06/08/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Identificar e ler manchetes e títulos, prevendo o conteúdo das notícias.
• Reproduzir oralmente o conteúdo de notícias lidas.
• Escrever notícias a partir de fatos do cotidiano e atualidades, utilizando linguagem adequada.
• Ler legendas de fotografias, utilizar fotografias e ilustrações como chave de leitura, para prever o conteúdo das matérias.
• Saber qual a função dos jornais, como são organizados, de que temas tratam.
• Identificar elementos gráficos e visuais que compõem o jornal e sua função (diagramação, fotografia, ilustrações, tamanho e tipo de letras, gráficos e tabelas).
- Noções básicas de leitura e escrita.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalhos em grupos,
- trabalho em duplas;
- apresentação de jornal falado;
- debate
Desenvolvimento:
1ª Atividade:
Para a realização dessa aula, o professor solicita que os alunos levem para a sala um jornal completo.
Com o material em mãos, o professor solicita que os alunos façam uma exploração livre do jornal, manuseando-o e lendo o que mais chamou sua atenção. Na socialização, o professor deverá sempre pedir que justifiquem suas escolhas.
O professor organiza a turma em grupos para a realização de uma exploração orientada do jornal. Para isso, será distribuído um exemplar diferente de jornal para cada grupo de alunos e o professor, coletivamente vai explorando o jornal solicitando que os alunos observem: o cabeçalho (nome, local e data), seu tamanho, sua composição (número de cadernos, por exemplo: principal, esportes, informática, cultura, turismo, infantil, rural etc.), a composição dos diferentes cadernos (seções: editorial, entrevista, artigos de opinião, coluna política, coluna sobre economia, coluna social, horóscopo, notícias locais, nacionais, internacionais etc.), textos encontrados nas seções: diferentes gêneros (notícia, informação, artigo de opinião, entrevista, anúncio, propaganda); o interlocutor que o jornal deseja atingir (para quem foi escrito), etc...
O professor solicita que a equipe escolha e leia uma notícia que mais tenha interessado ao grupo. Na socialização, o professor propõe uma apresentação envolvendo as questões:
- Qual o título da notícia?
- Ela apresenta alguma imagem? Comentário?
- A imagem ou o comentário sintetizam o conteúdo da notícia?
- Qual é o assunto principal da notícia?
- Que outras informações a notícia apresenta e que complementam o assunto principal?
Após a discussão anterior, o professor propõe que a equipe transforme a notícia escrita em uma notícia que será apresentada em um jornal falado. A turma deve preparar e apresentar o jornal falado. Em seguida às apresentações, o professor faz os comentários necessários, procurando enfatizar a diferença entre a notícia escrita e a falada.
Ainda com a turma em grupos, o professor solicita que a equipe selecione mais algumas notícias do jornal procurando identificar os elementos que fazem parte da notícia, tais como: título, imagem, comentários, mapas, tabelas, gráficos, etc... Ao propor a socialização, o professor faz os comentários necessários, enfatizando que nem todas as notícias apresentam todos os elementos citados.
2ª Atividade:
Com a turma organizada em duplas, o professor propõe a leitura do título de uma notícia: “Na Alemanha casa de ponta-cabeça vira atração de zoológico”.
Discusão a ser proposta:
a) O que este título tem de curioso?
b) O que significa a expressão de ponta-cabeça?
c) oq eu siginifica a palavra atração na manchete lida?
Em seguida, solicita que cada dupla desenhe a imagem que acha que acompanharia esse título. O professor socializa as produções e solicita que os alunos elaborem a notícia que, na opinião deles, acompanharia esse título e a imagem que criaram.
Para confirmar ou não as hipóteses formuladas pelos alunos, o professor apresenta a notícia completa:
Na Alemanha casa de ponta-cabeça vira atração de zoológico
"Uma casa construída totalmente de cabeça para baixo virou atração na cidade alemã de Gettorf. Equipes trabalham nos últimos detalhes para abrir o local para a visitação. A chamada "Casa Louca" possui aposentos como cozinha, banheiro, sala e quarto - todos de cabeça para baixo. Os interessados em conhecer a nova atração turística, que fica dentro de um zoológico, terão de pagar ingresso".
http://www.contaoutra.com.br/noticia.asp?id_blog=6315
3ª Atividade:
a) O professor divide a turma em 06 grupos entrega a cada um deles uma imagem retratando fatos do cotidiano. Solicita que o grupo analise a imagem e crie para ela um título e uma notícia. É bom lembrar ao grupo que a notícia deve responder às questões: o quê, quando, como, onde, quem, e por que.
Socializa as produções, fazendo os comentários necessários.
b) Ainda com a turma em grupos, o professor entrega a cada um deles apenas o texto da notícia, solicitando-os que façam a leitura e criem o título e sugiram uma imagem que poderia acompanhar o texto. Cada grupo descreverá ou desenhará a ilustração sugerida.
Socializa as produções, fazendo os comentários necessários.
c) Em seguida, o professor solicita ao grupo que escolha um fato acontecido na escola ou na comunidade onde vivem e criem, para esse fato, uma notícia completa, ou seja, com título, imagem, o texto, etc...
O professor propõe a correção dos textos produzidos e a colocação dos mesmos no mural da escola.
d) Os alunos poderão fazer um arquivo (caixa) de notícias curiosas, recortadas do jornal, curtas e de fácil leitura, para treinarem a fluência de suas leitura, sempre que terminarem alguma atividade e quiserem aproveitar o tempo.
Sugestões de site para acesso a alguns jornais
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das atividades de leitura, os debates, a produção da notícia, o levantamento de hipótese, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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