Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Desafio Empresarial

 

10/07/2009

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Saber ler, interpretar o gráfico e identificar as coordenadas de pontos; Proporcionar ao aluno condições de descobrir, com a mediação do professor, a fórmula que permite calcular a distância entre dois pontos, sendo dadas suas coordenadas, bem como desenvolver a capacidade de raciocínio dedutivo.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Noções de plano cartesiano, pares ordenados e gráficos. •Noções de gráficos de funções lineares e quadráticas.
Estratégias e recursos da aula
Em sala de aula

               Professor, vamos conversar um pouco sobre a forma que podemos trabalhar com nossos alunos sobre o assunto “Desafio empresarial”. Leve para sala de aula textos de jornais ou revistas sobre economia e planejamento financeiro, de preferência que tenham gráficos que ilustrem o comportamento financeiro de empresas. Sugerimos que você formar grupos de alunos. Com os grupos formados provoque um debate sobre aplicação de funções que se voltariam para a questão empresarial. Utilize material publicado em revistas semanais e jornais ou textos e vídeos adaptados que abordem o funcionamento de empresas.

Questões para discussão


               Como sugestão para abrir a discussão, o Professor poderá fazer perguntas como:

               1) Tentem identificar quando uma empresa está indo bem ou mal? Aqui, poderão ser utilizados gráficos de venda, receita e lucro para contextualizar as questões.

                2) O que um empresário deve se preocupar para gerenciar sua empresa?

               3) Que variáveis (marketing, n. de funcionários etc) podem ser modificadas para melhorar o desempenho de uma empresa?


No laboratório de informática

               Peça aos alunos que se organizem em duplas. A atividade poderá ser mais proveitosa, se o aluno tiver em mãos: lápis, papel (inclusive o papel quadriculado para traçarem gráficos) e calculadora de bolso. Peça aos alunos que acessem o sítio http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/desafio/desafio.html. Será mostrada a tela abaixo:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2085/imagens/Aula2009_66_Fig_01.jpg

               Em seguida será mostrada uma animação inicial contando o objetivo da aplicação. Caso queira, clique com o mouse em “Pular Animação”.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2085/imagens/Aula2009_66_Fig_02.jpg

               Será então apresentado o objetivo da tarefa os alunos deverão cumprir.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2085/imagens/Aula2009_66_Fig_03.jpg

               Será informada a situação das despesas da empresa no ano anterior.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2085/imagens/Aula2009_66_Fig_04.jpg

               No quadro o aluno deverá ter uma noção de coordenadas cartesianas para que possa marcar os pontos relacionando o mês da despesa com o respectivo valor.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2085/imagens/Aula2009_66_Fig_05.jpg

                O aluno pode verificar se a marcação dos pontos esta correta clicando em “Checar pontos”. Em seguida o aplicativo mostrará a tela com as informações sobre a receita do ano anterior.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2085/imagens/Aula2009_66_Fig_06.jpg

               O aluno novamente deverá marcar alguns pontos no gráfico, mas agora ele terá que ter o conceito de lucro que é a diferença entre a receita e a despesa. Comente com seus alunos:
                    • Períodos que apresentam lucro.
                    • Períodos que apresentam prejuízo.
                    • Período que sem lucro e sem prejuízo.
                    • Taxa de crescimento.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2085/imagens/Aula2009_66_Fig_07.jpg

               Agora chegou o momento em que aluno deverá mostrar sua capacidade empreendedora para obter o lucro determinado considerando a condição imposta.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2085/imagens/Aula2009_66_Fig_08.jpg


               A função em análise é uma função do 2º grau. Peça aos alunos que movimentem as guias com os valores de Marketing, Investimentos e Salário de Funcionários. Professor, o Desafio Empresarial baseia-se na importância que o conhecimento sobre funções tem para a compreensão de muitos problemas da vida, em especial o controle de despesas e receitas, portanto oriente seus alunos a observarem detalhes do tipo:
               • Crescimento do lucro durante o ano.
               • Lucro inicial, cuidar para que não apresente prejuízo.
               • Ficar atento para que a despesa não seja alta.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2085/imagens/Aula2009_66_Fig_09.jpg 


De volta à sala de aula

               Após a atividade no computador, será recomendável uma aula que possa discutir sobre as atividades realizadas pelos alunos e suas principais dúvidas com relação ao assunto. A partir dessa discussão, poderá se esclarecer pontos específicos sobre função e formalizar o conhecimento sobre a referida matéria como, a Lei de Formação de uma função. Os alunos poderão discutir o êxito que tiveram na atividade. As estratégias utilizadas para obtenção do mesmo. Aqueles que não conseguiram atingir a meta determinada poderão explicitar seu raciocínio e comparar com aqueles que obtiveram sucesso para tirar suas conclusões e verificar seu erro. Professor, faça um comentário sobre a formação de lucros utilizando funções exponenciais.
 

Avaliação
Na atividade com o aplicativo, a avaliação poderá ser feita a partir das discussões e elaboração de um relatório dos alunos acerca dos resultados obtidos. A discussão deveria estar centrada em quais táticas foram usados, quais não levaram a um sucesso e que outras soluções seriam possíveis. Na atividade em sala de aula, o professor instigaria os alunos a deduzir a lei de formação de uma função e poderia promover uma nova discussão.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.