10/07/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Professor, vamos conversar um pouco sobre a forma que podemos trabalhar com nossos alunos sobre o assunto “Desafio empresarial”. Leve para sala de aula textos de jornais ou revistas sobre economia e planejamento financeiro, de preferência que tenham gráficos que ilustrem o comportamento financeiro de empresas. Sugerimos que você formar grupos de alunos. Com os grupos formados provoque um debate sobre aplicação de funções que se voltariam para a questão empresarial. Utilize material publicado em revistas semanais e jornais ou textos e vídeos adaptados que abordem o funcionamento de empresas.
Questões para discussão
Como sugestão para abrir a discussão, o Professor poderá fazer perguntas como:
1) Tentem identificar quando uma empresa está indo bem ou mal? Aqui, poderão ser utilizados gráficos de venda, receita e lucro para contextualizar as questões.
2) O que um empresário deve se preocupar para gerenciar sua empresa?
3) Que variáveis (marketing, n. de funcionários etc) podem ser modificadas para melhorar o desempenho de uma empresa?
Peça aos alunos que se organizem em duplas. A atividade poderá ser mais proveitosa, se o aluno tiver em mãos: lápis, papel (inclusive o papel quadriculado para traçarem gráficos) e calculadora de bolso. Peça aos alunos que acessem o sítio http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/desafio/desafio.html. Será mostrada a tela abaixo:
Em seguida será mostrada uma animação inicial contando o objetivo da aplicação. Caso queira, clique com o mouse em “Pular Animação”.
Será então apresentado o objetivo da tarefa os alunos deverão cumprir.
Será informada a situação das despesas da empresa no ano anterior.
No quadro o aluno deverá ter uma noção de coordenadas cartesianas para que possa marcar os pontos relacionando o mês da despesa com o respectivo valor.
O aluno pode verificar se a marcação dos pontos esta correta clicando em “Checar pontos”. Em seguida o aplicativo mostrará a tela com as informações sobre a receita do ano anterior.
O aluno novamente deverá marcar alguns pontos no gráfico, mas agora ele terá que ter o conceito de lucro que é a diferença entre a receita e a despesa. Comente com seus alunos:
• Períodos que apresentam lucro.
• Períodos que apresentam prejuízo.
• Período que sem lucro e sem prejuízo.
• Taxa de crescimento.
Agora chegou o momento em que aluno deverá mostrar sua capacidade empreendedora para obter o lucro determinado considerando a condição imposta.
A função em análise é uma função do 2º grau. Peça aos alunos que movimentem as guias com os valores de Marketing, Investimentos e Salário de Funcionários. Professor, o Desafio Empresarial baseia-se na importância que o conhecimento sobre funções tem para a compreensão de muitos problemas da vida, em especial o controle de despesas e receitas, portanto oriente seus alunos a observarem detalhes do tipo:
• Crescimento do lucro durante o ano.
• Lucro inicial, cuidar para que não apresente prejuízo.
• Ficar atento para que a despesa não seja alta.
Após a atividade no computador, será recomendável uma aula que possa discutir sobre as atividades realizadas pelos alunos e suas principais dúvidas com relação ao assunto. A partir dessa discussão, poderá se esclarecer pontos específicos sobre função e formalizar o conhecimento sobre a referida matéria como, a Lei de Formação de uma função. Os alunos poderão discutir o êxito que tiveram na atividade. As estratégias utilizadas para obtenção do mesmo. Aqueles que não conseguiram atingir a meta determinada poderão explicitar seu raciocínio e comparar com aqueles que obtiveram sucesso para tirar suas conclusões e verificar seu erro. Professor, faça um comentário sobre a formação de lucros utilizando funções exponenciais.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!