Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A lista e suas características textuais

 

06/08/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ordenar listas por ordem alfabética.

• Identificar uma lista.

• Produzir listas em forma de coluna ou separando os itens com vírgulas ou hífens.

• Escrever diferentes tipos de listas (lista de compras, lista de nomes de pessoas, nomes de cidades, instrumentos de trabalho, animais, etc.).

• Consultar listas classificatórias e ordenativas (dicionários, listas telefônicas, anúncios classificados, guias de itinerários e ruas), compreendendo seu critério de organização.

• Observar a organização geral de dicionários.

• Consultar dicionários com ajuda do professor.

Duração das atividades
02 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual: lista: forma composicional, linguagem, função e estrutura.

- Ordem alfabética das palavras.

- Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa

- trabalhos em grupos

- trabalho em duplas

- debate

- uso do dicionário.

Desenvolvimento:   

1ª Atividade:   

a)      Para iniciar a aula, o professor escreve no quadro as palavras abaixo, solicitando que os alunos procurem no dicionário o significado de cada uma delas e quem encontrar primeiro deverá levantar a mão:                         

CHAPÉUS -  BONÉS  -  GORROS   

b)     Quando uma boa parte da turma estiver com as mãos levantadas, o professor propõe uma discussão a partir da questão:

o que ajudou a cada um de vocês a encontrar rapidinho o significado das palavras?   

c)      Espera-se que os alunos percebam que é a organização das palavras em ordem alfabética o que auxilia a encontrar o significado no dicionário. Caso isso não aconteça, o professor faz a intervenção. É importante reforçar essa informação para os alunos, mostrando-os toda a organização do dicionário.   

d)     Em seguida, o professor propõe que a turma apresente outras situações da vida cotidiana em que encontramos palavras organizadas em forma de lista.   

e)      Com o objetivo de reforçar um pouco mais os conhecimentos dos alunos, o professor discute algumas características do gênero textual lista, destacando que é um texto em que se relacionam pessoas ou coisas, obedecendo-se a uma sequência alfabética, numérica, cronológica e que tem como função, além de organizar as palavras, facilitar a localização das mesmas. Encontramos as listas nos catálogos telefônicos, resultados de concursos, diário escolar, lista de mercadorias e de compras, etc...   

2ª Atividade: 

a)      O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles, uma cópia da lista de palavras relacionadas ao termo chapéu e seus significados, solicitando-os que organizem a lista em forma de coluna, obedecendo à ordem alfabética.

Casco:  armadura usada nos chapéus femininos  para dar-lhe o formato.

Chapelada:  hábito antigo de saudar alguém tirando-se o chapéu.

Chapelaria: local onde este é feito ou vendido o chapéu.

Chapeleira:  a caixa onde o chapéu é acondicionado.

Arcão:  máquina destinada a dar o formato curv à lã com que se fazem chapéus de feltro.

Zamparina:  modo de inclinar o adereço para frente e à direita,usado  entre os séculos XVIII a XIX. Chapeleiro: aquele que confecciona o chapéu.

Cinteiro:  laço que ornamenta o chapéu. Cocar: adereços tais  como os penachos.

 Carneira: tira de couro, usada para reforço nos chapéus masculinos, colocada na parte interna, próximo à aba.

Gebada: pancada que se dá, no chapéu, para que se amasse, apresentando curvaturas.

Copa: parte superior do chapéu, cujo lado interno tem a boca.

Tope: nome do laço de fita, que por vezes enfeitava os modelos dos chapéus femininos.

Aba: rebordo externo do chapéu.

a)      O professor socializa a atividade, fazendo as correções e as intervenções que forem necessárias. Lista em ordem alfabética:

Aba: rebordo externo do chapéu.

Arcão:  máquina destinada a dar o formato curv à lã com que se fazem chapéus de feltro.

Carneira: tira de couro, usada para reforço nos chapéus masculinos, colocada na parte interna, próximo à aba.

Casco:  armadura usada nos chapéus femininos  para dar-lhe o formato.

Chapelada:  hábito antigo de saudar alguém tirando-se o chapéu.  

Chapelaria: local onde este é feito ou vendido o chapéu.

Chapeleira:  a caixa onde o chapéu é acondicionado.

Chapeleiro: aquele que confecciona o chapéu.

Cinteiro:  laço que ornamenta o chapéu.  

Cocar: adereços tais  como os penachos.  

Copa: parte superior do chapéu, cujo lado interno tem a boca.

Gebada:  pancada que se dá, no chapéu, para que se amasse, apresentando curvaturas.

Tope: nome do laço de fita, que por vezes enfeitava os modelos dos chapéus femininos.

Zamparina: modo de inclinar o adereço para frente e à direita, usado  entre os séculos XVIII a XIX.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Chap%C3%A9u  

3ª Atividade: 

a)      O professor apresenta a frase abaixo propondo a leitura da mesma: São chapéus ou acessórios para a cabeça: alvanega, bandana, boina, boné, capuz e gorro.   

b)      Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir da questão: que diferenças há entre essa lista de palavras e a lista organizada na atividade anterior?  

 c)      Espera-se que os alunos percebam que essa é uma outra forma de escrever uma lista, mas que tem organização e função diferentes das listas em coluna.  

d)      Com o objetivo de reforçar o trabalho do item anterior, o professor apresenta uma lista de palavras e solicita que os alunos escrevam uma frase onde essas palavras aparecerão organizadas separadas por vírgulas.   

O professor socializa as frases produzidas, fazendo os comentários necessários.

e)  Chapéus famosos: Desafio

Adivinhe qual imagem de personagem e/ou chapéu corresponde ao chapéu de pessoa famosa (imagem), numerando  a segunda coluna de acordo com a primeira (nomes de famosos):

1. Chapéu de Santos Dumont

2. Chapéu de Fernando Pessoa

3. Chapéu de Napoleão Bonaparte 

4. Chapéu de Sherlock Holmes  

(  )                          

(  ) 

(   )    

  (   ) 

Respostas:

(3)  

(4)

(2)

(1)

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas  de consulta ao dicionário, a organização das listas, as discussões, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.