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Tenis de Mesa para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.

 

20/09/2010

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer uma modalidade paraolímpica.

Aprender a conviver com as diferenças.

Cooperar com os colegas Portadores de Necessidades Especiais.

Duração das atividades
Uma hora aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não precisa de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

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Figura 1 - Premiação da equipe brasileira de Tenis de Mesa Paraolímpica.

Nesta aula, desenvolveremos atividades ligadas ao Tênis de Mesa Paraolímpico, uma modalidade disputada por portadores de necessidade especias cadeirantes.

O objetivo é apresentar aos alunos uma modalidade paraolímpica e, através da vivência desta atividade, abordar questões referentes a inclusão, preconceito, respeito e solidariedade.

O professor deve explicar aos alunos quais são as regras do Tênis de Mesa Paraolímpico, quais as principais diferenças em relação ao Tênis de Mesa tradicional.

A primeira atividade desenvolvida será "Tênis de Mesa Solidário".

Nesta atividade, os alunos, em duplas, deverão experimentar jogar o Tênis de Mesa na forma tradicional e em cadeiras de rodas.

Figura 2 - Tenis de Mesa para Cadeirantes.

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Um dos alunos da dupla participará do jogo sentado em uma cadeira, o outro jogará de pé. A cada ponto, os alunos trocarão de posição, para vivenciarem as duas formas de jogar. Os alunos não devem se preocupar com vitória ou derrota, esta será uma atividade de experimentação, na qual os alunos deverão vivenciar os movimentos do tênis de mesa, sentados e em pé.

O professor deverá dividir a turma em três grupos. Cada um dos grupos ocupará uma das mesas.

No final da atividade, promova um debate com os seus alunos sobre a experiência de praticar uma modalidade paraolímpica e sobre as dificuldades encontradas, para realizar os movimentos sentados. Que diferenças eles podem apontar sobre o jogo sentado e em pé?  Como foi a experiência de ter um companheiro de dupla cadeirante?

Dica: Professor, se na sua escola não houver mesa oficial, construa a sua própria mesa com um compensado de madeira sobre dois cavaletes. Outra possibilidade seria juntar algumas mesas pequenas (do tipo carteira escolar), para formar uma mesa do tamanho oficial.

A segunda atividade será o "Carrossel Cooperativo".

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Figura 3 - Rodízio no Tenis de Mesa.

A turma deve ser dividida em três grupos. Cada grupo ocupará uma mesa. Esta é uma atividade cooperativa, não existe competição entre os jogadores, todos contribuirão com a sua participação na atividade, para a conquista do objetivo.

O objetivo desta atividade é o de manter a "bolinha" em movimento, através de sucessivas rebatidas realizadas pelos alunos.

O professor deverá organizar os grupos com duas filas de cada lado da mesa. A atividade começa com um dos alunos realizando um "saque", na direção do outro lado da mesa. Assim que realizar o "saque", este aluno deverá se deslocar para o outro lado da mesa e entrar no fim da fila.

O aluno que rebater a "bolinha" deverá realizar a mesma movimentação, deslocando-se para o outro lado da mesa. Esta sequência deverá ser repetida, de acordo com a meta proposta pelo professor, por exemplo, trocar vinte rebatidas seguidas, sem que a bola toque duas vezes no mesmo lado da mesa ou realizar esta movimentação durante trinta segundos.

No tenis de mesa, o objetivo é fazer com que a "bolinha" saia de jogo o mais rápido possível. A cada lance, o jogador tenta rebater a bola com um nível de dificuldade maior, para que o adversário não consiga devolver a "bolinha". Nesta atividade, o objetilvo é diferente, é preciso que todos os alunos rebatam a "bolinha", tentando facilitar a tarefa do colega que jogará em seguida. Se isso acontecer, mais tempo a "bolinha" ficará em jogo.

A terceira atividade será o "Torneio de Tênis de Mesa Paraolímpico".

Organize a turma em quatro grupos. Cada grupo participará da atividade em uma mesa. Em cada mesa, deverá haver, no mínimo, quatro duplas. No primeiro momento, estas duplas jogarão entre si. Em seguida, reorganize os grupos, para que todos os alunos tenham a oportunidade de participar da atividade, com o maior número de colegas.

Os alunos deverão contar o número de partidas jogadas e o número de vitórias e derrotas, para, no final da atividade, conhecerem a dupla vencedora.

Os alunos realizarão este jogo sentados em cadeiras, por isto é preciso haver duas cadeiras em cada lado da mesa.

O objetivo do jogo é igual ao do Tênis de Mesa tradicional, os jogadores devem rebater a "bolinha" com a raquete, por cima da rede, na direção da mesa do adversário. Se a "bolinha" tocar na mesa e a dupla adversária não conseguir devolvê-la, um ponto será marcado.

Dica: Oriente os alunos com maior desenvoltura na atividade a formarem duplas com os alunos que precisem de maior atenção e ajuda.

Dica: Professor, se a sua escola tiver cadeiras com "rodinhas" (do tipo cadeiras de escritório), utilize-as nesta atividade, isto favorecerá o deslocamento dos alunos no jogo.

Recursos Complementares
Avaliação

Nesta aula, os alunos realizaram atividades com colegas cadeirantes. Para que a atividade ocorresse, foi preciso que os colegas sem deficiência se adaptassem aos colegas cadeirantes, reconhecendo suas dificuldades e cooperando, para que a atividade fosse realizada com sucesso.

A experiência vivenciada, nesta aula, poderá ajudar os alunos a compreenderem a importância da participação de todos, na inclusão dos portadores de necessidades especiais na sociedade.

Peça aos alunos que façam uma redação, para ser entregue na aula seguinte, abordando o seguinte tema:  "Como posso colaborar para tornar a sociedade realmente inclusiva."

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