Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com a hipermídia e a ortografia

 

25/08/2010

Autor e Coautor(es)
Vera Lúcia de Azêvedo
imagem do usuário

ACARI - RN ESCOLA MUNICIPAL PROFª TEREZINHA DE LOURDES GALVAO

Aldineide Araújo Dantas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a sequência lógica dos fatos da história.

Perceber o r inicial e no meio de palavras na história apresentada.

Recontar a história levando em consideração a trama desenvolvida na mesma, como também, adquirir a capacidade de produzir outras.

Duração das atividades
50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura de textos sobre o tema. Escrita de algumas palavras referente ao assunto.

Produção da história a partir das cenas apresentadas.

Leitura de textos sobre o tema.

Escrita de algumas palavras referente ao assunto.

Produção da história apartir das cenas apresentadas.

Estratégias e recursos da aula

Levar os alunos para o salão,

.Assistir o DVD,

 .Usar o microfone no que diz respeito ao incentivo da história e interagir com os mesmos a interpretação do texto e conteúdo trabalhado,

.Visualizar o cartaz,

.Completar o texto com as palavras que faltam;

                                                                                                             Delícia gelada

Um pica pau descansava, quando ouviu uma propaganda no rádio. A propaganda anunciava um sorvete bem gelado. Logo ele ficou interessado, abriu seu cofre e saiu distraído com o dinheiro na mão. Porém, Zeca Urubu percebeu, tratou de roubar a grana e colocou o pica pau na lixeira. O pica pau que não é bobo, usou várias maneiras de ter seu dinheiro de volta. Depois de muita disputa entre os dois, finalmente o pica pau conseguiu trapacear Zeca Urubu e tomar seu saboroso sorvete.

 O conteúdo de ortografia R inicial e no meio das palavras já vinha sendo trabalhado em aulas anteriores por meio de leitura de textos e atividades diversificadas. Nesta etapa, desenvolveu-se um texto com o tema: O gato e o rato, onde foram realizadas atividades de interpretação e ortografia completando palavras com r inicial e no meio das mesmas, separação silábica, listagem e confecção de dobradura. Além das atividades citadas, foi ainda sugerido ao aluno recontar a história visualizada, ou seja, Delícia gelada e também reproduzir através da escrita, outras palavras ou frases contendo o R inicial e no meio das mesmas e que fizesse parte da história contada. Antes dos alunos assistirem o vídeo “delícia gelada” (filme de locadora em desenho animado do personagem Pica Pau) foi feito algumas indagações relacionadas ao vídeo, tais como: .O que será essa “Delícia gelada”? .Já conhecem o personagem Pica Pau? .Costumam assistirem histórias deste personagem? .O que acham do Pica Pau e de suas histórias? Dando continuidade foi apresentada a história em DVD (Delícia gelada), levando as crianças a perceberem palavras com R inicial e no meio das mesmas no decorrer da história. Depois instigou-se as crianças a interpretar oralmente o vídeo, identificando os valores morais diante das atitudes dos personagens envolvidos na trama. Após assistirem o DVD, foi mostrado um cartaz contendo o resumo da história, onde o mesmo apresentava lacunas a serem preenchidas com palavras referentes à ortografia trabalhada. Em seguida foi entregue em dupla de alunos uma fichinha contendo palavras que à medida que eles descobriam onde a mesma se encaixava no texto, falavam no microfone e pregavam no cartaz. Concluindo o texto, fez a leitura coletiva utilizando o microfone. Nesta atividade foi trabalhada a escrita das palavras, a organização e descoberta de outras referentes ao assunto do vídeo. Como atividade final, foi entregue aos alunos fichas contendo palavras com r inicial e no meio das mesmas, no qual eles iam apresentando aos demais alunos da turma e preenchendo no cartaz.

Recursos Complementares

DVD, Microfone, Caixa de som amplificada, Vídeo, Cartaz e Máquina digital.

Avaliação

Será mediante a compreensão da história para que depois, os alunos possam identificar e completar corretamente os espaços vazios do texto. Assim como, proporcionar a identificação em textos a questão da ortografia trabalhada.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Medeiros, ufrn , Rio Grande do Norte - disse:
    aianne_rafinha525@hotmail.com

    30/10/2015

    Cinco estrelas

    Muito interessante!


  • Elaine, CEMEI João Gilberto Sampaio , São Paulo - disse:
    lainerto@yahoo.com.br

    25/09/2010

    Três estrelas

    Boa atividade. O video não precisa ser locado , pois no youtube tem. Podendo ser gravado, e pasá-lo no data show, ou na sala de informática.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.