Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


27 de julho, dia do motociclista

 

04/08/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos irão conhecer o dia do motociclista, e serão levados a refletir sobre a importância de dirigir uma motocicleta com muito cuidado e responsabilidade. Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:

- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos);

- Interpretação de textos por meio de imagens, vídeos e textos jornalísticos.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Aula colaborativa e cooperativa;

- Uso do Laboratório de Informática.    

 Motivação    

Para dar início às aulas, sugerimos que os alunos estejam na sala de aula ou no Laboratório de Informática, sentados em um círculo. Feito isso, o professor deverá apresentar aos alunos as imagens de motocicletas (Figs. 1 e 2) e, em seguida, fazer algumas perguntas, sobre estas. Observamos que as perguntas estão elencadas abaixo.

Figura 1 – Imagem de um passeio de motocicleta

Disponível em: http://www.minhamoto.info/wp-content/uploads/2009/01/fury.jpg  

Acesso em: 09. Jun. 2010.  

Figura 2 – Imagem de um acidente com moto

Disponível em: http://viverseguronotransito.org.br/blog/wp-content/uploads/2009/11/acidente_moto001.jpg  

Acesso em: 09. Jun. 2010.     

Observação: O professor deverá providenciar cópias das imagens em número suficiente aos alunos, ou apresentá-las em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).   

Perguntas:

- Você já andou de motocicleta? (com essa pergunta o professor poderá explicar aos alunos que o nome correto é motocicleta e não moto!).

- Quando andou, usou capacete?

- A pessoa que pilotava a motocicleta dirigiu com cuidado?

- E o que é dirigir com cuidado?

- Você sabe quais equipamentos de segurança são necessários para quem pilota a motocicleta e para quem está no carona? Quais são?

- O que pode ter ocorrido para que a motocicleta da figura 2 esteja da maneira como está?   

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá dizer que a motocicleta é um meio de transporte muito utilizado em todo o mundo, mas que também oferece muitos riscos aos seus condutores, uma vez que não há nenhuma barreira protetora entre eles e o chão - diferente do carro, por exemplo, que possui portas e janelas.

Desta forma, é preciso tomar muito cuidado ao se pilotar uma motocicleta, para que o piloto fique seguro, bem como o carona (se houver)!     

Atividade 1  

 Dando prosseguimento à aula, os alunos  deverão ser organizados em duplas. Assim, para que os alunos possam perceber que é  importante que as motocicletas sejam conduzidas com muita responsabilidade e cuidado, o professor deverá distribuir cópias impressas das reportagens “Motos serão proibidas de trafegar pela pista expressa da marginal Tietê em SP” e “Metade dos atendimentos de traumas no HC envolve acidentes com motos”, as quais estão postadas abaixo, e pedir que façam a leitura destas.

Sugerimos que o professor entregue cópias das reportagens a todos os alunos (ou pelo menos, uma para cada dupla) e que proponha que a leitura seja feita de maneira que envolva todos, ou seja, cada um poderá ler um parágrafo de uma das reportagens.

 Dessa forma, os alunos estarão desenvolvendo a oralidade!  

Link das reportagens:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u708175.shtml    

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u602644.shtml (Fig.3)   

 Observação: O professor poderá também apresentar as reportagens em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).   

Após as leituras das reportagens, as duplas deverão fazer uma discussão, de acordo com o roteiro abaixo. Em seguida, o professor deverá mediar uma discussão entre todos os alunos, de forma a socializar opiniões, esclarecer dúvidas, corrigir conceitos errôneos etc..     

Roteiro de Discussão dos Textos:

- Com relação ao número de acidentes, qual é maior: o que ocorre com carros ou com motocicletas? Por quê?

- Quais as vantagens e desvantagens em se adotar a motocicleta como meio de transporte? Por quê?

- Por que na cidade de São Paulo foram tomadas algumas medidas de segurança com relação à motocicleta, separando as faixas de acesso nas vias públicas?

Figura 3 – Imagem do site “Folha Online”   

Depois que as discussões sobre as reportagens forem feitas, os alunos deverão seguir ao Laboratório de Informática (caso ainda não estejam) para a execução da próxima atividade que aborda a história da motocicleta.     

Atividade 2     

Nessa atividade os alunos conhecerão, a partir da exploração do site "Letsride" (Fig. 4), como a motocicleta foi criada. Os alunos deverão fazer a leitura do texto "A história do motociclismo" que há no site e conhecer, por meio de imagens, apresentadas neste, os diferentes tipos de motocicletas que já foram criadas.

   

Link do site: http://www.letsride.com.br/historia1.htm   

Figura 4 – Imagem do site “lets ride”

Disponível em: http://www.letsride.com.br/historia1.htm  

Acesso em: 01. Jun. 2010.   

 Após conhecerem a história do motociclismo, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se eles têm dúvidas sobre algo que leram, se ficaram surpresos com a história da motocicleta e o que mais chamou a atenção após a exploração do site.

Para tanto, sugerimos que os questionamentos abaixo sejam feitos aos alunos:

- Em que lugar do mundo a motocicleta foi criada?

- A primeira motocicleta foi construída em qual material?

 - Quais as principais diferenças entre a primeira motocicleta criada e as que conhecemos atualmente?    

Se possível, os alunos poderão, novamente, estar dispostos em um círculo, para que o diálogo seja o mais proveitoso possível!  

 Atividade 3   

Após conhecer a história da criação da motocicleta e de serem discutidos os cuidados necessários que um piloto deve ter ao conduzir uma, com o objetivo de finalizar as aulas, sugerimos que os alunos, com a mediação do professor, construam, de maneira coletiva, um panfleto informativo. No panfleto deverá conter informações sobre a importância de se conduzir a motocicleta com cuidado e responsabilidade, conforme roteiro postado abaixo. Além disso, poderá estar contida no panfleto uma breve síntese da história da motocicleta.   

Roteiro da Produção dos Panfletos:   

- Breve histórico sobre a história da motocicleta (quem a inventou, local e ano);

-Quais equipamentos de segurança são necessários para o piloto e seu carona?

- Breve resumo sobre o número de acidentes que envolvem motocicletas e quais medidas estão sendo tomadas para evitar esses acidentes?

-Qual dia é comemorado o dia do motociclista.     

Os sites abaixo poderão ser explorados pelos alunos na confecção destes panfletos, pois contém informações importantes sobre a condução de motocicletas.

Importante: a referência (endereço eletrônico) de onde as informações foram tiradas deverá constar nos panfletos! Os panfletos poderão ser confeccionados no computador e depois impressos, se possível.  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/julho/dia-do-motociclista.php    

http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/27-julho-dia-do-motociclista.html 

A estrutura do panfleto poderá ser como mostra a figura 5:

Figura 5 – Modelo de estrutura do panfleto

Fonte: Do autor     

Como o público destinado dos panfletos são os motoristas (de carro e ou de motocicleta), sugerimos que os alunos façam a distribuição destes na rua da escola sob a supervisão do professor e alguns funcionários da escola (Fig. 6).

Dessa maneira, os alunos estarão divulgando o material que elaboraram, além de participar ativamente como cidadãos críticos e participativos, em prol de uma causa muito importante – segurança no trânsito.

Figura 6 – Imagem de alunos distribuindo panfletos nas ruas

Disponível em: http://www.castelo.es.gov.br/site/imagens/noticias/1CT-sem%C3%A1foros.jpg  

Acesso em: 01. Jun. 2010.       

Recursos Complementares

Dica: A distribuição dos panfletos poderá ocorrer no dia 27 de julho que é o dia do motociclista!

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam que para dirigir uma motocicleta é preciso ter muito cuidado e responsabilidade.   

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e elaboração de textos);

- Interpretação de textos por meio de imagens, vídeos e textos jornalísticos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • fabio , pioxii , Espírito Santo - disse:
    fabio.hora@hotmail.com

    15/08/2012

    Cinco estrelas

    isso é muito bom e importante pro nosso futuro ter esse bom senso reforçando educação começa em casa e dar continuidade na escola


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.