13/07/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Entender que as mãos permitem fazer a leitura de mundo, pelas informações que recebe, pela percepção, pela sensação.
Destacar as características de objetos observados, saber cores, formas, comparar tamanho, ter desenvolvido o conceito de espessura e textura.
Atividade 1 - Expressar o conhecimento inicial sobre o tato.
1º momento – O professor faz um diagnóstico inicial sobre o sentido do tato, mediante a seguinte estratégia:
Observação - Para o desenvolvimento dessa atividade diagnóstica o professor divide a turma em diferentes grupos e as crianças de cada grupo expressam suas idéias sobre a questão. Com essa tempestade de idéias, as crianças vão falando tudo que lhe faz lembrar as questões e o professor monta um painel, escrevendo tudo que for falado;
2º momento - O professor envolve a turma para fazer a seleção somente das palavras que estão relacionadas com as questões postas, as crianças vão lendo e vão indicando aquelas que apresentam uma maior aproximação ao tema.
Atividade 2 – Descobrir os objetos pelo tato.
1º momento – O professor organiza as crianças em pequenos grupos e a tarefa será realizada em uma grande roda. O grupo da vez fica no centro da roda, com as crianças de olhos vendados e as demais ficam observando, acompanhando e dando dicas.
Situação 1 – As crianças recebem do professor objetos com diferentes temperaturas: quente, frio e gelado, elas tocam e dizem o nome do objeto sentido e sua temperatura, as demais afirmam ou negam o acerto com a palavra de ordem: quente (acerto) ou frio (erro).
Situação 2 - As crianças recebem do professor objetos com diferentes texturas: objetos ásperos e objetos macios, elas tocam e dizem o nome dos objetos sentidos, as demais afirmam ou negam o acerto com a palavra de ordem: quente (acerto)ou frio (erro).
Situação 3 – O professor segura um objeto e passa pelo corpo de cada criança, que ao perceber a sensação denomina-o. As demais afirmam ou negam o acerto com a palavra de ordem: quente (acerto), frio (erro).
Observação 1– depois que todos os grupos realizarem essa atividade de percepção, o professor discute com elas, se foi mais fácil descobrir os objetos tocando com as mãos ou com as outras partes do corpo.
Observação 2 – O estudo dos órgãos dos sentidos inicia pelas experiências sensoriais, mas não se limita a elas, é preciso que as crianças comecem a estabelecer nexos e relações entre o que sentem e o conheciemnto dos sentidos.
Atividade 3 – Buscar informações da relação entre a capacidade de sentir e as terminações nervosas.
1º momento – O professor e os alunos procuram referências para estudar a pele como sensora de toque, sensora de calor, de frio, de pressão, detectora de dor e de movimento.Indicamos as referências a seguir:
TATO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tato -
2º momento – As crianças, organizadas em grupo, fazem leitura de textos sobre o tato. Os textos são importantes para o desenvolvimento de leituras; atribuição de sentidos e organização de informações. Desse modo, o professor pode construir textos com ilustrações e mesmo que os alunos não saibam ler convencionalmente, vão lendo com ajuda do professor, que proporciona a construção do significado de determinadas palavras. Como no texto abaixo que elaboramos:
AS SENSAÇÕES DE TATO Autora: Regia Maria
A sensibilidade tátil é resultado da estimulação dos “receptores para o tato na pele ou nos tecidos abaixo da pele” (GUYTON & HALL, 585), como são observados nas figuras abaixo:
http://auladefisiologia.files.wordpress.com/2009/08/pele.jpg
Os receptores táteis estão ligados aos terminais nervosos vinculados a uma área do cérebro. Nas pontas dos dedos, nos lábios e em outras partes da pele há ramificações neurais que contribui com o desenvolvimento da capacidade de discriminar objetos, as localizações das sensações táteis e a movimentação de objetos na superfície da pele. As pontas dos dedos contêm um grande número de receptores táteis, enquanto que a pele com pêlos contem uma menor quantidade de receptores.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_sKrGjpdEqAY/S754f04ubQI/AAAAAAAAAFI/W6gjpmK2SDA/s1600/unhas1.jpg
Como sentimos as sensações através das mãos e da pele em outras partes do corpo? Os sinais sensoriais entram na medula e transmitem a informação ao cérebro, que permite a pessoa a ter o sentido do tato, como: frio, quente, áspero, macio, a forma do objeto, duro, mole, liquido e pastoso.
O tato é uma forma de interagir com o mundo, ele ajuda na recepção das características dos objetos que estão em nosso entorno. No caso de pessoas cegas, o tato passa a ter uma grande importância para a descoberta do que se encontra ao seu redor.
Texto elaborado pela autora da aula.
REFERÊNCIA: GUYTON, A.; HALL, J. Tratado de fisiologia médica. Tradução de MARTINS, B. A. [et al]. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. |
3º momento – o professor orienta e auxilia os alunos na realização de experiências para organizar uma conferência em sala de aula. Nesse momento, eles se organizam em pequenos grupos e explicam como os seres humanos recebem as informações do mundo por meio da sensibilização tátil. Cada grupo deve selecionar objetos e os conceitos que poderão trabalhar (áspero, macio, fino, grosso, quente, frio, gelado, objetos com vibrações e objetos em repouso).
Observação: o professor pode ler diversos materiais e de acordo com a necessidade de sua turma, elabora pequenos textos com o tema para ser lido pelos alunos. Se escrever textualmente alguma frase da referência, deve colocá-la entre aspas, com identificação (nome do autor, ano e página).
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/examine-complexo-sentido-tato-475346.shtml
http://www.slideshare.net/daniarozi/rgos-dos-sentidos-1732778
Durante o processo de ensino-aprendizagem e na última atividade o professor,
a) analisa o interesse das crianças na busca de informações;
b) observa e registra o desenvolvimento das crianças na leitura do texto, na atribuição de sentido às palavras novas (que fazem parte do vocabulário do conhecimento do tema tato);
c) auxilia, criando estratégias que ajude na compreensão e leitura do tema;
d) analisa a criatividade de cada grupo na montagem da conferência e durante o processo dialógico.
e) registra o nível de entendimento do tema,
f) observa se as crianças organizam experiências que demonstre a compreensão de que as mãos permitem fazer a leitura de mundo, fornecer informações que recebe pela percepção, pela sensação.
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