29/06/2010
Bruno Pagliarani Mattiazzo, Paloma Alinne Alves Rodrigues e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
* O Princípio de Pascal;
* Relacionar o Princípio de Pascal com a prensa e o elevador hidráulico;
* Aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas de Hidrostática.
* Força.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática e a Sala de Vídeo.
Motivação:
O professor deverá iniciar a aula solicitando aos alunos que se organizem em grupos de até três (3) integrantes. Estando organizados na sala de computação (Laboratório de Informática), o professor deverá estimular a curiosidade deles sobre o tema a ser estudado (Hidrostática), perguntando:
"Como os carros são erguidos tão facilmente em oficinas mecânicas (Fig. 1) quando é necessário se fazer uma troca de óleo ou arrumar algum defeito na parte inferior deste."
Figura 1 – Elevador hidráulico.
Imagem disponível em: http://www.redepianowski.com.br/servicos/troca%20oleo.jpg. Acesso em: 25 Mai. 2010.
Após ouvir as opiniões dos alunos, fale para eles que o nome do equipamento é elevador hidráulico, e pergunte se eles sabem como tal equipamento funciona.
Em seguida, informe aos alunos que no decorrer destas aulas eles conseguirão compreender o funcionamento do elevador hidráulico e qual fenômeno Físico está relacionado com este.
Atividade 1
Dando prosseguimento a aula, neste momento deverá ser exibido um vídeo, que faz parte de um programa muito famoso na década de 90 - “O Mundo de Beakman” (Fig. 2), o qual explica de forma simples e interativa o conceito do Princípio de Pascal.
Neste vídeo, um cientista chamado Beakman e seus dois assistentes (Laisa e Lester) demonstram conceitos científicos de um jeito muito divertido e instrutivo. Neste episódio (mostrado no vídeo), o cientista Beakman demonstra o que é hidrostática e explica o Princípio de Pascal.
Peça para os alunos acessarem o vídeo postado abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=kHnp2Fn-sCo Acesso em: 25 Mai. 2010.
Figura 2 – Imagem do vídeo “Mundo de Beakman”.
Imagem do vídeo “Hidráulica, Beakmania e Dinossauros parte 1”
Sugestão: o professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentar este para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após a apresentação do vídeo promova uma discussão, sobre o conteúdo deste, primeiramente entre os grupos e depois entre todos os alunos da sala. Abaixo sugerimos um roteiro para nortear este momento.
Roteiro de discussão:
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá pedir para que os alunos explorem o recurso "Experimentando a Hidrostática", conforme postado abaixo, o qual possibilita o estudo dos conceitos da Hidrostática, tais como: Princípio de Pascal, Teorema de Stevin e Princípio de Arquimedes. Destacamos que o Recurso se trata de um Objeto de Aprendizagem (OA) – que são ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de conceitos disciplinares, disponíveis na Internet (BECK, 2002 apud WILEY, 2002).
Recurso: Experimentando a Hidrostática
Link do Recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=925
Observamos que, mesmo estando em grupos, é importante que todos os alunos possam ter a oportunidade de explorar o recurso e que venham a ter um tempo razoável para isto.
Neste recurso, os alunos irão realizar uma atividade - de exploração de um Objeto de Aprendizagem (OA), no qual poderão compreender alguns conceitos de Hidrostática (Pressão, Empuxo e Densidade). Contudo, ressaltamos que nesta aula será trabalhado o conceito de Pressão, ou seja, o Princípio de Pascal.
Inicialmente os alunos visualizarão uma tela de abertura (Fig. 3). Peça para que eles leiam o texto na tela (que fala sobre o estudo da Hidrostática).
Figura 3 – Imagem do recurso “Experimentando a Hidrostática”.
Imagem disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2236/index.html?sequence=5. Acesso em: 25 Mai. 2010.
Após a leitura, peça para que os alunos cliquem no ícone "iniciar atividade" (Fig. 4) para dar prosseguimento a atividade.
Figura 4 – Imagem do recurso “Experimentando a Hidrostática”.
Imagem disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2236/index.html?sequence=5. Acesso em: 25 Mai. 2010.
Neste momento, peça para que os alunos cliquem no item pressão, o qual está disposto na parte inferior do recurso (Fig. 5).
Figura 5 – Imagem do recurso “Experimentando a Hidrostática”.
Imagem disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2236/index.html?sequence=5. Acesso em: 25 Mai. 2010.
Após eles selecionarem a opção “pressão”, aparecerá uma tela descrevendo o que é pressão (Fig. 6). Peça para que eles leiam e discutam, sob supervisão do professor, está informação.
Figura 6 – Imagem do recurso “Experimentando a Hidrostática”.
Imagem disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2236/index.html?sequence=5. Acesso em: 25 Mai. 2010.
Em seguida, sugerimos que os alunos selecionem o item “Princípio de Pascal” (Fig. 7) e a leiam e discutam entre si, sob supervisão do professor. Isto se faz necessário, visto que mais adiante será feita uma atividade em que será necessário estes conhecimentos.
Figura 7 – Imagem do recurso “Experimentando a Hidrostática”.
Imagem disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2236/index.html?sequence=5. Acesso em: 25 Mai. 2010.
Neste momento, oriente os alunos a selecionarem o item “Princípio de Pascal” na guia Atributos para experimentação (Fig. 8).
Figura 8 – Imagem do recurso “Experimentando a Hidrostática”.
Imagem disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2236/index.html?sequence=5. Acesso em: 25 Mai. 2010.
Ao acessarem este item, os alunos visualizarão a tela a seguir (Fig. 9):
Figura 9 – Imagem do recurso “Experimentando a Hidrostática”.
Imagem disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2236/index.html?sequence=5. Acesso em: 25 Mai. 2010.
Oriente com que os alunos escolham aleatoriamente um dos itens das tabelas a seguir:
Com os itens escolhidos, peça para que os alunos apertem o botão “iniciar” do recurso (Fig. 10).
Figura 10 – Imagem do recurso “Experimentando a Hidrostática”.
Imagem disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2236/index.html?sequence=5. Acesso em: 25 Mai. 2010.
Permita com que os alunos interajam com o recurso durante um determinado tempo, sugerimos que esta atividade dure dez (10) minutos.
Na figura abaixo demonstramos um exemplo do uso do recurso (Fig. 11), para que o professor possa orientar seus alunos:
Figura 11 – Imagem do recurso “Experimentando a Hidrostática”.
Imagem disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2236/index.html?sequence=5. Acesso em: 11 Jun. 2010.
Neste momento, sugerimos com que o professor faça alguns questionamentos aos alunos sobre o recurso e o Princípio de Pascal.
Questões sugeridas:
Favoreça com que os alunos compreendam que a pressão aplicada a um fluido contido em um recipiente fechado é transmitida integralmente a todos os pontos desse fluido, ou seja, aplicando uma força sobre uma área, ambas pequenas, está pressão é transmitida por todo o líquido, chegando a uma outra superfície e aplicando uma grande força.
Atividade 3
Neste momento, o professor poderá fazer o seguinte questionamento aos alunos:
“Em geral se utilizam sistemas hidráulicos para aumentar a força exercida, como no caso da prensa e do elevador hidráulico (Fig. 12). Mas eles também podem ser usados para reduzir a força – de uma máquina. Como isso pode ser feito?”
Figura 12 – Elevador hidráulico.
Imagem disponível em: http://www.lojadomecanico.com.br/imagens/ENGECASS-EH4000.jpg. Acesso em: 25 Mai. 2010.
É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta e oriente-os com as seguintes questões:
Favoreça a formação da construção do saber de que, como a razão entre a força exercida e a área em que ela é aplicada é constante (é a pressão exercida pelo êmbolo que se transmite através do líquido), para que haja redução da força basta construir uma espécie de prensa hidráulica invertida. Assim, faz-se com que a força de maior intensidade seja aplicada no sistema, no êmbolo de área maior, para que sua intensidade seja menor no êmbolo de área menor, por meio do qual o sistema aplica a força ao exterior (1).
Referências Bibliográficas
Teoria e experimentos:
Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades e peça para que os grupos pesquisem na internet e em livros como funciona a direção hidráulica. Informe-os que na próxima aula será feita uma discussão entre todos da sala sobre o funcionamento deste equipamento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!