Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TEXTO COLETIVO: relato de um estudo sobre as festas juninas

 

28/07/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, OLGA MARIA CAVALCANTI ROCHA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 3 anos de idade com esta aula terão a oportunidade de:

- Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita;

- Valorizar o trabalho em grupo;

-Fazer uso da escrita como forma de registrar os conhecimentos construídos ao longo de um estudo;

 - Refletir sobre as características do sistema alfabético.  

Duração das atividades
UMA AULA
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado situações didáticas envolvendo a temática das festas juninas: culinária, enfeites, vestuário, danças, etc..

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – O professor inicia a aula organizando a turma em uma roda para conversar com as crianças acerca das descobertas feitas durante o estudo sobre as festas juninas. Em seguida sugere: que tal escrevermos o que já descobrimos sobre essas festas?    

ATIVIDADE 2 – O professor afixa no quadro uma folha de papel madeira, ou um outro tipo de papel similar a este, para registrar o texto a ser produzido com as crianças. Em seguida, visando ajudar as crianças organizarem suas ideias, lança algumas questões, como no diálogo abaixo:  

 - Hoje nós vamos escrever  o que aprendemos sobre o a festa do São João.

O que tem nessa festa?

- Tem bandeiras.

- Balões. - E chumbinho.

- Ah, então a gente pode escrever assim: o São João é uma festa que tem bandeiras, balão e chumbinho.

- O que as pessoas comem na festa do São João?

 - Professora, no São João as pessoas comem milho.

- Também come bolo e canjica.

- Então vamos escrever: na festa do São João as pessoas comem milho, bolo e canjica.

 - De que as pessoas brincam na festa do São João?

- Eu vi uma pescaria, professora.

 - E o que é a pescaria? É um enfeite do São João?

- Não é não, é uma brincadeira.

- Quais as outras brincadeiras que tem nessa festa? Quem lembra as que fizemos aqui na escola?

- Foi corrida de saco e nega maluca.

- Então a gente pode escrever assim: a pescaria é uma brincadeira que as pessoas gostam de fazer na festa do São João. Nessa festa também tem a brincadeira da corrida de saco e da nega maluca.

 - Quem lembra qual é a dança dessa festa.

- É o forró.

- Quais os instrumentos que se usa para tocar forró? Quem lembra o nome daquele que o colega trouxe?

- É a zabumba.

- Tem sanfona também.

 - Eu sei um, é o triângulo.

 - Alguém falou pandeiro. - Então essa parte pode ficar assim: a dança dessa festa é o forró. Para tocar o forró se usa a zabumba, a sanfona, o triângulo e o pandeiro.

- Como as pessoas se vestem para essa festa?

 - Como matuta.

 - Com vestido.

- Pode botar chapéu de trancinha.

- Mas se quiser faz a trancinha no cabelo.

 - Pinta o rosto com batom.

- Passa sombra.

- Também faz um sinalzinho com lápis de sobrancelha.

- Eu acho que a gente pode escrever desse jeito: na festa de São João as meninas se vestem de matuta usando um vestido com saia rodada, chapéu de trancinha ou então fazem a trancinha com o próprio cabelo. Elas pintam o rosto com sombra, batom e fazem um sinalzinho com lápis de sobrancelha.

 - E os meninos, como eles se vestem?

- Calção.

- É não, é com calça.

- Camisa com quadrinhos.

- Ah, camisa quadriculada!

- E o que eles desenham no rosto? Quem lembra o que a gente desenhou naquele dia?

- Bigode.

- E aquele outro como chama? Cos...

- Costeleta.

- E na cabeça, o que eles botam?

- Chapéu.

- Então essa parte a gente escreve desse jeito: os meninos usam calça ou calção, camisa quadriculada. Eles pintam uma costeleta e um bigode no rosto e colocam um chapéu. - O que vocês acharam da festa de São João? Ela é triste?

- Não. Ela é feliz.

- A gente termina assim: o São João é uma festa feliz.

ATIVIDADE 3 – Após o registro do texto, o professor solicita as crianças que façam desenhos para ilustrá-lo.      

Recursos Complementares

 http://revistaescola.abril.com.br  (Neste site, no link tudo sobre alfabetização, encontram-se artigos que subsidiam o planejamento das aulas com produção de texto. No link you tube é possível assistir vídeos interessantes sobre a temática desta aula.)

http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/   (Neste site se encontram outras sugestões para enriquecer o planejamento das aulas com produção  de texto.)

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

- Ampliaram seus conhecimentos sobre a linguagem escrita;

- Valorizaram o trabalho em grupo;

- Perceberam a escrita como forma de registrar os conhecimentos construídos ao longo de um estudo;

 - Refletiram sobre as características do sistema alfabético.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.