Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMO SINTO O MUNDO COM AS MÃOS, COM A PELE.

 

13/07/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender que as mãos permitem fazer a leitura de mundo, pelas informações que recebe, pela percepção, pela sensação.  

Duração das atividades
4 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Destacar as características de objetos observados, saber cores, formas, comparar tamanho, ter desenvolvido o conceito de espessura e textura.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -  Expressar o conhecimento inicial sobre o tato.  

 1º momento – O professor faz um diagnóstico inicial sobre o sentido do tato, mediante a seguinte estratégia:

  • Apresenta a palavra tato e solicita às crianças que leiam;
  • Faz algumas perguntas como: o que a palavra tato lhe faz lembrar?  
  • Onde está localizado o tato?
  • O que podemos sentir com o tato?
  • E as crianças respondem tudo que lhe vêm a mente, apenas  com palavras;

Observação - Para o desenvolvimento dessa atividade diagnóstica o professor divide a turma em diferentes grupos e as crianças de cada grupo expressam suas idéias sobre a questão.  Com essa tempestade de idéias, as crianças vão falando tudo que lhe faz lembrar as questões e o professor monta um painel, escrevendo tudo que for falado;  

 2º momento -  O professor envolve a turma para fazer a seleção somente  das palavras que estão relacionadas com as questões postas, as crianças vão lendo e vão indicando aquelas que apresentam uma maior aproximação ao tema.     

  Atividade 2 – Descobrir os objetos pelo tato.  

 1º momento – O professor organiza as crianças em pequenos grupos e a tarefa será realizada em uma grande roda.  O grupo da vez fica no centro da roda, com as crianças de olhos vendados e as demais  ficam observando, acompanhando e dando dicas.    

 Situação 1 – As crianças recebem do professor objetos com diferentes temperaturas: quente, frio e gelado, elas tocam e dizem o nome do objeto sentido e sua temperatura, as demais afirmam ou negam o acerto com a palavra de ordem: quente (acerto) ou frio (erro).   

Situação 2 - As crianças recebem do professor objetos com diferentes texturas: objetos ásperos e objetos macios, elas tocam e dizem o nome dos objetos sentidos, as demais afirmam ou negam o acerto com a palavra de ordem: quente (acerto)ou frio (erro).

 Situação 3 – O professor segura um objeto e passa pelo corpo de cada criança, que ao perceber a sensação denomina-o. As demais afirmam ou negam o acerto com a palavra de ordem: quente (acerto), frio (erro).   

Observação 1– depois que todos os grupos realizarem essa atividade de percepção, o professor discute com elas, se foi mais fácil descobrir os objetos tocando com as mãos ou com as outras partes do corpo.

Observação 2 – O estudo dos órgãos dos sentidos inicia pelas experiências sensoriais, mas não se limita a elas, é preciso que as crianças comecem a estabelecer nexos e relações entre o que sentem e o conheciemnto dos sentidos.     

 Atividade 3 – Buscar informações da relação entre a capacidade de sentir e as terminações nervosas.  

1º momento – O professor e os alunos procuram referências para estudar a pele como sensora de toque, sensora de calor, de frio,  de pressão, detectora de dor e de movimento.Indicamos as referências a seguir:

 TATO

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tato -  

 2º momento – As crianças, organizadas em grupo, fazem leitura de textos  sobre o tato. Os textos são importantes para o desenvolvimento de leituras; atribuição de sentidos e organização de informações. Desse modo, o professor pode construir textos com ilustrações e mesmo que os alunos não saibam ler convencionalmente, vão lendo com ajuda do professor, que proporciona a construção do significado de determinadas palavras.  Como no texto abaixo que elaboramos:

AS SENSAÇÕES DE TATO

Autora: Regia Maria   

 

 A sensibilidade tátil é resultado da estimulação dos “receptores para o tato na pele ou nos tecidos abaixo da pele” (GUYTON & HALL, 585), como são observados nas figuras abaixo:   

    http://auladefisiologia.files.wordpress.com/2009/08/pele.jpg     

  

Os receptores táteis estão ligados aos  terminais nervosos vinculados a uma área do cérebro. Nas pontas dos dedos, nos lábios e em outras partes da pele há ramificações neurais que contribui com o desenvolvimento da capacidade de discriminar objetos, as localizações das sensações táteis e a movimentação de objetos na superfície da pele.   As pontas dos dedos contêm um grande número de receptores táteis, enquanto que a pele com pêlos  contem uma menor quantidade de receptores.   

 Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_sKrGjpdEqAY/S754f04ubQI/AAAAAAAAAFI/W6gjpmK2SDA/s1600/unhas1.jpg     

 Como sentimos as sensações através das mãos e da pele em outras partes do corpo? Os sinais sensoriais entram na medula e transmitem a informação ao cérebro, que permite a pessoa a ter o sentido do tato, como: frio, quente, áspero, macio, a forma do objeto, duro, mole, liquido e pastoso.      

 O tato é uma forma de interagir com o mundo, ele ajuda na recepção das características dos objetos que estão em nosso entorno. No caso de pessoas cegas, o tato passa a ter uma grande importância para a descoberta do que se encontra ao seu redor.   

                                                                                                                                             Texto elaborado pela autora da aula.

REFERÊNCIA: GUYTON, A.; HALL, J. Tratado de fisiologia médica. Tradução de MARTINS, B. A. [et al]. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

 

3º momento – o professor orienta e auxilia os alunos na realização de experiências para organizar uma conferência em sala de aula. Nesse momento, eles  se organizam em pequenos grupos e explicam como os seres humanos recebem as informações do mundo por meio da sensibilização tátil. Cada grupo deve selecionar objetos e os conceitos que poderão trabalhar (áspero, macio, fino, grosso, quente, frio, gelado, objetos com vibrações e objetos em repouso).      

Observação: o professor pode ler diversos materiais e de acordo com a necessidade de sua turma, elabora pequenos textos com o tema para ser lido pelos alunos. Se escrever textualmente  alguma frase da referência, deve colocá-la entre aspas, com identificação (nome do autor, ano e página).

   

Recursos Complementares
Avaliação

Durante o processo de ensino-aprendizagem e na última atividade o professor,

 a) analisa o interesse das crianças na busca de informações;

 b) observa e registra o desenvolvimento das crianças na leitura do texto, na atribuição de sentido às palavras novas (que fazem parte do vocabulário do conhecimento do tema tato);

c) auxilia, criando estratégias que ajude na compreensão e leitura do tema;

d) analisa a criatividade de cada grupo na montagem da conferência e durante o processo dialógico.

e) registra o nível de entendimento do tema,

f) observa se as crianças organizam experiências que demonstre a compreensão de  que as mãos permitem fazer a leitura de mundo, fornecer  informações que recebe pela percepção, pela sensação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.