28/07/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, OLGA MARIA CAVALCANTI ROCHA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
As crianças na faixa etária de 3 anos de idade com esta aula terão a oportunidade de:
- Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita;
- Valorizar o trabalho em grupo;
-Fazer uso da escrita como forma de registrar os conhecimentos construídos ao longo de um estudo;
- Refletir sobre as características do sistema alfabético.
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado situações didáticas envolvendo a temática das festas juninas: culinária, enfeites, vestuário, danças, etc..
ATIVIDADE 1 – O professor inicia a aula organizando a turma em uma roda para conversar com as crianças acerca das descobertas feitas durante o estudo sobre as festas juninas. Em seguida sugere: que tal escrevermos o que já descobrimos sobre essas festas?
ATIVIDADE 2 – O professor afixa no quadro uma folha de papel madeira, ou um outro tipo de papel similar a este, para registrar o texto a ser produzido com as crianças. Em seguida, visando ajudar as crianças organizarem suas ideias, lança algumas questões, como no diálogo abaixo:
- Hoje nós vamos escrever o que aprendemos sobre o a festa do São João.
O que tem nessa festa?
- Tem bandeiras.
- Balões. - E chumbinho.
- Ah, então a gente pode escrever assim: o São João é uma festa que tem bandeiras, balão e chumbinho.
- O que as pessoas comem na festa do São João?
- Professora, no São João as pessoas comem milho.
- Também come bolo e canjica.
- Então vamos escrever: na festa do São João as pessoas comem milho, bolo e canjica.
- De que as pessoas brincam na festa do São João?
- Eu vi uma pescaria, professora.
- E o que é a pescaria? É um enfeite do São João?
- Não é não, é uma brincadeira.
- Quais as outras brincadeiras que tem nessa festa? Quem lembra as que fizemos aqui na escola?
- Foi corrida de saco e nega maluca.
- Então a gente pode escrever assim: a pescaria é uma brincadeira que as pessoas gostam de fazer na festa do São João. Nessa festa também tem a brincadeira da corrida de saco e da nega maluca.
- Quem lembra qual é a dança dessa festa.
- É o forró.
- Quais os instrumentos que se usa para tocar forró? Quem lembra o nome daquele que o colega trouxe?
- É a zabumba.
- Tem sanfona também.
- Eu sei um, é o triângulo.
- Alguém falou pandeiro. - Então essa parte pode ficar assim: a dança dessa festa é o forró. Para tocar o forró se usa a zabumba, a sanfona, o triângulo e o pandeiro.
- Como as pessoas se vestem para essa festa?
- Como matuta.
- Com vestido.
- Pode botar chapéu de trancinha.
- Mas se quiser faz a trancinha no cabelo.
- Pinta o rosto com batom.
- Passa sombra.
- Também faz um sinalzinho com lápis de sobrancelha.
- Eu acho que a gente pode escrever desse jeito: na festa de São João as meninas se vestem de matuta usando um vestido com saia rodada, chapéu de trancinha ou então fazem a trancinha com o próprio cabelo. Elas pintam o rosto com sombra, batom e fazem um sinalzinho com lápis de sobrancelha.
- E os meninos, como eles se vestem?
- Calção.
- É não, é com calça.
- Camisa com quadrinhos.
- Ah, camisa quadriculada!
- E o que eles desenham no rosto? Quem lembra o que a gente desenhou naquele dia?
- Bigode.
- E aquele outro como chama? Cos...
- Costeleta.
- E na cabeça, o que eles botam?
- Chapéu.
- Então essa parte a gente escreve desse jeito: os meninos usam calça ou calção, camisa quadriculada. Eles pintam uma costeleta e um bigode no rosto e colocam um chapéu. - O que vocês acharam da festa de São João? Ela é triste?
- Não. Ela é feliz.
- A gente termina assim: o São João é uma festa feliz.
ATIVIDADE 3 – Após o registro do texto, o professor solicita as crianças que façam desenhos para ilustrá-lo.
http://revistaescola.abril.com.br (Neste site, no link tudo sobre alfabetização, encontram-se artigos que subsidiam o planejamento das aulas com produção de texto. No link you tube é possível assistir vídeos interessantes sobre a temática desta aula.)
http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/ (Neste site se encontram outras sugestões para enriquecer o planejamento das aulas com produção de texto.)
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
- Ampliaram seus conhecimentos sobre a linguagem escrita;
- Valorizaram o trabalho em grupo;
- Perceberam a escrita como forma de registrar os conhecimentos construídos ao longo de um estudo;
- Refletiram sobre as características do sistema alfabético.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/01/2015
Cinco estrelasExcelente nota 10
10/05/2013
Cinco estrelasGostei muito da aula. É uma boa forma de levar as crianças a perceberem que podemos registrar o que dizemos.