19/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Aula 01: O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre quem gosta de contar histórias, quem gosta de ouvir histórias, quem conhece a Cia Mambembrincantes, etc.
Para contextualizar sobre o grupo o professor poderá utilizar os recursos:
Vídeo: Apresentação - http://www.youtube.com/watch?v=ko3NP1id3QQ
Sobre Mambembrincantes: disponível em http://www.myspace.com/mambembrincantes
Com oito integrantes, entre músicos e atores, a Cia. Mambembrincantes, de Brasília, começou de forma diferente sua trajetória cênico-musical. Suas primeiras apresentações, em 2000, foram na Europa, numa turnê que percorreu Berlim (Alemanha), Amsterdan (Holanda) e Avignon (França), mostrando o Teatro de Rua Prosas e Leréias Cantantes. Em 2001, já de volta ao Brasil, além de pesquisar novos ritmos da cultura popular brasileira, a Companhia começou a produzir brinquedos e instrumentos musicais como zabumbas, tambores de filtro e violas de cabaça, fabricados com materiais reciclados e naturais. O grupo deu início também às oficinas de confecção destes instrumentos em diversos festivais. A sonoridade da Cia. Mambembrincantes é toda gerada por instrumentos tradicionais utilizados nos folguedos. A rabeca, a viola caipira, a zabumba, entre outros instrumentos, dão os tons e acordes para composições próprias, músicas de domínio público e canções tradicionais das manifestações populares. Com seis anos de estrada, o primeiro CD da Cia. – Mambembrincantes - , foi lançado em 2003 e é a trilha sonora do documentário Quilombos Quilombolas, de Franca Vilarinho. O segundo álbum, Ao Morro, foi gravado ao vivo e lançado em Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), São Luiz do Paraitinga (SP) e Paraty (RJ). Mecedina, trabalho mais recente do grupo, foi lançado em 2006 e está inscrito na 2ª edição do Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Ainda em 2006 a companhia viajou pelo Brasil com a Caravana Mambembrincantes – Fazendo Arte pelo Centro do Brasil. Foram 35 apresentações em um caminhão-palco, nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia, se estendendo até a Bolívia. O projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, teve patrocínio da Petrobras e apoio dos Governos dos Estados do Centro-Oeste. As apresentações dos Mambembrincantes são ricas em cores e trazem elementos dos autos teatrais como os bonecos gigantes, o Boi-bumbá, burrinhas e Jaraguá, junto às brincadeiras e à interação com o público. A cultura popular é a fonte de inspiração para a produção musical do grupo, repleta de influências oriundas da Catira, Reisado, Congada, Bumba-meu-boi, folias de Reis, entre outras. |
Avaliação das escolas públicas | Áudio: Avaliação das escolas públicas - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17108/dominio-em-art-0011.mp3 Atenção Professor! Esse recurso aborda outros conteúdos, sendo assim apresente para turma apenas o trecho que aborda o grupo, que inicia em 6:50 min. e termina em 10:10 min. |
Agora os alunos deverão identificar os instrumentos e o ritmo musical utilizado pelo grupo. Esse exercício servirá de base para criação das histórias por parte dos alunos.
Após apresentar o áudio, o professor poderá utilizar a letra da música Burrinha Cavalguinha utilizada pelo grupo.
Burrinha cavalguinha - mambembrincantes Composição: Chico Nogueira A burrinha cavalguinha Eu mais minha burrinha |
Agora o professor deverá questionar os alunos sobre as diversas maneiras de se contar histórias. Para contextualizar o professor poderá utilizar o vídeo: Mambembrincantes - História do traca-traca http://www.youtube.com/watch?v=7_ZddS6Uh4s
O professor deverá questionar os alunos sobre o objeto utilizado no vídeo para contar a história, o que é, como é feito, etc. Se possível, recriar esse objeto com a turma, para que possa ser explorado em outras narrativas.
Aula 02: Agora é hora da turma produzir
Os alunos deverão escolher algumas lendas do folclore brasileiro ou criar suas próprias histórias para apresentar à comunidade escolar. Entretanto, não basta apenas contar a história, os alunos deverão criar personagens, figurinos, utilizar instrumentos musicais, etc. Essa atividade pode ser realizada individualmente ou em grupo.
Atenção professor! Auxilie a turma na escolha e montagem da história, o ideal é que cada apresentação seja de no máximo 5 minutos. Incentive os alunos a criar instrumentos com material reciclados. No site http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html veja como criar alguns instrumentos.
Aula 03: Apresentação dos resultados
Antes de iniciar as apresentações a comunidade escolar deverá receber uma ficha com o nome de todos os grupos e o título das histórias, eles deverão avaliar as apresentações e atribuir uma pontuação de 0 a 5. Essa pontuação será contabilizada na avaliação do grupo.
Atenção professor! reserve um espaço na escola para apresentação dos resultados, verifique o sistema de som, microfones, iluminação adequada, etc. Convide a comunidade escolar para apreciar as apresentações. Defina com a turma a ordem de apresentação e a duração do espetáculo.
Após as apresentações os alunos deverão fazer um relatório sobre a atividade, como foi sua participação, o que aprendeu, quais as dificuldades encontradas, pontos positivos e negativos durante o processo, e como vê sua participação na atividade (autoavaliação).
Sugestão de avaliação
Aluno |
Turma | |
Critérios | Aula 01 | Aula 02 |
Participação nas discussões |
||
Interesse pelo tema |
||
Envolvimento nas atividades |
||
Contribuição para o grupo | ||
Respeito à opinião dos colegas |
||
Postura na apresentação |
||
Criatividade na apresentação |
||
Criatividade no enredo da história |
||
Criatividade no Figurino |
||
Criatividade no cenário |
||
Percepção dos ritmos |
||
Habilidade com os instrumentos |
||
Construção correta dos instrumentos |
||
Atingiu o objetivo da proposta |
||
Avaliação da comunidade escolar |
Nome | Tipo |
---|---|
Avaliação das escolas públicas | Áudio |
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!