Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REESCRITA DE UMA FÁBULA

 

17/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, CLÁUDIA LIMEIRA DE SENA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 6 anos de idade com esta aula terão a oportunidade de:

- Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita;

- Trocar conhecimento com o colega;

- Valorizar o trabalho em parceria;

- Refletir sobre as características do sistema alfabético;

- Fazer ilustrações considerando a complementaridade com o texto escrito.

Duração das atividades
UMA AULA
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado situações didáticas envolvendo a leitura de fábulas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – O professor inicia a aula lendo com a turma a lista dos títulos das fábulas contadas em sala.

1- A CIGARRA E A FORMIGA

2- A RAPOSA E AS UVAS

3- O LEÃO E O RATINHO

4- A MENINA DO LEITE

5- A GANSA DE OVOS DE OURO

6- A LEBRE E A TARTARUGA

7- O CORVO E A RAPOSA

8- A RAPOSA E A CEGONHA

9- O VELHO, O MENINO E O BURRO

10- O SAPO E O BOI

Fonte: www.google.com.br 

ATIVIDADE 2 - O professor propõe a turma reescrever, em trios, as fábulas lidas em sala durante a hora da história. Em seguida organiza os trios de trabalho listando a fábula que cada grupo irá reescrever definindo qual a função de cada criança na realização da tarefa - uma criança assumirá o papel de escriba e as outras duas de contadoras e de informantes acerca das regras que regem a nossa forma de escrita. Sugerimos que a criança  escriba esteja vivenciando a hipótese silábica em seu processo de construção da escrita. Uma das crianças informantes deve estar vivenciando a hipótese silábica alfabética. Essa constituição contribuirá para o avanço de todas as crianças do trio, pois permitirá o confronto de suas ideias acerca de como se faz para escrever, ou seja, como a escrita funciona. Durante a atividade o professor vai passando pelos grupos observando como as crianças procedem na escrita do texto, ajudando-as a lembrarem da fábula, questionando que letras podem usar para escrever. Ao chegar junto a um trio que já concluiu a reescrita, o professor solicita às crianças que leiam o que escreveram.

 ATIVIDADE 3 – Após a conclusão da reescrita cada trio produz uma ilustração para a sua fábula.

 ATIVIDADE 4 – O professor convida as crianças para a roda e realiza a leitura do texto de cada grupo. Neste momento as demais crianças podem apreciar os textos lidos comentando se faltou alguma informação e se ela era importante para a compreensão da fábula.

 ATIVIDADE 5 – Concluído o momento de leitura e apreciação da reescrita das fábulas, o professor organiza um painel com o material produzido por cada trio,  expondo-o em algum lugar onde a comunidade escolar possa apreciar.

Recursos Complementares

www.google.com.br 

(Para ter acesso as imagens da atividade 1,ao acessar o site digite imagens de fábulas na caixa de pesquisa e clique em pesquisar).

http://revistaescola.abril.com.br 

Neste site clique no link tudo sobre alfabetização, em seguida clique no link prática pedagógica e acesse o texto "Ditado para o professor: produção de texto oral com destino escrito".

Para ter acesso ao vídeo sobre a mesma temática, no link prática pedagógica, clique em vídeo e acesse o título "Ditado para o professor: produção de texto oral com destino escrito".

http://criancas.uol.com.br (Ao acessar o site clicar no link histórias. Este link contem algumas fábulas com a animação) 

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

- Ampliaram os seus conhecimentos sobre a linguagem escrita;

- Trocaram conhecimento com os colegas;

- Valorizaram o trabalho em parceria;

- Refletiram sobre as características do sistema alfabético.

-Fizeram ilustrações considerando a complementaridade com o texto escrito.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.