Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Futebol de Areia

 

15/10/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar e conhecer as regras do Futebol de Areia;

Aprender os fundamentos do jogo;

Criar novas regras adaptadas a escola;

Duração das atividades
7 aulas 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

FUTEBOL DE AREIA / FUTEBOL PRAIA / BEACH SOCCER

 

O Futebol de Areia começou a ser disputado em 1992, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado em Los Angeles. No ano seguinte, o primeiro campeonato profissional em Miami Beach, com as equipes de Brasil, EUA, Itália e Argentina.

Características do Jogo

Uma partida de futebol de areia é jogada entre dois times de cinco jogadores, sendo um deles um goleiro. Cinco jogadores adicionais são permitidos no banco de reservas. Como no futsal, um número ilimitado de substituições (incluindo os goleiros) pode ser realizado em qualquer momento do jogo. Aos jogadores de futebol de praia não é permitido jogar com qualquer tipo de calçado. Eles devem estar descalços.O goleiro pode agarrar a bola dentro de sua área e tem permissão de usar luvas e traje adequado.

Cada partida tem dois juízes, ambos com igual autoridade para aplicar as leis do jogo. Em adição, um terceiro juiz e um responsável pela marcação do tempo ficam sentados na mesa de tempo, que fica na linha de meio de campo, ao mesmo lado da área de substituição.

BENEFÍCIOS

O FUTEBOL DE AREIA / PRAIA / BEACH SOCCER aumenta a resistência muscular, principalmente dos membros inferiores, e ainda proporciona trabalho aeróbico pela corrida constante. "Quanto mais fofa a areia, mais força e explosão muscular são exigidas nas arrancadas". A areia também diminui o impacto nas articulações e ameniza os movimentos bruscos, o que torna a prática mais segura.

FUNDAMENTOS

O Passe

Na areia requer que a bola esteja em movimento ou acima do nível da superfície, nunca no buraco.

Controle de bola

  • Com os pés;
  • Com a coxa;
  • Com o abdômen;
  • Com o peito;
  • Com a cabeça.
  • Conduzir a bola

Quando houver espaço livre pela frente e na falta de opção pelo passe, o jogador se projeta rapidamente com a bola diante da exigência da jogada. É a progressão do jogador com a bola nos pés dando toques sucessivos, procurando mantê-la dominada, o máximo possível junto ao corpo, utilizando ambos os pés, de preferência.

O drible

É o ato de enganar o adversário, com ou sem bola.

O chute

Utiliza-se a parte interna, a externa e o dorso dos pés.

Fatores que contribuem para a precisão do chute são:

  • O equilíbrio do corpo
  • A entrada de bola
  • Força
  • Posição do pé de toque
  • Posição do pé de apoio
  • Tipos de chute: Reto, de Curva, de Bico, Voleio, Bate-pronto e Bicicleta

A ideia das aulas é apresentar opções de pequenos jogos que podem ser realizados com poucos alunos, em pequenos espaços e sem muito material, fazendo alunos refletirem sobre como podem praticar alguma forma de futebol, como o Futebol de Areia.

Algumas questões poderão ajudar a sensibilizar os alunos  para o conhecimento desses jogos. Exemplos: O que vocês jogam quando existem poucos colegas disponíveis para jogar? Quem já experimentou jogar Futebol de Areia , também conhecido como Futebol de Praia ou beach soccer? Qual a importância de vivenciarmos estes pequenos jogos derivados do futebol? Em que essas atividades podem influenciar nossas práticas escolares e de lazer?

AULA 01

Espaço: quadra da escola ou pátio

Material: bolas de futebol, coletes e cones

FUNDAMENTO - PASSE

ATIVIDADE 01

Bobinho

Muito conhecido por meninos e meninas, consiste em não deixar que aluno do centro (com colete) encoste ou domine a bola. O passe deve ser realizado com os pés e deve-se combinar que tipo e quantos toques podem ser dados na bola. Simultaneamente, 3 ou mais grupos podem realizar a mesma atividade.

ATIVIDADE 02

Acerta o Alvo 

O jogo tem a mesma formação que o Bobinho, porém o objetivo é acertar a bola no cone que deverá estar no centro da roda. O bobinho tem como função evitar que os alunos através dos passes acertem o cone. O aluno poderá movimentar-se apenas em torno do cone. A cada 3 defesas do bobinho troca-se aposição dos alunos. Pode-se combinar que o passe seja realizado apenas com um dos pés ou apenas coma parte interna ou externa do pé, de bico etc. Quem infringir as regras vai para o meio defender o cone. Outras regras podem ser criadas.

ATIVIDADE 03 e 04

  • Alunos um de frente para o outro e com uma bola realizam passes. Variar distância, tipo de passe e pé de execução.  
  • Coloca-se três mini traves de cones na linha central, onde as equipes podem fazer gols nas mini traves e na meta principal com goleiro. As equipes atacam cada uma em uma meta e o gol nas mini traves deve ser feito no sentido do seu ataque. Se fizerem gol nas mini traves e a bola não sair, o jogo continua podendo fazer gol também na meta com o goleiro. Caso uma equipe faça gol na mini trave e na meta principal na mesma jogada, ganha mais 1 gol de premiação.

AULA 02

Espaço: quadra da escola ou pátio

Material: bolas de futebol, coletes e cones

FUNDAMENTO - CONTROLE DE BOLA 

ATIVIDADE 01

Corrida com a bola

O aluno de posse de uma bola conduzirá a bola de frente, de costas e lateralmente;

ATIVIDADES 02, 03, 04 e 05

  • Efetuar "bolinha" ou "embaixada", após uma batida com o dorso do pé, o aluno deve deixar a bola bater uma vez no chão;
  • Um aluno fica com a bola nas mãos e joga a mesma na altura do peito do companheiro que domina e devolve com a parte interna do pé e sem deixar a bola cair no chão.
  • Um aluno fica com a bola nas mãos e joga a mesma na altura da coxa do companheiro que domina e devolve com a parte interna do pé e sem deixar a bola cair no chão.
  • Um aluno fica com a bola nas mãos e joga a mesma na altura da cabeça do companheiro que domina e devolve com a parte interna do pé e sem deixar a bola cair no chão.

ATIVIDADE 06

JOGO I

Serão formadas duas equipes, joga-se futebol de areia sem goleiro e com gols pequenos delimitados por cones, onde só vale gol dentro da área e os alunos poderão somente dar só um toque na bola.

JOGO II

Serão formadas duas equipes, joga-se futebol de areia com o goleiro e com gols grandes delimitados por cones, onde vale gol de qualquer lugar e os alunos poderão dar vários toques na bola em direção ao gol.

AULA 03

Espaço: quadra da escola ou pátio

Material: bolas de futebol, coletes e cones

FUNDAMENTO - DRIBLE

ATIVIDADE 01

O professor realizará um jogo em que os alunos deverão se dividir em dois grupos sendo um deles de posse da bola e com a finalidade de driblar os outros alunos. O grupo sem a bola deverá "roubar" a bola do outro.

Variação do jogo em duplas e de mãos dadas.

ATIVIDADES 02 e 03

  • Dividir a turma em grupos e de frente para os quatro cones enfileirados e com espaço de um metro de distância, onde os alunos deverão driblar os cones e finalizar para o gol.
  • Dividir a turma em quatro grupos um em cada lateral do campo, onde um dos grupos deverá atacar e a outra defender, utilizando as variações 1x1, 2x2,3x3. Dividir a quadra em mini campos e realizar também mini jogos utilizando as variações 3x3, 4x4 e 5x5.

ATIVIDADE 04

Para finalizar a aula estes mesmos grupos deverão realizar uma disputa de penalty entre eles e utilizando os dois gols da quadra e um aluno de cada vez fará uma cobrança de penalty, quem perder sai e quem fizer continua.

AULA 04

Espaço: quadra da escola ou pátio

Material: bolas de futebol, coletes e cones

FUNDAMENTO - CHUTE

ATIVIDADE 01 e 02

  • O professor utilizará os dois lados da quadra para realizar a atividade e os alunos divididos em dois grupos e em colunas conduzem a bola, onde deverão passar com a bola driblando os cones e chutar a gol.
  • O professor utilizará os dois lados da quadra para realizar a atividade e os alunos divididos em dois grupos e em colunas conduzem a bola até perto de um cone, mas antes de chutar a gol, executam um passe ao colega e recebem de volta para chutar a gol.

ATIVIDADE 03 e 04

  • Dois alunos, um de cada lado da quadra, jogam bolas alternadas para um aluno chutar a gol de voleio, com a perna direita e esquerda.
  • Alunos divididos em colunas e no meio da quadra, com a bola na mão, conduzem a bola até próximo do gol, onde jogarão a bola para o alto e chutarão a gol de voleio.

AULA 05

Espaço: quadra da escola ou pátio

Material: bolas de futebol, coletes e cones

ATIVIDADES 01 e 02

  • O professor colocará várias bolas em diferentes posições e de frente para o gol. Os alunos deverão um de cada vez chutar a gol, dar uma volta no cone que está colocado a seis metros e chutar a gol outra bola, até as bolas terminarem.
  • Um aluno ficará na marca do penalty, professor com várias bolas de frente para ele, professor joga a bola na direção do aluno que a segura com a mão, faz o giro e chuta a gol. Podendo chutar de Bico, reto, voleio, bate-pronto.

ATIVIDADES 03 e 04

  • Alunos divididos em duplas no centro da quadra. O professor joga uma bola à frente para que os alunos corram para alcança-la. Quem chegar primeiro chuta a gol.
  • Utilizando os dois gols, serão colocados seis cones na lateral de cada meia quadra; alunos deverão driblar os cones e chutar a gol fazendo o mesmo movimento do outro lado.

AULA 06

Espaço: quadra da escola ou pátio

Material: bolas de futebol, coletes e cones

ATIVIDADES 01 e 02

  • Alunos espalhados em uma área determinada, cada um com uma bola, eles driblam neste espaço. Ao sinal do professor, eles deverão proteger a sua bola e tentar chutar para longe a bola de outro aluno. Quem perde a bola não pode chutar outras bolas, tendo que ir buscar a sua para participar do jogo.
  • Um jogo de quatro contra quatro, com três pequenos gols e três equipes. Cada equipe é composta por um goleiro e três  jogadores. Cada equipe defende o seu gol e ataca as outras duas equipes.

AULA 07

Espaço: quadra da escola ou pátio

Material: bolas de futebol, coletes e cones

O professor dividirá a turma em quatro times de cinco jogadores e realizará um jogo de futebol areia. Obedecendo as regras da modalidade.

Recursos Complementares
Avaliação

Pedir que os alunos apontem as regras do Futebol de Areia e as diferenças para o Futebol.

Listar junto aos alunos as regras que foram adaptadas a escola e buscar o motivo da implantação das novas regras.

Verificar quais os fundamentos vivenciados e quais as dificuldades encontradas em sua execução.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.