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Reprodução dos seres vivos

 

26/06/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os diferentes modos de reprodução nos animais.

Refletir sobre os aspectos evolutivos nos modos de reprodução dos animais e suas vantagens. 

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Meiose e mitose.

Estratégias e recursos da aula

Existe fungo macho e fêmea? Ouça o áudio e explique como os fungos se reproduzem.

Sexo dos fungos - Freud explica? 

Sexo dos fungos – áudio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25843 Após ouvir o áudio indicado, discuta com os alunos sobre os diferentes modos de reprodução que existem entre os seres vivos (animais, vegetais e procariotos). Quais as vantagens de cada um desses processos? Qual a semelhança entre a reprodução dos fungos e a dos seres humanos? 

ATIVIDADE PESQUISA E MAPA CONCEITUAL

Para aprofundar mais sobre o tema, instrua os alunos a pesquisarem sobre os modos de reprodução dos seres vivos e organizarem o conhecimento adquirido em um mapa conceitual. Para tanto, peça que os alunos pesquisem individualmente e depois se reunam em grupos de 3 a 4 integrantes. Eles deverão montar uma árvore de conhecimento do que pesquisaram. Após montar o mapa conceitual, os alunos poderão fazer um segundo mapa, sem alguns pontos chaves para testar o conhecimento dos alunos de outras equipes. O professor poderá então instruir que os alunos troquem os mapas e preencham os espaços vazios e comentem o que poderia ser modificado ou organizado de outra maneira.

Exemplo de mapa conceitual:

 Imagem retirada de: http://proavirtualg7.pbworks.com/f/1161569306/segundo%20mapa-1.jpg (acessado dia 09/06/10). 

Após a atividade dos mapas conceituais, discuta com os alunos sobre os diferentes modos de reprodução e a evolução dos seres vivos. Quais as vantagens de cada tipo de modo de reprodução? As respostas dos alunos poderá ser oralmente. O professor poderá avaliar a participação dos alunos neste momento.

A seguir indicamos alguns recursos que serão utilizados em uma divertida atividade e proporcionará aprofundamento dos alunos no tema.

ATIVIDADE WEBGINCANA

Webgincana é uma atividade interessante e dinâmica que motivará os alunos a aprenderem mais. Leve os alunos no laboratório de informática, pois a atividade toda será desenvolvida lá. Divida a classe em pequenas equipes, e explique que eles terão que buscar preferencialmente na internet sítios, animações, imagens, documentos de pesquisa e informações sobre o tema. Tudo que eles encontrarem deverá ser referenciado (o sítio de onde retiraram o conteúdo).

 Um recurso que pode incrementar a webgincana é o Twitter. Para o professor entender como funciona o twitter, encontramos este tutorial para conhecer e cadastrar, disponível em: http://novoemfolha.folha.sites.uol.com.br/blog/twitter/   ou em: http://www.slideshare.net/Samtinha/tutorial-twitter-em-portugus e também em: http://mtv.uol.com.br/marimoon/blog/blog-da-marimoon-tutorial-completo-sobre-o-twitter (acessado dia 09/06/10).     

Para exemplificar a webgincana com o uso do twitter, abrimos uma identidade “Aulas Inovadoras”, especificamente para este fim (É interessante que o professor também faça isso). O sítio para encontrar esta identidade do twitter pode ser acessado aqui:http://twitter.com/aulasinovadoras (acessado dia 09/06/10). 

Neste twitter foi dado 10 sugestões de atividades para a webgincana. Importante: Os alunos também deverão ter suas identidades no twitter e talvez o professor tenha que reservar um dia no laboratório de informática para este registro e explicação de uso do twitter. O professor poderá fazer os “twitts” como enigmas, ou indicando determinado sítio (vídeo, imagem, informação) e perguntar um detalhe deles, ao qual os alunos deverão responder “retwittando” para o professor, ou em outras palavras, escrevendo uma resposta em 140 caracteres para o professor. O professor poderá usar de criatividade para que os alunos não repitam (colem) as respostas uns dos outros. Por exemplo, poderá pedir que os alunos encontrem um vídeo similar a um indicado, e que não podem repetir o sítio indicado. No twitter “Aulas Inovadoras” damos algumas sugestões de trabalho. 

O professor poderá por exemplo, pedir que os alunos respondam (RT) sobre detalhes de certos sítios ou vídeos. Por exemplo, o vídeo da teleaula do Telecurso 2000 fala sobre a reprodução dos seres vivos, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qrNmyLCKTK4 (acessado dia 09/06/10). Sobre este vídeo, o professor poderá perguntar: 

- de que maneira ocorre a reprodução das plantas? (veja no twitter como fica esta questão, acesse: http://twitter.com/aulasinovadoras). 

- busque na internet uma imagem que exemplifique a reprodução vegetal.

-  procure as semelhanças entre a reprodução vegetal e a dos mamíferos.

Ou então, poderá pedir que os alunos citem exemplos na internet de partenogênese e metagênese(os alunos deverão responder por RT no twitter e não poderão repetir os sítios já publicados). O professor poderá também pedir piadas ou fazer pegadinhas bem humoradas sobre o tema, para deixar a atividade mais divertida.       

 ATIVIDADE EXPERIMENTOS – CONFECÇÃO DE RELATÓRIO

Se for possível, o professor poderá observar a reprodução de peixes através do experimento abaixo,”aprendendo com os lebistes”, disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/aprendendo-com-os-lebistes.htm (acessado dia 09/06/10). 

Para tanto, o professor deverá se organizar com um mês de antecedência, que é o período que a fêmea gesta os ovos de lebistes, e levar os alunos a observarem a fêmea prenha já perto de botar e eclodir os ovos. A reprodução é de que tipo (cruzada, sexuada, com coito ou sem)? Quais aspectos evolutivos presentes nesse tipo de reprodução?

 Já para observar a reprodução assexuada, sugerimos dois experimentos: Planárias, disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/aula-pratica-planarias.htm (acessado dia 09/06/10). 

Bactérias do bem fazendo yogurte, disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/as-bacterias-bem-fazendo-iogurte.htm (acessado dia 09/06/10). 

Que aspectos evolutivos estão presentes nos dois experimentos? De que maneira estes tipos de reprodução trazem vantagens a estes organismos? Existe a possibilidade de mutação? Isto é vantajoso, e por quê? Estas perguntas e toda a metodologia dos experimentos deverão ser registradas no relatório (individual) e entregue ao professor, esta atividade será parte da avaliação.

Como fazer um relatório Para orientar a confecção dos relatórios peça que os alunos acessem  o sítio Euclides, “Como fazer um relatório”, disponível em: http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html (acessado dia 05/05/10) e

 “Antes de fazer um relatório leia-me”, disponível em: http://collatio.tripod.com/regeq/relat.htm (acessado dia 05/05/10).     

 

ATIVIDADE – CONFECÇÃO DE INFOGRÁFICO

O infográfico é uma ilustração que mescla imagem e informação. Algumas vezes também colocam pequenos textos e gráficos junto com a ilustração do tema.

Para finalizar as atividades, os alunos deverão confeccionar um infográfico sobre os diversos modos de reprodução dos seres vivos. O professor poderá dividir a turma em equipes de 3 a 4 integrantes e optar por selecionar temas específicos para cada equipe ou que todas as equipes desenvolvam o tema por inteiro (todos os modos de reprodução dos seres vivos). É interessante que os alunos retomem os mapas conceituais feitos no início das aulas para orientar esta atividade. Os infográficos depois de prontos deverão ser apresentados pelos alunos para toda a turma.

O professor poderá expor os trabalhos do lado de fora das salas de aulas, para que toda a escola tenha conhecimento do tema. Instrua os alunos a buscarem imagens e referências para enriquecer o infográfico. A criatividade é um critério importante nesta atividade.

 Exemplo de infográfico:

Imagem disponível em: http://tudibao.com.br/v1/wp-content/uploads/2010/03/plantas.jpg (acessado dia 09/06/10). 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Sexo dos fungos - Freud explica? Áudio
Recursos Complementares

VÍDEOS

 Reprodução assexuada – bactérias - http://www.youtube.com/watch?v=gEwzDydciWc&feature=related (acessado dia 09/06/10). 

Reprodução assexuada – brotamento – ciclo das medusas- http://www.youtube.com/watch?v=d_TIWq1N6wQ&feature=related (acessado dia 09/06/10). 

Brotamento – hidra - http://www.youtube.com/watch?v=kH1KYHaUAWk&feature=related (acessado dia 09/06/10). 

Fissão binária euglena - http://www.youtube.com/watch?v=5fg3Q-hbSsI&feature=related (acessado dia 09/06/10). 

Reprodução dos seres vivos – telecurso 2000 - http://www.youtube.com/watch?v=qrNmyLCKTK4 (acessado dia 09/06/10). 

Reprodução partenogênica - http://videos.sapo.pt/gq621WONZfowoe5rItj9 (acessado dia 09/06/10). 

Gemulação - http://www.youtube.com/watch?v=HWfMRhsNqFM&NR=1 (acessado dia 09/06/10). 

 Sítios de referência

Desenvolvimento embrionário de rãs - http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/desenvolvimento-embrionario-ras.htm (acessado dia 09/06/10). 

Reprodução sexuada, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/sexuada.htm (acessado dia 09/06/10).  

Reprodução assexuada, disponível em:http://www.brasilescola.com/biologia/assexuada.htm (acessado dia 09/06/10). 

Casos especiais de reprodução, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/casos-especiais.htm (acessado dia 09/06/10). 

Webquest, “reprodução dos seres vivos”, disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=16118&id_pagina=1 (acessado dia 09/06/10) e “reprodução dos insetos”, disponível em:   http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=7358&id_pagina=3 (acessado dia 09/06/10). 

Saiba mais sobre twitter...

Twitter na educação básica, disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=818 (acessado dia 09/06/10). 

Twitter e web curriculo, disponível em: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=819  (acessado dia 09/06/10).  

Avaliação

A avaliação poderá ser feita analisando a participação dos alunos nas aulas, como nos debates e discussões (pelo número de participações de cada aluno, pertinência das perguntas, profundidade das contribuições, fontes de pesquisa citadas, etc.). Além das participações, o professor poderá avaliar as produções feitas pelos alunos, como a pesquisa e mapa conceitual, respostas da webgincana, qualidade do relatório dos experimentos e infográfico. Para cada produto, o professor poderá explicitar critérios aos alunos, assim eles saberão de que forma serão avaliados. Por exemplo:

Pesquisa e mapa conceitual – número de fontes pesquisadas, qualidade e profundidade do conteúdo pesquisado, modo de organização do conhecimento no mapa conceitual, ligações corretas no mapa, entre outros.

Webgincana – correção das respostas, fonte pesquisada, rapidez de resposta.

 Relatório – Organização dos dados, tabulação do relatório, profundidade do conhecimento, fontes pesquisadas.

Infográfico – Criatividade, organização, fontes pesquisadas, qualidade das imagens, profundidade do conteúdo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Marisa Morais De Arruda Alves, unopar Patos PB. , Paraíba - disse:
    marisa-20102@hotmail.com

    31/07/2012

    Cinco estrelas

    excelente.por que tem informações sobre os fungos que eu nem tinha noção.ja comecei o dia empogada,adorei.e vou ler ,reler e entender tudo que acontece com os seres.e obrigado por essa aula que é tudo de bom.


  • maria cleide natali, Colégio Estadual Pedro II , Paraná - disse:
    mcnatali2003@yahoo.com.br

    10/11/2010

    Cinco estrelas

    excelente. Dentro da pedagogia Historico crítica de Saviani, metodologia desenvolvida Pelo Dr. Joao Gasparim. Tudo de bom.


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