15/10/2010
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar e conhecer as regras do Futebol de Areia;
Aprender os fundamentos do jogo;
Criar novas regras adaptadas a escola;
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
FUTEBOL DE AREIA / FUTEBOL PRAIA / BEACH SOCCER
O Futebol de Areia começou a ser disputado em 1992, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado em Los Angeles. No ano seguinte, o primeiro campeonato profissional em Miami Beach, com as equipes de Brasil, EUA, Itália e Argentina.
Características do Jogo
Uma partida de futebol de areia é jogada entre dois times de cinco jogadores, sendo um deles um goleiro. Cinco jogadores adicionais são permitidos no banco de reservas. Como no futsal, um número ilimitado de substituições (incluindo os goleiros) pode ser realizado em qualquer momento do jogo. Aos jogadores de futebol de praia não é permitido jogar com qualquer tipo de calçado. Eles devem estar descalços.O goleiro pode agarrar a bola dentro de sua área e tem permissão de usar luvas e traje adequado.
Cada partida tem dois juízes, ambos com igual autoridade para aplicar as leis do jogo. Em adição, um terceiro juiz e um responsável pela marcação do tempo ficam sentados na mesa de tempo, que fica na linha de meio de campo, ao mesmo lado da área de substituição.
BENEFÍCIOS
O FUTEBOL DE AREIA / PRAIA / BEACH SOCCER aumenta a resistência muscular, principalmente dos membros inferiores, e ainda proporciona trabalho aeróbico pela corrida constante. "Quanto mais fofa a areia, mais força e explosão muscular são exigidas nas arrancadas". A areia também diminui o impacto nas articulações e ameniza os movimentos bruscos, o que torna a prática mais segura.
FUNDAMENTOS
O Passe
Na areia requer que a bola esteja em movimento ou acima do nível da superfície, nunca no buraco.
Controle de bola
Quando houver espaço livre pela frente e na falta de opção pelo passe, o jogador se projeta rapidamente com a bola diante da exigência da jogada. É a progressão do jogador com a bola nos pés dando toques sucessivos, procurando mantê-la dominada, o máximo possível junto ao corpo, utilizando ambos os pés, de preferência.
O drible
É o ato de enganar o adversário, com ou sem bola.
O chute
Utiliza-se a parte interna, a externa e o dorso dos pés.
Fatores que contribuem para a precisão do chute são:
A ideia das aulas é apresentar opções de pequenos jogos que podem ser realizados com poucos alunos, em pequenos espaços e sem muito material, fazendo alunos refletirem sobre como podem praticar alguma forma de futebol, como o Futebol de Areia.
Algumas questões poderão ajudar a sensibilizar os alunos para o conhecimento desses jogos. Exemplos: O que vocês jogam quando existem poucos colegas disponíveis para jogar? Quem já experimentou jogar Futebol de Areia , também conhecido como Futebol de Praia ou beach soccer? Qual a importância de vivenciarmos estes pequenos jogos derivados do futebol? Em que essas atividades podem influenciar nossas práticas escolares e de lazer?
AULA 01
Espaço: quadra da escola ou pátio
Material: bolas de futebol, coletes e cones
FUNDAMENTO - PASSE
ATIVIDADE 01
Bobinho
Muito conhecido por meninos e meninas, consiste em não deixar que aluno do centro (com colete) encoste ou domine a bola. O passe deve ser realizado com os pés e deve-se combinar que tipo e quantos toques podem ser dados na bola. Simultaneamente, 3 ou mais grupos podem realizar a mesma atividade.
ATIVIDADE 02
Acerta o Alvo
O jogo tem a mesma formação que o Bobinho, porém o objetivo é acertar a bola no cone que deverá estar no centro da roda. O bobinho tem como função evitar que os alunos através dos passes acertem o cone. O aluno poderá movimentar-se apenas em torno do cone. A cada 3 defesas do bobinho troca-se aposição dos alunos. Pode-se combinar que o passe seja realizado apenas com um dos pés ou apenas coma parte interna ou externa do pé, de bico etc. Quem infringir as regras vai para o meio defender o cone. Outras regras podem ser criadas.
ATIVIDADE 03 e 04
AULA 02
Espaço: quadra da escola ou pátio
Material: bolas de futebol, coletes e cones
FUNDAMENTO - CONTROLE DE BOLA
ATIVIDADE 01
Corrida com a bola
O aluno de posse de uma bola conduzirá a bola de frente, de costas e lateralmente;
ATIVIDADES 02, 03, 04 e 05
ATIVIDADE 06
JOGO I
Serão formadas duas equipes, joga-se futebol de areia sem goleiro e com gols pequenos delimitados por cones, onde só vale gol dentro da área e os alunos poderão somente dar só um toque na bola.
JOGO II
Serão formadas duas equipes, joga-se futebol de areia com o goleiro e com gols grandes delimitados por cones, onde vale gol de qualquer lugar e os alunos poderão dar vários toques na bola em direção ao gol.
AULA 03
Espaço: quadra da escola ou pátio
Material: bolas de futebol, coletes e cones
FUNDAMENTO - DRIBLE
ATIVIDADE 01
O professor realizará um jogo em que os alunos deverão se dividir em dois grupos sendo um deles de posse da bola e com a finalidade de driblar os outros alunos. O grupo sem a bola deverá "roubar" a bola do outro.
Variação do jogo em duplas e de mãos dadas.
ATIVIDADES 02 e 03
ATIVIDADE 04
Para finalizar a aula estes mesmos grupos deverão realizar uma disputa de penalty entre eles e utilizando os dois gols da quadra e um aluno de cada vez fará uma cobrança de penalty, quem perder sai e quem fizer continua.
AULA 04
Espaço: quadra da escola ou pátio
Material: bolas de futebol, coletes e cones
FUNDAMENTO - CHUTE
ATIVIDADE 01 e 02
ATIVIDADE 03 e 04
AULA 05
Espaço: quadra da escola ou pátio
Material: bolas de futebol, coletes e cones
ATIVIDADES 01 e 02
ATIVIDADES 03 e 04
AULA 06
Espaço: quadra da escola ou pátio
Material: bolas de futebol, coletes e cones
ATIVIDADES 01 e 02
AULA 07
Espaço: quadra da escola ou pátio
Material: bolas de futebol, coletes e cones
O professor dividirá a turma em quatro times de cinco jogadores e realizará um jogo de futebol areia. Obedecendo as regras da modalidade.
Pedir que os alunos apontem as regras do Futebol de Areia e as diferenças para o Futebol.
Listar junto aos alunos as regras que foram adaptadas a escola e buscar o motivo da implantação das novas regras.
Verificar quais os fundamentos vivenciados e quais as dificuldades encontradas em sua execução.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/09/2012
Cinco estrelasgostei muito desse artigo esta me ajudando muito com meu trabalho de educação fisíca adorei!!!!
29/09/2011
Cinco estrelasadorei
21/04/2011
Cinco estrelasMuito bom.
03/01/2011
Cinco estrelasCom certeza vai ser de grande valia, pois estou a frente de uma associação de beach soccer nas areias de floripa onde estamos formando uma escolinha de futebol.