06/08/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
• Realizar atividades seguindo instruções orais ou escritas.
• Utilizar adequadamente os recursos visuais na produção de cartazes, compreendendo sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.
• Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.
• Conscientizar-se da importância da preservação e do não desperdício de água, energia e alimento.
• Conscientizar-se da importância do cidadão na preservação e conservação do meio ambiente.
- Gênero textual: tirinha – forma composicional, linguagem função e contexto de circulação. - Gênero textual: cartaz – forma composicional, linguagem função e contexto de circulação. - Gênero textual: mandamento – forma composicional, linguagem função e contexto de circulação.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalhos em grupos;
- debate;
- produção de texto;
Desenvolvimento:
1ª Atividade:
a) O professor coloca no quadro as palavras e solicita que os alunos façam a leitura das mesmas.
CONSCIENTIZAÇÃO DESPERDÍCIO ENERGIA ELÉTRICA
ÁGUA ALIMENTOS PAPEL
b) Com o objetivo de saber o nível de percepção dos alunos em relação ao assunto da aula, o professor divide a turma em grupos e solicita que cada um escreva uma tirinha em que essas palavras apareçam no texto e que será publicada no jornal mural da escola.
OBS: “Tirinha: segmento ou fragmento de histórias em quadrinhos, geralmente com três ou quatro quadros, apresenta texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação. Circula em jornais ou revistas, numa só faixa horizontal de mais ou menos 14 cmX14 cm, em geral, na seção “Quadrinhos” do caderno de diversões, amenidades.”
COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
a) Após a produção das tirinhas, o professor propõe a socialização e correção das mesmas para que sejam colocadas no mural da escola.
2ª Atividade:
a) Retomando as idéias contidas nos textos das tirinhas produzidas na atividade anterior, o professor escreve a frase no quadro, propondo que os alunos manifestem suas opiniões sobre a mesma: “A conscientização do desperdício não se limita apenas no uso da energia elétrica, mas também de outros recursos naturais como a água, o gás e os alimentos, além dos materiais de consumo, como papel e plástico”.
b) Após ouvir a opinião dos alunos e ainda com a turma em grupos, o professor entrega uma pergunta a cada um deles, solicitando que discutam e respondam a questão:
- O que é consumo consciente?
- Por que é importante reduzir a poluição do ar?
- Por que economizar energia é importante para o país e o planeta?
- Por que é importante não desperdiçar alimentos?
- Por que preservar e economizar água é importante para a vida no planeta?
- Como podemos economizar água, energia elétrica e papel em casa e na sala de aula?
(Se o professor precisar de ajuda, consultar os links sugeridos em recursos complementares.)
c) Após ouvir as respostas e fazer os comentários necessários, o professor propõe que cada grupo crie um cartaz com dicas para orientar os consumidores sobre o tema de cada um deles.
d) O professor propõe a socialização dos cartazes, fazendo as intervenções necessárias em relação ao conteúdo e aos aspectos da língua. Após as correções, o professor combina com a turma a colocação desses cartazes nas dependências da escola.
3ª Atividade:
a) O professor entrega o texto a Declaração Universal dos Direitos da Água, propondo a leitura do mesmo.
Declaração Universal dos Direitos da Água A ONU redigiu um documento em 22 de março de 1992 - intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água"
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
rt. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. Fonte: ONU (Organização das Nações Unidas)
b) Após a leitura, propõe que a turma discuta o texto a partir das questões:
- O que mais chamou sua atenção no texto?
- Que informação dada pelo texto foi uma novidade para você?
- Os direitos da água estão sendo respeitados? Que situações ocorridas no mundo nos mostram o respeito ou o desrespeito aos direitos da água?
- O que você, cidadão, tem feito para respeitar os direitos da água?
- Você acrescentaria mais algum artigo a esse texto? Qual?
4ª Atividade:
a) Com a turma dividida em grupos, o professor propõe a construção dos 10 mandamentos do combate ao desperdício de água, energia e alimento.
OBS: É importante orientar os alunos que na elaboração dos mandamentos é preciso observar que: a linguagem é curta, convincente e imperativa e que não se usa a palavra “evite” nos textos.
b) O professor propõe a socialização dos textos criados pela turma, faz as correções e comentários e combina a colocação desse material nas dependências da escola.
c) O profesor poderá colocar a música Planeta água de Guilherme Arantes, para os alunos ouvir, enquanto elaboram os cartazes ou, ao término da aula poderão ouvi-la e cantá-la.
http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/
http://www.youtube.com/watch?v=xzh0j4xt7io&feature=player_embedded#!
1) Informações sobre gêneros textuais:
- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br
2) Consumo consciente:
http://www.suapesquisa.com/economia/consumo_consciente.htm
3) Dicas para reduzir a poluição do ar e os impactos das alterações climáticas:
4) Dicas para economizar energia:
5) Dicas para evitar o desperdício de alimentos:
6) Dicas para evitar o desperdício de água:
7) Outras fontes de consulta sobre o assunto da aula:
http://www.ufscar.br/~perene/dicas.htm
http://www.guiarh.com.br/educacao-ambiental.htm
http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=12546&action=dica
http://www.corsan.com.br/informacoes/dicas.htm
http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=2253
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de produção da tirinha, do cartaz e dos dez mandamentos do não ao desperdício, somados às intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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