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Filo Mollusca - os moluscos

 

26/07/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as características e diversidade dos moluscos.

Refletir sobre a importância ecológica do grupo mollusca. 

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de taxonomia.

Estratégias e recursos da aula

Entre os invertebrados existe um grupo bastante diversificado e que está presente na ecologia e economia gastronômica: os moluscos. O que será que os alunos conhecem sobre este grupo? Será que existem mesmo moluscos gigantes como o polvo gigante que aterrorizou o submarino Náutilos no romance 20 mil léguas submarinas (de Júlio Verne)? Após perguntar sobre essa questão, apresente aos alunos a reportagem a seguir:

Plenário, "Caramujo africano causa pânico em ruas de Estância", disponível em: http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?codigo=106201013595495399 (acessado dia 11/06/10).

O professor poderá ler em voz alta para os alunos, ou promover a leitura em sala de aula, pedindo que os alunos leiam trechos da reportagem alternadamente. Após a leitura, discuta com os alunos:

- Por que estes animais geram pânico nos moradores?

- Eles são animais exóticos ou nativos? Quais os problemas que eles causam?

- Por que eles são uma ameaça à saúde e ecologia?

As questões poderão ser discutidas e respondidas oralmente. Aproveite este momento para averiguar o que os alunos tem de conhecimento sobre o tema e a participação dos mesmos na aula.

Dizem que toda lenda tem um fundo de verdade... No caso dos moluscos pode até ser. De fato, talvez não exista um polvo grande o suficiente para destruir um submarino, como nas histórias de Júlio Verne, mas existe exemplares de Cefalópodes que são realmente grandes, como no vídeo da National Geographic:

Tubarão versus Polvo, disponível em: http://video.nationalgeographic.com/video/player/animals/invertebrates-animals/octopus-and-squid/octopus_giant_kills_shark.html (acessado dia 11/06/10).

Que outras particularidades o Filo Mollusca apresenta?

ATIVIDADE - PESQUISA DIRECIONADA

Será que o Filo Mollusca guarda mais segredos? Instrua os alunos a pesquisarem individualmente sobre o filo, suas características, as classes que o constituem e fatos curiosos ou interessantes sobre o grupo. Também devem pesquisar uma reportagem sobre este tema. A pesquisa poderá ser feita em livros, enciclopédias, demais meios impressos e internet. Sugerimos alguns sítios que podem orientar a pesquisa. A pesquisa poderá ser registrada em equipes de 3 a 4 integrantes, em uma webquest.

O professor poderá criar uma webquest ou adaptar uma já publicada. Um exemplo de webquest que pode ser adaptado para esta aula é o disponível a seguir: http://www.doaluno.com.br/servicos/webquest/arquivosWebQuest/invertebrados/index.htm (acessado dia 24/07/2010). 

WEBQUEST

É uma metodologia de pesquisa online, orientada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. O professor indica os sites, pré-selecionados, para a aula seja aproveitada ao máximo, de forma que os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, organizem a tarefa e concluam com sucesso as demais atividades propostas. Sugerimos que utilize o site www.webquestbrasil.org para criar e postar sua Webquest (Para saber mais sobre como fazer webquest veja os sítios indicados em recursos adicionais). Um exemplo de webquest pode ser acessado no seguinte endereço:  http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=3942&id_pagina=1  (acessado dia 18/06/10).  Os alunos poderão registrar os conhecimentos adquiridos por meio da webquest no próprio caderno.  

Para saber como criar webquest personalizada para sua aula, acesse o tutorial: http://www.webquestbrasil.org/node/9 (acessado dia 18/06/10). 

Outro tutorial (documento PDF) interessante encontra-se disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (acessado dia 12/06/10).  

ATIVIDADE - APRESENTAÇÃO DE TELEJORNAL

Após a pesquisa, divida a turma em equipes de 2 a 3 alunos.  Eles deverão escolher dentro de suas pesquisas um tema específico, ou um fato interessante e transformá-lo em uma reportagem. Instrua-os a assim que chegarem a um acordo quanto ao tema, levar ao seu conhecimento o que eles querem fazer (assim, o professor poderá orientar quanto à pertinência do que eles escolheram e registrar o tema de modo que outros alunos não poderão fazer o mesmo). Os alunos devem então montar o texto que será apresentado à turma na forma de telejornal. Poderão escolher de que forma irão transmitir a mensagem do tema, se vão colocar vídeos que ilustram o que irão mostrar, se um dos integrantes será o "ancora" que vai chamar a notícia e o outro será o repórter de campo, se haverá entrevista com um morador do local (interpretado por um dos integrantes do grupo de alunos) entre outras alternativas. Estimule a criatividade dos alunos. Separe uma aula para a preparação e determine tempo máximo para cada apresentação, elas devem ser curtas, mas devem transmitir conteúdo sobre os moluscos.

DICA: Se for possível, filme as apresentações dos alunos para registrar este momento (e se obtiver a autorização de publicação da imagem deles, poderá publicar as filmagens em um blog pessoal ou da disciplina).

CONTEXTUALIZANDO

Após as apresentações o professor poderá aproveitar para discutir com os alunos sobre a importância deste grupo de animais na economia, como fonte alimentar (que vitaminas e benefícios eles trazem para a saúde) e seu papel na ecologia. As participações dos alunos poderão ser apenas oralmente, mas é interessante que o professor aproveite desse momento para avaliar o progresso e interesse do alunado.

Leve os alunos ao laboratório de ciências. A sugestão de atividade é a observação de espécimes (vivos ou mortos, como as ostras e lulas compradas em peixarias), a fim de visualizar as principais características do Filo Mollusca.

EXPERIMENTOS – OBSERVAÇÃO DE MOLUSCOS

 MATERIAIS

 O professor poderá pedir (ou providenciar juntamente com a associação de pais e mestres) os seguintes materiais:

- pinça de ponta fina;

- placa de Petri;

- lupa ou microscópio estereoscópico (lupa de grande aumento);

- máquina fotográfica digital (ou outro meio de registro de imagens);

- Toalha de papel;

- Bisturi (a ser manipulado apenas pelo professor);

- espécimes do filo Mollusca, gastrópodes (caracol de jardim, lesmas, conchas vazias anteriormente coletadas), bivalves (mexilhões e ostras, podem ser comprados em peixaria) e  cefalópodes (polvos e lulas, também comprados em peixaria).

- livros de biologia e materiais de referência;

Objetivo

Apresentação aos alunos da morfologia externa dos exemplares estudados.

 Relacionar a morfologia observada com as funções e história de vida dos animais.

 Procedimento

 1 – Observação a olho nu da morfologia externa dos espécimes em estudo e anotação das partes visíveis;

2 – Utilização de uma lupa para observação da morfologia externa e anotação das partes observadas;

 3 -  Uso do bisturi (pelo professor) para observação de órgãos internos;

 4 – Desenho e anotações de informações relevantes pelos alunos (para futura confecção de relatório);

ATIVIDADE - ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO

Mantendo os alunos nas mesmas equipes já organizadas (nas atividades anteriores) o professor poderá pedir a elaboração de um relatório do experimento. Para tanto, instrua os alunos a lerem os sítios recomendados, que dão exemplos de como escrever um bom relatório.

Para orientar a confecção dos relatórios peça que os alunos acessem  o sítio Euclides, “Como fazer um relatório”, disponível em:

http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html (acessado dia 05/05/10) e   “Antes de fazer um relatório leia-me”, disponível em:

 http://collatio.tripod.com/regeq/relat.htmm   (acessado dia 05/05/10). 

DICA: Registre o experimento e a atividade dos alunos por meio de fotos que poderão ser disponibilizadas aos alunos para colocarem nas páginas wiki e relatórios. Avise que o relatório será parte da avaliação, e recomende o uso de referências bibliográficas e desenhos esquemáticos que mostrem tudo o que eles aprenderam com esta prática.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Retorne ao laboratório de informática com os alunos para mostrar a eles o recurso do Portal do Professor, que esquematiza as principais características do filo Mollusca.

Zoologia - invertebrados II  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9731  acessado dia 12.06.10).

Os alunos ainda na formação inicial das equipes deverão observar e anotar as características de cada classe e registrá-las na wiki já aberta para este fim.

Instrua os alunos que a wiki deverá ter:

- todas as classes que compõem o filo Mollusca;

- características dos moluscos;

- características de cada classe;

- ecologia dos moluscos e de cada classe (onde vivem, o que comem, participam de qual cadeia alimentar, são importantes vetores de doenças, são componentes da economia, etc..);

- imagens ou sítios que remetam imagens exemplificando cada classe;

ATIVIDADE LÚDICA - DOMINÓ DOS MOLUSCOS

Para reforçar a aprendizagem dos alunos sobre o filo Mollusca, elaboramos um dominó temático. Há duas possibilidades de trabalho, uma com o dominó com as figuras das 6 principais classes deste grupo e outro jogo de dominó apenas com as características destas classes, mas sem a imagem (maior dificuldade).

Jogo de dominó só com as figuras, disponível em: http://www.4shared.com/document/ouRv2ikj/domino_molusco.html (acessado dia 12.06.10).  

Jogo de dominó com as características, disponível em: http://www.4shared.com/account/document/PI-DPn8v/domino_molusco2.html (acessado dia 12.06.10). 

METODOLOGIA

Divida os alunos em grupos de 4 jogadores (imprima vários lotes do jogo e distribua um jogo para cada grupo - se desejar poderá plastificar as peças para durarem mais).

Para conhecer as regras do jogo de dominó acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dominó#Regras (acessado dia 12.06.10). 

Ao final do jogo, os alunos devem elaborar uma lista com as principais características de cada classe do filo Mollusca, no caderno.

Recursos Complementares

Plano de aula

 Revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/especie-exotica-praga-invasora-531964.shtml    (acessado dia 11/06/10).  

Uol educação, disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/esquistossomose.jhtm    (acessado dia 11/06/10).  

Revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/mundo-aguas-427573.shtml   (acessado dia 11/06/10).  

Uol educação, disponível em: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/anatomia-do-molusco.jhtm   (acessado dia 11/06/10).  

Revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/apresente-aos-estudantes-remedio-chamado-veneno-432148.shtml (acessado dia 11/06/10).  

Saiba mais...

Polvos gigantes, disponível em:http://biointerativa.com/monstruosas-lulas-gigantes/#more-3843 (acessado dia 11/06/10).  

Uol educação, disponível em: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u80.jhtm  (acessado dia 11/06/10).  

Vídeos

Polvos Apaixonados, disponível em: http://videos.sapo.pt/kuTDrwD87DZj0z24mHNe (acessado dia 12/06/10). 

Ostra criação, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QiE0po5Cawo&feature=related  (acessado dia 12/06/10).  

Mexilhões se fixando, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=z0gKFHmVCLk&feature=related  (acessado dia 12/06/10).   

Ostras do mangue, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dW2mBKXikjw&feature=related    (acessado dia 12/06/10).  

Lesma do mar, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1OkhWU4WON8&feature=related  (acessado dia 12/06/10).   

Alimentando o polvo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1KoM0RpLVmQ  (acessado dia 12/06/10).   

Sítios

Conquiologia – Moluscos com conchas em geral, disponível em: http://www.conchology.be/?t=1   (acessado dia 11.06.10). 

Conquiliologistas do Brasil – disponível em: http://www.conchasbrasil.org.br/materias/ (acessado dia 11.06.10).  

Moluscos, anelídeos e nematelmintos, disponível em: http://www.monografias.brasilescola.com/biologia/moluscos-anelideos-nematelmintos.htm  (acessado dia 12/06/10).  

Wikipédia, moluscos, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moluscos#Classes (acessado dia 11.06.10).  

Sobre Webquest...

PUC PR, WEBQUEST COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: A REFORMULAÇÃO, disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/462_505.pdf   (acessado dia 18/06/10).

Escola BR, Webquest, uma metodologia para pesquisa escolar por meio da internet (documento PDF), disponível em:http://www.escolabr.com/portal/modules/mydownloads/visit.php?cid=1&lid=24 (acessado dia 18/06/10).   

Avaliação

Os alunos poderão ser avaliados pela participação em sala de aula e pela produção feita individual e em grupo.

PESQUISA E TELEJORNAL - qualidade da pesquisa, com a profundidade da abordagem, sítios visitados, poder de síntese, oralidade;

WEBQUEST - número de sítios visitados, pertinência da pesquisa em relação ao tema, qualidade da escrita, ortografia e gramática adequadas, poder de síntese textual;

RELATÓRIO - qualidade da escrita, ortografia, poder de síntese, observação minuciosa da metodologia e objetivos do experimento;

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