17/08/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, CLÁUDIA LIMEIRA DE SENA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
As crianças na faixa etária de 6 anos de idade com esta aula terão a oportunidade de:
- Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem escrita;
- Trocar conhecimento com o colega;
- Valorizar o trabalho em parceria;
- Refletir sobre as características do sistema alfabético;
- Fazer ilustrações considerando a complementaridade com o texto escrito.
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado situações didáticas envolvendo a leitura de fábulas.
ATIVIDADE 1 – O professor inicia a aula lendo com a turma a lista dos títulos das fábulas contadas em sala.
1- A CIGARRA E A FORMIGA 2- A RAPOSA E AS UVAS 3- O LEÃO E O RATINHO 4- A MENINA DO LEITE 5- A GANSA DE OVOS DE OURO 6- A LEBRE E A TARTARUGA 7- O CORVO E A RAPOSA 8- A RAPOSA E A CEGONHA 9- O VELHO, O MENINO E O BURRO 10- O SAPO E O BOI
|
Fonte: www.google.com.br
ATIVIDADE 2 - O professor propõe a turma reescrever, em trios, as fábulas lidas em sala durante a hora da história. Em seguida organiza os trios de trabalho listando a fábula que cada grupo irá reescrever definindo qual a função de cada criança na realização da tarefa - uma criança assumirá o papel de escriba e as outras duas de contadoras e de informantes acerca das regras que regem a nossa forma de escrita. Sugerimos que a criança escriba esteja vivenciando a hipótese silábica em seu processo de construção da escrita. Uma das crianças informantes deve estar vivenciando a hipótese silábica alfabética. Essa constituição contribuirá para o avanço de todas as crianças do trio, pois permitirá o confronto de suas ideias acerca de como se faz para escrever, ou seja, como a escrita funciona. Durante a atividade o professor vai passando pelos grupos observando como as crianças procedem na escrita do texto, ajudando-as a lembrarem da fábula, questionando que letras podem usar para escrever. Ao chegar junto a um trio que já concluiu a reescrita, o professor solicita às crianças que leiam o que escreveram.
ATIVIDADE 3 – Após a conclusão da reescrita cada trio produz uma ilustração para a sua fábula.
ATIVIDADE 4 – O professor convida as crianças para a roda e realiza a leitura do texto de cada grupo. Neste momento as demais crianças podem apreciar os textos lidos comentando se faltou alguma informação e se ela era importante para a compreensão da fábula.
ATIVIDADE 5 – Concluído o momento de leitura e apreciação da reescrita das fábulas, o professor organiza um painel com o material produzido por cada trio, expondo-o em algum lugar onde a comunidade escolar possa apreciar.
(Para ter acesso as imagens da atividade 1,ao acessar o site digite imagens de fábulas na caixa de pesquisa e clique em pesquisar).
http://revistaescola.abril.com.br
Neste site clique no link tudo sobre alfabetização, em seguida clique no link prática pedagógica e acesse o texto "Ditado para o professor: produção de texto oral com destino escrito".
Para ter acesso ao vídeo sobre a mesma temática, no link prática pedagógica, clique em vídeo e acesse o título "Ditado para o professor: produção de texto oral com destino escrito".
http://criancas.uol.com.br (Ao acessar o site clicar no link histórias. Este link contem algumas fábulas com a animação)
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
- Ampliaram os seus conhecimentos sobre a linguagem escrita;
- Trocaram conhecimento com os colegas;
- Valorizaram o trabalho em parceria;
- Refletiram sobre as características do sistema alfabético.
-Fizeram ilustrações considerando a complementaridade com o texto escrito.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!