26/07/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Compreender que os acumuladores de chumbo também são chamados como bateria de chumbo. Reconhecer que no acumulador, o chumbo é na verdade o ânodo enquanto que o dióxido de chumbo é o cátado.
Química Geral e Físico Química
Momento 01-
Professor antes de começar a aula com seus alunos sobre acumuladores de chumbo no laboratório de informática, pergunte e questione primeiramente o que eles sabem especificamente sobre este tema. Será que todos os alunos sabem dizer quais seriam as principais características do elemento chumbo, componente principal deste equipamento. Para ajudar nas discussões em sala de aula, acesse o recurso do potal abaixo e instale a quip tabela que é um software de tabela periódica com um número muito grande de informações e que permite a comparação de dados e a criação de gráficos com as propriedades periódicas de todos os elementos existentes na tabela periódica.
Para instalar o quip tabela é necessário clicar no baixar o arquivo no link Download Versão completa(4.30 MB), para inslar na sua máquina.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21095 acessado 14/06/2010
Logo após os alunos terem navegado por toda a tabela periódica, peça a eles que preencham a tabela abaixo:
Tabela: Preencher a tabela abaixo sobre algumas das características do chumbo:
Número Atômico: |
Tempo de Fusão (ºC): |
Nome do Elemento: |
Tempo de Ebulição (ºC): |
Símbolo: |
Ano da Descoberta: |
Massa Molar (g/mol): |
Aplicabilidade do Chumbo: |
Densidade (g/mL) (25ºC): |
Nome dereivado do Latim: |
Todas as informações da tabela acima deverão ser registradas no caderno pelos alunos.
Professor, para contextualizar a aula, sugerimos a leitura do seguinte texto:
O acumulador de chumbo é preparado durante a imersão de duas placas de chumbo em um vaso contendo H2S04 diluído. Na solução se liberam cátions H+ e ânions SO4-2, enquanto as superfícies das duas placas de chumbo imersas no ácido sulfúrico recobrem-se de um véu de PbSO4. Nestas condições, não é possível obter uma f.e.m do aparelho porque os dois metais imersos no eletrólito são químicamente iguais entre si.
Professor no laboratório de informática veja com seus alunos, o vídeo que demonstra o funcionamento de uma bateria de chumbo ácido, que é muito utilizado em veículo automotores.
Acesse o link abaixo para você assistir o vídeo.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=4jpaW4Jj2mU acessado 14/06/2010
Logo após assistir o vídeo com seus alunos, peça para que eles façam um resumo constando os itens elencados abaixo, e entreguem na forma de um relatório como se estivesse fazendo o experimento prático.
Neste relatório deve constar os seguintes itens: materiais utilizados, equipamentos utilizados, anotações de todas das medições realizadas durante o experimento. E qual foi o motivo de ser usado o circuíto em série e não o paralelo?
Esse resumo feito na forma de um relatório deve ser entregue ao professor para que ele possa avaliar seus alunos. Mas uma cópia do relatório deve ficar no caderno do aluno como forma de registro.
Professor no experimento acima você pode ver o funcionamento de uma bateria de chumbo ácido, agora você terá a oportunidade de conhecer de uma forma simples o interior de uma bateria.
Acesse o link abaixo e assista o vídeo com seus alunos.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=UkVZtRfj4O0&feature=related acessado 16/06/2010
Após assistirem o vídeo os alunos devem anotar todos os materiais, equipamentos e procedimentos demonstrados. Proponha aos alunos que utilizem um software de apresentação, indicado abaixo para elaborarem um cartaz demonstrando o funcionamento de uma bateria de chumbo ácido e o interior de uma bateria . Logo após o término da montagem do software de apresentação, os alunos poderão retirar as informações que julgarem mais importantes para a confecção do cartaz. Esse cartaz deverá ser fixado no pátio do colégio, para que os alunos de outras séries e turnos possam ter acesso a esse tipo de informação.
Sugerimos os software de apresentação Impress: que é um software livre e gratuito para KOffice (é um conjunto de aplicativos integrados para escritório). No link a seguir, está disponivel um pequeno tutorial de utilização. Link: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress acessado 16/06/2010
Momento 02-
Professor separe a sala de aula em cinco grupos iguais para que possamos dar início a nossa aula prática. No decorrer desta aula vamos construir um acumulador de chumbo simples (didático) e procurar interpretar o seu funcionamento e as suas principais características durante todo o processo. Para que possamos realizar adequadamente todos os procedimentos da experiência, acesse o link que está abaixo das quatro etapas do experimento.
1- Etapa da Aula Prática
Construção de um acumulador de chumbo/ácido
Material:
1 copo, cuba ou frasco de boca larga (tipo maionese),
2 tiras de chumbo, cada uma com uma pequena lapela numa das extremidades,
2 tiras de feltro ou flanela,
1 elástico,
Solução aquosa de ácido sulfúrico a 10% (preparada pelo seu professor) ou solução de sulfato de sódio anidro a 4%.
2- Etapa da Aula Prática
Aplicações básicas do acumulador
3- Etapa da Aula Prática
Carga do acumulador
Material:
Lâmpada de 60W, 110V e um soquete de porcelana,
Cordão de força,
1 diodo retificador 1N4001 ou 1N4002,
2 garras "jacarés",
fios de ligação, base de madeira (painel), parafusos etc.
Acumulador montado como especificado no item 1.
Vide nota relativa a esse material e montagem.
4- Etapa da Aula Prática
Descarga do acumulador
Material
dispositivo montado no item 1.
1 lâmpada de lanterna e soquete (ou pequeno motor elétrico)
2 fios de ligação
4 "jacarés"
1 amperímetro (optativo)
Link: http://www.feiradeciencias.com.br/sala21/21_04.asp acessado 14/06/2010
Professor no final da aula prática peça para que os alunos respondam as perguntas proposta abaixo. Depois de respondida as questões, as mesmas devem ser entregues ao professor para que ele possa atribuir uma nota ao aluno.
1) Uma lâmpada colocada neste circuito acende? |
2) Como você poderá verificar experimentalmente se a resposta à questão anterior está correta? |
3) O que pode ser observado com o circuíto fechado? |
4) Depois da lâmpada se apagar, que aspectos apresentam os eletrodos? |
Nome | Tipo |
---|---|
QuipTabela 4.01 | Software Educacional |
Valvolândia
Fonte: http://www.valvolandia.com.br/OBJ/openExtra.asp?extra=2 acessado 16/06/2010
Medicina Avançada
Fonte: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/1563 acessado 16/06/2010
Baterias Automotivas
Fonte: http://autosom.net/artigos/baterias.htm acessado 16/06/2010
A avaliação deverá ser diagnóstica e formativa, ocorrer ao longo do desenvolvimento das atividades. O professor deverá informar com antecedência a turma os critérios pelos quais serão avaliados.
Os alunos serão avaliados a partir dos seguintes critérios:
- Participação efetiva durante todos os questionamentos feito pelo professor;
- Participação no laboratório de informática;
- Participação no laboratório de química;
- Colaboração com seus colegas de sala durante a aula prática de laboratório;
- Postura crítica ao discutir sobre os procedimentos realizados.
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