Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Soltando a imaginação com os Mabembrincantes

 

19/06/2009

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Estimular a imaginação dos alunos por meio da música e do teatro, apresentar o grupo Cia Mambembrincantes, desenvolver habilidades para contar histórias.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimento prévios.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre quem gosta de contar histórias, quem gosta de ouvir histórias, quem conhece a Cia Mambembrincantes, etc.

Para contextualizar sobre o grupo o professor poderá utilizar os recursos:

Vídeo: Apresentação - http://www.youtube.com/watch?v=ko3NP1id3QQ


Sobre Mambembrincantes: disponível em http://www.myspace.com/mambembrincantes

Com oito integrantes, entre músicos e atores, a Cia. Mambembrincantes, de Brasília, começou de forma diferente sua trajetória cênico-musical. Suas primeiras apresentações, em 2000, foram na Europa, numa turnê que percorreu Berlim (Alemanha), Amsterdan (Holanda) e Avignon (França), mostrando o Teatro de Rua Prosas e Leréias Cantantes. Em 2001, já de volta ao Brasil, além de pesquisar novos ritmos da cultura popular brasileira, a Companhia começou a produzir brinquedos e instrumentos musicais como zabumbas, tambores de filtro e violas de cabaça, fabricados com materiais reciclados e naturais. O grupo deu início também às oficinas de confecção destes instrumentos em diversos festivais. A sonoridade da Cia. Mambembrincantes é toda gerada por instrumentos tradicionais utilizados nos folguedos. A rabeca, a viola caipira, a zabumba, entre outros instrumentos, dão os tons e acordes para composições próprias, músicas de domínio público e canções tradicionais das manifestações populares. Com seis anos de estrada, o primeiro CD da Cia. – Mambembrincantes - , foi lançado em 2003 e é a trilha sonora do documentário Quilombos Quilombolas, de Franca Vilarinho. O segundo álbum, Ao Morro, foi gravado ao vivo e lançado em Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), São Luiz do Paraitinga (SP) e Paraty (RJ). Mecedina, trabalho mais recente do grupo, foi lançado em 2006 e está inscrito na 2ª edição do Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Ainda em 2006 a companhia viajou pelo Brasil com a Caravana Mambembrincantes – Fazendo Arte pelo Centro do Brasil. Foram 35 apresentações em um caminhão-palco, nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia, se estendendo até a Bolívia. O projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, teve patrocínio da Petrobras e apoio dos Governos dos Estados do Centro-Oeste. As apresentações dos Mambembrincantes são ricas em cores e trazem elementos dos autos teatrais como os bonecos gigantes, o Boi-bumbá, burrinhas e Jaraguá, junto às brincadeiras e à interação com o público. A cultura popular é a fonte de inspiração para a produção musical do grupo, repleta de influências oriundas da Catira, Reisado, Congada, Bumba-meu-boi, folias de Reis, entre outras.

 

Avaliação das escolas públicas

Áudio: Avaliação das escolas públicas - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17108/dominio-em-art-0011.mp3

Atenção Professor! Esse recurso aborda outros conteúdos, sendo assim apresente para turma apenas o trecho que aborda o grupo, que inicia em 6:50 min. e termina em 10:10 min.

 


 

Agora os alunos deverão identificar os instrumentos e o ritmo musical utilizado pelo grupo. Esse exercício servirá de base para criação das histórias por parte dos alunos.

Após apresentar o áudio, o professor poderá utilizar a letra da música Burrinha Cavalguinha utilizada pelo grupo.

Burrinha cavalguinha - mambembrincantes

Composição: Chico Nogueira

A burrinha cavalguinha
Mundo afora passarinha
A burrinha cavalguinha
Passo solto, ventania

Eu mais minha burrinha
Sua vida é como a minha
Partilhamos o trabalho
O sustento e a alegria

 


Agora o professor deverá questionar os alunos sobre as diversas maneiras de se contar histórias. Para contextualizar o professor poderá utilizar o vídeo: Mambembrincantes - História do traca-traca http://www.youtube.com/watch?v=7_ZddS6Uh4s

 

O professor deverá questionar os alunos sobre o objeto utilizado no vídeo para contar a história, o que é, como é feito, etc. Se possível, recriar esse objeto com a turma, para que possa ser explorado em outras narrativas.

 

 

Aula 02: Agora é hora da turma produzir

Os alunos deverão escolher algumas lendas do folclore brasileiro ou criar suas próprias histórias para apresentar à comunidade escolar. Entretanto, não basta apenas contar a história, os alunos deverão criar personagens, figurinos, utilizar instrumentos musicais, etc. Essa atividade pode ser realizada individualmente ou em grupo.

Atenção professor! Auxilie a turma na escolha e montagem da história, o ideal é que cada apresentação seja de no máximo 5 minutos. Incentive os alunos a criar instrumentos com material reciclados. No site http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html veja como criar alguns instrumentos.

 

 

Aula 03: Apresentação dos resultados

Antes de iniciar as apresentações a comunidade escolar deverá receber uma ficha com o nome de todos os grupos e o título das histórias, eles deverão avaliar as apresentações e atribuir uma pontuação de 0 a 5. Essa pontuação será contabilizada na avaliação do grupo.

Atenção professor! reserve um espaço na escola para apresentação dos resultados, verifique o sistema de som, microfones, iluminação adequada, etc. Convide a comunidade escolar para apreciar as apresentações. Defina com a turma a ordem de apresentação e a duração do espetáculo.

Após as apresentações os alunos deverão fazer um relatório sobre a atividade, como foi sua participação, o que aprendeu, quais as dificuldades encontradas, pontos positivos e negativos durante o processo, e como vê sua participação na atividade (autoavaliação).

 

Sugestão de avaliação

Aluno
Turma
Critérios Aula 01 Aula 02
Participação nas discussões


Interesse pelo tema


Envolvimento nas atividades


Contribuição para o grupo    
Respeito à opinião dos colegas


Postura na apresentação


Criatividade na apresentação


Criatividade no enredo da história


Criatividade no Figurino


Criatividade no cenário


Percepção dos ritmos


Habilidade com os instrumentos


Construção correta dos instrumentos


Atingiu o objetivo da proposta


Avaliação da comunidade escolar    

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Avaliação das escolas públicas Áudio
Recursos Complementares
Letras de músicas: http://letras.terra.com.br/mambembrincantes/ Mambembrincantes: http://www.myspace.com/mambembrincantes Construção de instrumentos musicais com materiais reciclados: http://cybelemeyer.blogspot.com/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html
Avaliação
É importante que o professor construa junto com os alunos os sistema de avaliação da atividade, para que todos estejam cientes dos critérios de avaliação, prazos e habilidades a serem desenvolvidas. O professor deverá avaliar o processo do aluno, sua evolução, seu crescimento a cada aula. Para isso sugerimos alguns critérios em Estratégias da aula.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.