Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Receita culinária: um texto gostoso para explorar em sala de aula

 

06/08/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•  Compreender e seguir instruções verbais.

• Identificar formas de participação individual e coletiva na comunidade, desenvolvendo atitudes favoráveis à melhoria de suas condições sócio ambientais (saneamento básico, coleta seletiva e reciclagem de lixo, mutirões de moradia, movimentos por melhoria dos serviços, campanhas de solidariedade etc.).

• Ordenar coerentemente um texto.

•Relacionar informações.

• Operar com conhecimentos prévios de mundo, linguísticos e textuais.

• Operar com pistas lingüísticas.

• Identificar as partes que compõem uma receita (títulos, lista de ingredientes, modo e tempo de preparo, ilustrações, fotografias).

• Reescrever receitas, utilizando sua estrutura textual.

• Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.

• Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.

Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual: receita: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação. - Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

- aula interativa;

- trabalhos em grupos,

- trabalho em duplas,

- debate - texto impresso,

- montagem de texto,

- reescrita de texto,

- produção de cartaz.  

Desenvolvimento:   

1ª Atividade:   

a)      Para iniciar a aula, o professor organiza a turma em duplas e solicita que discutam entre si e completem as informações abaixo:   

Na minha casa, o que são feitos com:

- as cascas dos ovos:

- as folhas das cenouras e das beterrabas:

- os talos das couves e dos brócolis:   

b)     O professor socializa as respostas, sem fazer comentários.   

c)      Em seguida, o professor entrega o texto abaixo, mostrando que ele foi organizado de forma desordenada e que a tarefa é ordená-lo coerentemente.     

Antes mesmo de chegar na cozinha, um bom planejamento pode evitar alguns desperdícios. Fazendo uma lista de compras, de acordo com o número de pessoas, e a quantidade que cada uma consome, você evita comprar além do necessário e, até mesmo, que estes produtos fiquem sem uso por muito tempo.   Todos já ouvimos falar em reaproveitamento total de alimentos, mas poucos são os que realmente praticam. Às vezes, por falta de hábito ou preconceito. Segundo o IBGE, o desperdício no consumo doméstico de alimentos no Brasil chega a 20%.   Atitudes  comuns do dia a dia de algumas pessoas é de, por exemplo, excluir a casca comestível de algumas frutas, perdendo muitas fibras, importantíssimas para o bom funcionamento do intestino. É comum também cozinhar legumes, como batata, cenoura, chuchu, em bastante água e, depois, jogar todo o líquido fora. E as vitaminas hidrossolúveis (aquelas que se diluem em água) se perdem. E tem mais: os legumes não devem ser cozidos sem a casca, porque elas funcionam como "barreiras" de proteção, que impedem a perda dos elementos nutritivos com a fervura.    Durante as compras, é interessante observar a qualidade e a aparência do que se deseja adquirir, ou seja, verificar embalagens, prazo de validade, se os perecíveis estão sob refrigeração, entre outros. Só não se esqueça de armazenar adequadamente suas compras.   Mas tenha calma! Se você começou errado, ou esqueceu desses passos, ainda é possível evitar alguns desperdícios, e até reaproveitar sobras de alimentos. Saber utilizar todas as partes de um alimento significa, variar e enriquecer os pratos.  

http://cliqueagosto.pop.com.br/nutricao/nutricao_int.php?nutricao_id=131 

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS  

 a)      O professor socializa a tarefa realizada, questionando os alunos quais foram os recursos utilizados por eles para montar o texto. Esses recursos são as pistas lingüísticas presentes no texto.  É importante lembrar que essa estratégia de leitura desenvolve as capacidades de relacionar informações, operar com conhecimentos prévios de mundo, linguísticos e textuais e operar com pistas linguísticas.   

OBS: Enquanto os alunos apresentam o texto que ordenaram, o professor faz as intervenções necessárias.   

b)     O professor solicita a leitura do texto ordenado e propõe uma discussão a partir da questão:               

- Que informações novas o texto trouxe para cada um?   

c)      A partir da discussão anterior, o professor propõe que as duplas voltem à atividade da letra e discutam: o que fazemos com os alimentos é uma atitude correta? Por quê?   

Modelo do texto ordenado corretamente:

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS 

         Todos já ouvimos falar em reaproveitamento total de alimentos, mas poucos são os que realmente praticam. Às vezes, por falta de hábito ou preconceito. Segundo o IBGE, o desperdício no consumo doméstico de alimentos no Brasil chega a 20%.

          Antes mesmo de chegar na cozinha, um bom planejamento pode evitar alguns desperdícios. Fazendo uma lista de compras, de acordo com o número de pessoas, e a quantidade que cada uma consome, você evita comprar além do necessário e, até mesmo, que estes produtos fiquem sem uso por muito tempo.  

          Durante as compras, é interessante observar a qualidade e a aparência do que se deseja adquirir, ou seja, verificar embalagens, prazo de validade, se os perecíveis estão sob refrigeração, entre outros. Só não se esqueça de armazenar adequadamente suas compras.

          Mas tenha calma! Se você começou errado, ou esqueceu desses passos, ainda é possível evitar alguns desperdícios, e até reaproveitar sobras de alimentos. Saber utilizar todas as partes de um alimento significa,  variar e enriquecer os pratos.

          Atitudes  comuns do dia a dia de algumas pessoas é de, por exemplo, excluir a casca comestível de algumas frutas, perdendo muitas fibras, importantíssimas para o bom funcionamento do intestino. É comum também cozinhar legumes, como batata, cenoura, chuchu, em bastante água e, depois, jogar todo o líquido fora. E as vitaminas hidrossolúveis (aquelas que se diluem em água) se perdem. E tem mais: os legumes não devem ser cozidos sem a casca, porque elas funcionam como "barreiras" de proteção, que impedem a perda dos elementos nutritivos com a fervura.

http://cliqueagosto.pop.com.br/nutricao/nutricao_int.php?nutricao_id=131 

2ª Atividade:   

a)      O professor prepara o texto das duas receitas abaixo, entrega-os aos alunos solicitando-os que façam a leitura dos mesmos.   

Bolinhos de folhas e talos   

Ingredientes   

• 2 xícaras de  folhas e talos bem lavadas e picadas (folhas de cenoura, beterraba, espinafre, nabo, rabanete, etc., talos de acelga, couve, agrião, brócolis, couve-flor, etc).

• 2  ovos.

• 10 colheres de sopa farinha de trigo.

• 1 colher de sopa de fermento em pó.

• 1/2  cebola picada.

• Temperos a gosto

• Óleo para fritar  

Modo de preparo   

Doure a cebola em óleo, coloque os temperos,  as folhas e os talos. Refogue e reserve.  Numa vasilha, bata bem os ovos e misture a farinha de trigo. Adicione as verduras refogadas e por último, o fermento, misturando levemente.  Frite os bolinhos às colheradas em óleo quente. Escorra em papel absorvente.   

Extraída do livro "Diga não ao desperdício" - Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo

Torta Salgada   

Ingredientes

• 2 xícaras de leite.

• 3  ovos.

• 1 e 1/2 xícaras de  farinha de trigo.

• 1 colher de sopa fermento em pó.

• 1 colher de sobremesa de sal.   

Modo de preparo   

Massa: Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou misture-os bem em uma tigela. Para montar a torta, unte a forma, despeje metade da massa, em seguida o recheio e, por fim, o restante da massa. Leve para assar até dourar.

Recheio:  Utilize folhas de beterraba,  brócolis, rabanete, nabo, couve-flor, etc.,bem lavadas e refogadas com tomate, óleo, cebola, alho e sal.   

Extraída do livro "Diga não ao desperdício" - Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo

b)      Após a leitura, o professor propõe uma discussão acerca do gênero receita culinária a partir das questões:   

- Que textos são esses?

- Como sabem que são receitas culinárias?

- Para que são produzidas as receitas culinárias?

-Como é a linguagem do texto de uma receita culinária?

- Onde circulam os textos de receita culinária?   

c)      O professor divide a turma em 06 grupos, entregando duas receitas para cada um. A tarefa da equipe é reescrever o texto de cada uma delas, organizando-os de acordo com a estrutura composicional do gênero receita culinária.   

d)      O professor propõe a socialização das tarefas, fazendo os comentários necessários e solicitando, após a correção dos textos,  que os mesmos sejam copiados e ilustrados em uma folha de papel ofício.   

Modelos de receitas retirados do endereço: http://georickk.multiply.com/journal/item/9 

1)  Pó de Casca de Ovo 

Separe a casca, ferva por cinco minutos e seque ao sol. Bata no liquidificador e depois passe por um pano fino. Deve ficar como pó. Utilize uma colherinha nos refogados, sopas, arroz, feijão, molhos, etc.. O pó de casca de ovo é riquíssimo em cálcio, nutriente importante para o crescimento e prevenção da osteoporose, na gravidez e amamentação.   

2)      Folhas de Brócolis ao Forno 

600 g de folhas de brócolis (1 pé)

2 ovos batidos

2 colheres (sopa) de margarina

¼ xícara (chá) de farinha de rosca

2 colheres (sopa) de queijo ralado sal à gosto.

Cozinhe um pouco as folhas de brócolis com sal e escorra. Misture a farinha de rosca com a margarina derretida e junte todos os outros ingredientes, menos o queijo ralado que deve ser salpicado por cima. Asse em forno moderado por 30 à 40 minutos.   

3)      Bolinhos de Folhas de Beterraba 

1 copo de talos e folhas lavadas e picadas

2 ovos

5 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de água

Cebola picada

Sal à gosto

Óleo para fritar.

Bata bem os ovos e misture os outros ingredientes. Frite os bolinhos em óleo quente e escorra em papel absorvente.   

4)      Doce de Casca de Banana

5 copos de cascas de banana nanica, bem lavadas e picadas

2 1/2 copos de açúcar.

Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve o caldo do cozimento e deixe esfriar. Bata as cascas e o caldo no liqüidificador e passe por peneira grossa. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo lento. Mexendo sempre, até o doce desprender do fundo da panela.

5)      Molho de Cascas de Berinjela para Massas 

2 dentes de alho picados

3 colheres (sopa) de óleo

2 copos de cascas de berinjelas cortadas em tiras de 1 cm de largura.

1 1/2 copo de água

Sal e pimenta do reino à gosto

1 colher (chá) de orégano

4 tomates sem pele e sem sementes ou 6 colheres (sopa) de polpa de tomate.

Doure o alho no óleo. Junte as cascas de berinjelas e refogue por 5 minutos. Junte a água, o sal, a pimenta do reino, o orégano e os tomates. Cozinhe por uns 5 minutos até engrossar ligeiramente. Dá para meio pacote da massa de sua preferência.

6)      Bolinho de Talo de Brócolis 

2 xícaras (chá) de talos de brócolis cozido

2 ovos

1 cebola média picada

Sal à gosto

6 colheres (sopa) de farinha de trigo

Óleo para fritar.

Bata no liquidificador os talos cozidos juntamente com os ovos. Retire e misture os ingredientes restantes. Frite as colheradas em óleo quente.   

7)      Ramas de Cenoura Crocantes 

1 xícara de farinha de trigo

1 colher (sopa) de óleo

Sal a gosto

30 raminhos de folhas de cenoura

Óleo para fritar

Misture a farinha com o óleo, o sal e 1/2 xícara de água.

Passe ligeiramente os raminhos na massa sem cobri-los totalmente e frite no óleo quente.

 8)      Doce de Casca de Melancia 

Cascas de 1/2 melancia

1/2 kg. de açúcar

Cravo à gosto

Canela em pau à gosto

Remova a parte verde da casca, passe a polpa branca pelo ralador grosso e reserve. Misture o açúcar com 1/2 copo de água, junte cravo, canela e faça uma calda deixando ferver por 10 minutos .

9)      Patê de Talos de Legumes

2 colheres de talos de beterraba e de espinafre

1 copo de ricota ou maionese

Sal e pimenta à gosto.

Bata tudo no liqüidificador. Sirva gelado.

10)  Pudim de Casca de Goiaba 

1 copo de suco de casca de goiaba

1 copo de água

2 colheres bem cheias de maisena

3 colheres bem cheias de açúcar.

Dissolva a maisena, junte os demais ingredientes e misture bem. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Despeje em forma umedecida e leve à geladeira.

11)  Geléia de Casca de Abacaxi

Cascas de um abacaxi

4 copos de água Açúcar, o quanto baste

3 colheres bem cheias de maisena .

Lave com uma escovinha as cascas do abacaxi. Bata as cascas junto com a água no liquidificador. Passe por uma peneira. Junte o açúcar e a maisena dissolvida. Leve ao fogo e deixe cozinhar bem. Despeje em pirex previamente umedecido. Sirva gelado.   

12)  Doce de Casca de Abacaxi com Coco

Casca de 1 abacaxi picada

2 xícaras (chá) de açúcar

1 pacote de 100g de coco ralado

1 colher (sopa) de margarina

Descasque 1 abacaxi, lave a casca e ferva com um pouco de água. Bata a mistura no liquidificador e coe. A parte que ficou na peneira leve ao fogo em uma panela e acrescente o açúcar, o coco, a margarina e o cravo, se quiser. Mexa sempre até desprender do fundo da panela. Dá 16 porções.

3ª Atividade:   

a)      Com a turma ainda em grupos, o professor propõe que cada equipe escreva um cartaz ou uma faixa para despertar e conscientizar as pessoas sobre a importância do reaproveitamento de alimentos.   

b)     O professor socializa as produções, faz as correções textuais e solicita que esses textos sejam copiados em folha de cartolina ou papel manilha.   

c)      O  professor combina e realiza a distribuição dos cartazes e das receitas nas dependências da escola de forma a divulgar e orientar  mais pessoas sobre o reaproveitamento dos alimentos.   

d)     O professor, com o objetivo de avaliar o trabalho realizado, propõe que  a turma  responda:  

Após essa aula, na minha casa, o que será feito com:

-  casca de ovo

-  Folhas e talos de beterrba e de couve.

e)      O professor ouve a opinião dos alunos e faz os comentários necessários.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização da montagem do texto, da reescrita do gênero receita, a produção dos cartazes, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.