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Para que servem os hidróxidos?

 

29/07/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as propriedades das bases ou hidróxidos;

Pesquisar sobre a vida e obra de Svante August Arrhenius;

Compreender como se produz o hidróxido de amônio (amoníaco) de forma simplificada.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer os elementos químicos presentes na tabela periódica.

Estratégias e recursos da aula

Para esta aula, indique alguns produtos cujas composições contenham bases ou hidróxidos e solicite aos alunos que tragam suas respectivas embalagens.

Na sala de aula, organize os alunos em equipes. Solicite a eles que verifiquem nas embalagens, que tipo de bases ou hidróxidos estão presentes na composição química dos produtos utilizados no cotidiano; e na sequência, completem a tabela abaixo.

Ao concluírem a atividade, cada equipe pode relatar como completaram a tabela, ao mesmo tempo, podem discutir com o professor e com os parceiros das outras equipes seus apontamentos. O professor utiliza este momento para dialogar e corrigir possíveis equívocos sobre as propriedades das bases ou hidróxidos.

NOME DO PRODUTO

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

APLICABILIDADE NO DIA A DIA

Questione os alunos perguntando: Para que usamos os hidróxidos de sódio e/ou o de magnésio? Após responderem, você pode auxiliá-los a compreender melhor, explicando que o Hidróxido de Sódio (NaOH) (soda cáustica), é usado na indústria como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.

http://www.brasilescola.com/quimica/hidroxido-de-sodio.htm 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_magn%C3%A9sio 

Que o Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2) está presente na solução “leite de magnésia”, produto utilizado como laxante e antiácido estomacal. É um composto sólido branco que ocorre naturalmente como mineral brucita e pode ser preparado fazendo reagir sulfato de magnésio com solução de hidróxido de sódio.

O sulfato de magnésio pode ser substituído por outros sais de magnésio e o hidróxido de sódio por hidróxido de potássio ou hidróxido de amônio. É usado na refinação do açúcar e no processamento de urânio. Medicinalmente é importante como antiácido e laxante, uma suspensão com aproximadamente 8% de hidróxido de magnésio em água. A sua solução, chamada leite de magnésia, é utilizada farmacologicamente: como laxante, para aliviar a prisão de ventre; como anti-ácido para aliviar indigestões e azia, e ainda pode ser usado como eficiente desodorante de pés e axilas, pois alcaliniza a pele, impedindo a proliferação de bactérias que causam mau cheiro.

Fonte: http://pt.exportpages.com/companyproducts/10258850552013209440/0.htm 

 

No laboratório de informática organize os alunos em duplas. Fale que as bases ou hidróxidos são compostos que, em solução aquosa, sofrem dissociação iônica e liberam exclusivamente ânion (o íon hidroxila OH-). Os hidróxidos ou bases apresentam gosto semelhante ao do sabão (sabor adstringente). Solicite aos alunos que acessem o texto disponível no link indicado, façam a leitura individual. Após concluírem a leitura, estabeleça um diálogo com a turma sobre as propriedades das bases ou hidróxidos e indique alguns exemplos de aplicação no cotidiano. Incentive-os a apresentarem outros exemplos. Oriente-os para que façam apontamentos no caderno.

Site para pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Base_%28qu%C3%ADmica%29 

Professor, em “Recursos complementares”, há outras referências.

Professor, organize os alunos em equipes de 3 pessoas. Solicite que pesquisem na biblioteca ou na Internet sobre as fórmulas das bases ou hidróxidos abaixo e registrem no caderno, desta maneira, podem aprender a identificar os elementos químicos presente nas substâncias e produtos, saber como reagem às bases na presença de outros compostos, etc. Após realizarem a pesquisa, cada equipe escreve pelo menos uma fórmula no quadro, as quais, devem ser corrigidas pelo professor.

Você pode ampliar a lista incluindo outros hidróxidos.

hidróxido de sódio http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_s%C3%B3dio   

hidróxido de cálcio http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_c%C3%A1lcio   

hidróxido de magnésio http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_magn%C3%A9sio   

hidróxido de amônio http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_am%C3%B4nio  

hidróxido de alumínio http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_alum%C3%ADnio 

hidróxido de ferro(II) http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_ferro%28II%29  

O professor pode organizar os alunos em equipes de no máximo 4 pessoas e solicitar que desenvolvam um ou os dois experimentos que disponibilizamos. Enquanto desenvolvem o(s) experimento(s) os alunos devem fazer anotações e posteriormente incluir no(s) relatório(s).

Roteiros

O(s) roteiro(s) pelos qual(is) devem se orientar, observar, analisar e produzir os relatórios estão inclusos nos próprios recursos.

No experimento "Ghost - Do outro lado da amônia" os alunos podem trabalhar com a amônia e observar alguns "fantasmas".

Link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/13544/Ghost%20-%20Do%20outro%20lado%20da%20am%c3%83%c2%b4nia.pdf?sequence=1 

Ghost - Do outro lado da amônia: parte 1 :experimento prático 

Desenvolver este experimento permite aos alunos produzirem amoníaco.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/21064/producaoamoniaco.pdf 

Produção de amoníaco 

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a vida e as contribuições de um químico importante e, também entenderem que a química não é somente desenvolver cálculos. Assim, organize a turma em equipes de 3 pessoas. Peça para que pesquisem em casa, em livros ou na Internet, quais foram as contribuições de Svante August Arrhenius para a química e para a vida do homem. Os alunos devem seguir o roteiro, pesquisar e anotar no caderno. Na sala de aula, devem apresentar oralmente os resultados das pesquisas. Cada equipe, deve utilizar 15 minutos para fazer sua apresentação.

Roteiro: Vida e obra; Síntese da teoria de Arrhenius;  Conceito de ácido, sal e base pela Teoria de Arrhenius

Svante August Arrhenius

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Svante_Arrhenius 

Indique aos alunos os dois endereços para que pesquisem.

Link:  http://www.brasilescola.com/biografia/svante-august-arrhenius.htm 

Link: http://educacao.uol.com.br/biografias/arrhenius.jhtm 

 

História: os alunos podem pesquisar sobre a vida, obra e as contribuições dos químicos que desenvolveram pesquisas com bases e ou hidróxidos.

Biologia e Ciência: pode-se explorar a importância dos hidróxidos e sua atuação no organismo se ingeridos como medicamentos.  

Solicite aos alunos que construam um mapa conceitual para representar as informações obtidas a partir das aulas. Desta maneira, podem evidenciar o que assimilaram sobre os conteúdos trabalhados bem como, se estão aptos para explicá-los.

Os alunos podem elaborar cartazes que expliquem sobre os benefícios e malefícios que podem causar à saúde do homem, sobretudo os que enfatizam a necessidade de se consumir medicamentos somente com acompanhamento médico. Exemplo: a ingestão de Hidróxido de Alumínio pode provocar a diminuição de fosfato no organismo, porém também é indicado para hipercloridia gástrica com ou sem lesões ulcerosas, gastrite, etc. Ao concluírem os cartazes devem disponibilizá-los no mural da escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ghost - Do outro lado da amônia: parte 1 :experimento prático Experimento prático
Produção de amoníaco Experimento prático
Recursos Complementares

Sites

Link: http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/bases.htm 

Link: http://www.adoroquimica.hpg.ig.com.br/secoes/svante.htm 

Site que trata de ácidos e bases. Link: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u8.jhtm 

Link: http://www.brasilescola.com/quimica/bases.htm 

Livros

FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química. Vol único 2. ed. Rev.e ampl. São Paulo: Moderna, 1996.

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999.

LEMBO; Antonio. Química Realidade e Contexto. São Paulo: Ática, 1ª ed. 2004.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2001.

Conheça o Livro Didático de Química produzido pelos professores da Rede Pública do Estado do Paraná.

Livro: Link: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf  

Avaliação

Para avaliar você pode utilizar os seguintes critérios:

Elaboração adequada do relatório relativo ao experimento prático;

Utilização correta dos recursos tecnológicos;

Participação e interação com os(as) parceiros(as) e o(a) professor(a) quanto a providenciarem as embalagens solicitadas para a prática inicial;

Investigação sobre as propriedades dos remédios constantes das embalagens.

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