:Stela Georgieva e Julie Bob Lombardi                                                                                                                                                                             

Efeitos especiais:PIXAN.com

Capa do filme

Cenas do filme

       O filme está disponível na internet.

1ª Atividade 

Após assistir ao filme, o professor deverá propor aos alunos que façam grupos para a resolução das questões referentes ao filme. Ao término da atividade, esta deverá ser entregue em folha separada, para o professor. A resolução das questões em grupos permitirão que os alunos discutam entre eles a respeito do próprio hábito alimentar. Vale ressaltar que é necessário que o grupo converse e exponha suas idéias até mesmo para repensar a respeito das dietas de cada componente.

Sugestão de roteiro de questionamentos referentes ao filme:

  1. O filme direciona o olhar para uma rede de comida fast food americana que criou tamanhos exagerados de porções e, sempre que possível, induz ao consumo de mais e maiores porções, o que estimula a população a consumir muito além do necessário para uma alimentação saudável. Você tem o hábito de se alimentar em locais que servem alimentos conhecidos como fast food? Qual a sua opinião em relação a comida fast food?
  2. É comum encontrarmos vários estabelecimentos de comida fast food na cidade onde moramos ou em nossa região. Os grandes problemas desses alimentos estão na qualidade e no preparo. Diante deste fato, comente sobre a necessidade desta cultura alimentar "fast food" ser uma questão de saúde pública.
  3. Por que será que as comidas tipo "fast food" não possuem uma tabela nutricional dos alimentos que são consumidos?
  4. Como anda a sua alimentação? Você prioriza produtos naturais ou industrializados? Faça uma reflexão da sua alimentação com relação a alimentação apresentada no filme e discuta em sala de aula.
  5. Discuta com o grupo a seguinte frase: "Uma pessoa obesa é uma pessoa bem nutrida?

2ª Atividade - O que você anda comendo?

Os alunos deverão anotar, durante uma semana, os alimentos que eles comerão, utilizando o quadro abaixo. Primeiramente, cada aluno deverá anotar em um quadro os alimentos de sua dieta, logo depois terá que pesquisar sobre cada item proposto no quadro, finalizando com a leitura do quadro completo, bem como da auto-avaliação a respeito de seu cardápio semanal. A pesquisa deverá ser elaborada individualmente e poderá ter como fonte: revistas, livros, internet, ou outras fontes de acordo com as disponibilidades de cada aluno. O quadro deverá ser todo preenchido e entregue para o professor em folha separada. Por meio deste quadro, o professor terá dados para discutir a respeito dos hábitos alimentares dos alunos e principalmente os alunos terão uma grande oportunidade para refletirem sobre a sua alimentação. Esta atividade tem o objetivo de incentivar os estudantes a mudarem certos hábitos alimentares, substituindo-os por uma alimentação mais balanceada e saudável. Ao final da atividade, o professor poderá convidar uma nutricionista, técnica em alimentação ou até mesmo um nutrólogo para palestrar a respeito da importância de se alimentar bem.

Exemplo de preenchimento do quadro

Alimento

Propriedade                                  

Importância                                                  

Uso

Procedência (local)

Ex. Maçã

 Fruto rico em vitaminas B1, B2, niacina, ferro e fósforo.

A maçã possui um excelente valor nutritivo, pois em sua casca encontramos a pectina que ajuda a reduzir o colesterol do sangue.Excelente para a garganta e cordas vocais. É ótimo também para evitar a constipação intestinal.

A maçã tem como principal destino o consumo fresco. Diversos tipos de processamento da fruta são possíveis, produzindo produtos como doces, geléias, compotas, sucos, bebidas e vinagre.

Sul do país

3ª Atividade - Amigo  invisível

O quadro elaborado acima deverá ser entregue ao professor e o mesmo deverá ser distribuído aleatoriamente para cada aluno mantendo o sigilo, ou seja, cada aluno que receberá o quadro deverá manter secreta a identidade com quem o aluno saiu, pois esta atividade é uma forma de brincar e aprender. A atividade se parece um pouco com a brincadeira de amigo secreto,  também conhecido como amigo invisível, que é comum em família, locais de trabalho ou até mesmo em escolas, sendo, na maioria das vezes, realizadas no final de cada ano. A proposta desta atividade visa integrar o aluno com o hábito alimentar do colega e desta forma, durante uma semana, cada colega analisará o quadro que seu amigo secreto elaborou e deverá enviar mensagens secretas: seja para parabenizar seu hábito alimentar ou para "dar boas puxadas de orelhas" com relação à sua alimentação. O amigo secreto também poderá dar dicas de boa alimentação e sugerir novos hábitos. Ao final da atividade, o professor deverá marcar um dia para a revelação de cada amigo secreto e cada amigo deverá trazer um presente que se relacione com alimentação. Ex.: livro de receitas saudáveis, revistas de boa forma, comida saudável, lanche, enfim, algo que colabore para uma mudança de hábito alimentar do colega ou reflexão em seu hábito. Esta atividade objetiva, de uma forma bem descontraída proporcionar uma reflexão no hábito alimentar não só de cada aluno, mas da turma em geral. Espera-se que essa atividade contribua para uma crítica profunda a respeito de ter uma boa alimentação e principalmente uma boa saúde.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e nas realizações das atividades solicitadas. É importante que a avaliação seja processual, e não apenas no desenvolvimento de uma única atividade. Serão avaliadas as produções escritas, a participação nos debates em sala, a organização do amigo secreto durante a semana e no momento da sua revelação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MÁRCIA DO ROSÁRIO PUGIOLI BRAGATTO, CEEBJA FRANCISCO BELTRAO E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    mrpbragatto@seed.pr.gov.br

    21/09/2010

    Cinco estrelas

    Oi Professor Lindomar!bem interessante e dinâmica sua aula! é do tipo que chama a atenção dos alunos e os instrui e orienta de forma leve e agradável. Gostei


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.