06/08/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Ordenar listas por ordem alfabética.
• Identificar uma lista.
• Produzir listas em forma de coluna ou separando os itens com vírgulas ou hífens.
• Escrever diferentes tipos de listas (lista de compras, lista de nomes de pessoas, nomes de cidades, instrumentos de trabalho, animais, etc.).
• Consultar listas classificatórias e ordenativas (dicionários, listas telefônicas, anúncios classificados, guias de itinerários e ruas), compreendendo seu critério de organização.
• Observar a organização geral de dicionários.
• Consultar dicionários com ajuda do professor.
- Gênero textual: lista: forma composicional, linguagem, função e estrutura.
- Ordem alfabética das palavras.
- Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa
- trabalhos em grupos
- trabalho em duplas
- debate
- uso do dicionário.
Desenvolvimento:
1ª Atividade:
a) Para iniciar a aula, o professor escreve no quadro as palavras abaixo, solicitando que os alunos procurem no dicionário o significado de cada uma delas e quem encontrar primeiro deverá levantar a mão:
CHAPÉUS - BONÉS - GORROS
b) Quando uma boa parte da turma estiver com as mãos levantadas, o professor propõe uma discussão a partir da questão:
o que ajudou a cada um de vocês a encontrar rapidinho o significado das palavras?
c) Espera-se que os alunos percebam que é a organização das palavras em ordem alfabética o que auxilia a encontrar o significado no dicionário. Caso isso não aconteça, o professor faz a intervenção. É importante reforçar essa informação para os alunos, mostrando-os toda a organização do dicionário.
d) Em seguida, o professor propõe que a turma apresente outras situações da vida cotidiana em que encontramos palavras organizadas em forma de lista.
e) Com o objetivo de reforçar um pouco mais os conhecimentos dos alunos, o professor discute algumas características do gênero textual lista, destacando que é um texto em que se relacionam pessoas ou coisas, obedecendo-se a uma sequência alfabética, numérica, cronológica e que tem como função, além de organizar as palavras, facilitar a localização das mesmas. Encontramos as listas nos catálogos telefônicos, resultados de concursos, diário escolar, lista de mercadorias e de compras, etc...
2ª Atividade:
a) O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles, uma cópia da lista de palavras relacionadas ao termo chapéu e seus significados, solicitando-os que organizem a lista em forma de coluna, obedecendo à ordem alfabética.
Casco: armadura usada nos chapéus femininos para dar-lhe o formato.
Chapelada: hábito antigo de saudar alguém tirando-se o chapéu.
Chapelaria: local onde este é feito ou vendido o chapéu.
Chapeleira: a caixa onde o chapéu é acondicionado.
Arcão: máquina destinada a dar o formato curv à lã com que se fazem chapéus de feltro.
Zamparina: modo de inclinar o adereço para frente e à direita,usado entre os séculos XVIII a XIX. Chapeleiro: aquele que confecciona o chapéu.
Cinteiro: laço que ornamenta o chapéu. Cocar: adereços tais como os penachos.
Carneira: tira de couro, usada para reforço nos chapéus masculinos, colocada na parte interna, próximo à aba.
Gebada: pancada que se dá, no chapéu, para que se amasse, apresentando curvaturas.
Copa: parte superior do chapéu, cujo lado interno tem a boca.
Tope: nome do laço de fita, que por vezes enfeitava os modelos dos chapéus femininos.
Aba: rebordo externo do chapéu.
a) O professor socializa a atividade, fazendo as correções e as intervenções que forem necessárias. Lista em ordem alfabética:
Aba: rebordo externo do chapéu.
Arcão: máquina destinada a dar o formato curv à lã com que se fazem chapéus de feltro.
Carneira: tira de couro, usada para reforço nos chapéus masculinos, colocada na parte interna, próximo à aba.
Casco: armadura usada nos chapéus femininos para dar-lhe o formato.
Chapelada: hábito antigo de saudar alguém tirando-se o chapéu.
Chapelaria: local onde este é feito ou vendido o chapéu.
Chapeleira: a caixa onde o chapéu é acondicionado.
Chapeleiro: aquele que confecciona o chapéu.
Cinteiro: laço que ornamenta o chapéu.
Cocar: adereços tais como os penachos.
Copa: parte superior do chapéu, cujo lado interno tem a boca.
Gebada: pancada que se dá, no chapéu, para que se amasse, apresentando curvaturas.
Tope: nome do laço de fita, que por vezes enfeitava os modelos dos chapéus femininos.
Zamparina: modo de inclinar o adereço para frente e à direita, usado entre os séculos XVIII a XIX.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chap%C3%A9u
3ª Atividade:
a) O professor apresenta a frase abaixo propondo a leitura da mesma: São chapéus ou acessórios para a cabeça: alvanega, bandana, boina, boné, capuz e gorro.
b) Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir da questão: que diferenças há entre essa lista de palavras e a lista organizada na atividade anterior?
c) Espera-se que os alunos percebam que essa é uma outra forma de escrever uma lista, mas que tem organização e função diferentes das listas em coluna.
d) Com o objetivo de reforçar o trabalho do item anterior, o professor apresenta uma lista de palavras e solicita que os alunos escrevam uma frase onde essas palavras aparecerão organizadas separadas por vírgulas.
O professor socializa as frases produzidas, fazendo os comentários necessários.
e) Chapéus famosos: Desafio
Adivinhe qual imagem de personagem e/ou chapéu corresponde ao chapéu de pessoa famosa (imagem), numerando a segunda coluna de acordo com a primeira (nomes de famosos):
1. Chapéu de Santos Dumont
2. Chapéu de Fernando Pessoa
3. Chapéu de Napoleão Bonaparte
4. Chapéu de Sherlock Holmes
Respostas:
(3)
(4)
(2)
(1)
Endereço para acesso ao texto completo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chap%C3%A9u
Chapéus famosos: imagens para ilustrar a 2ª coluna da 3ª atividade - letra e):
http://prometheuacorrentada.files.wordpress.com/2009/11/santosdumont.jpg?w=113&h=150
http://4.bp.blogspot.com/_u7ClcNfIRKM/SvYayAlX38I/AAAAAAAAAU0/C1Qmp8x8Diw/s320/chapeu+-pessoa.jpg
http://correiogourmand.com.br/images/cg_bg10_procope_napoleao.jpg
http://prometheuacorrentada.files.wordpress.com/2009/11/santosdumont.jpg?w=113&h=150
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de consulta ao dicionário, a organização das listas, as discussões, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/04/2013
Quatro estrelasAchei a aula bem dinâmica. Gostei demais.