18/11/2010
Simone Alencastre , Miriam Kaiuca e Glória Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
O aluno deverá ser leitor e escritor iniciante;
Ter trabalhado com ritmo.
1º atividade:
Organize os alunos em roda e leia o livro " Pulga Filomena" de Neuza Lozano Peres - Ilustrações: Ana Terra. Editora Noohva América. Antes da leitura, faça uma "puxada de atenção", perguntando:
Professor, o livro faz uma deliciosa brincadeira com as palavras. A cada espirro da pulguinha, ela se confunde com seu próprio nome: Filomena, Lofimena, Menafilo ou Namelofi.
Após a leitura, confira com a turma:
Solicite que retornem para os lugares e produzam uma bela ilustração sobre a história ouvida.
2º Atividade:
Escreva na lousa os "outros nomes" da Filomena, um embaixo do outro:
Peça que observem as palavras e descubram o que elas têm em comum. Anote no quadro as hipóteses das crianças. O objetivo é que percebam que em todas as palavras as sílabas se repetem.
3º Atividade:
Organize a turma em duplas, com conhecimentos próximos e complementares sobre leitura e escrita. Entregue para cada dupla algumas tiras de papel com nomes de alguns alunos da turma, conforme o modelo abaixo:
CA |
RO |
LI |
NA |
FE |
LI |
PE |
|
MO |
NI |
CA |
|
LU |
DI |
MI |
LA |
Peça que eles cortem nas linhas e brinquem de construir novos nomes em um determinado tempo estabelecido pela professora. Cada dupla deve anotar os nomes que conseguir montar.
Em seguida, organize a turma em roda e peça que cada dupla leia os nomes anotados, criados a partir de outros nomes.
4º Atividade:
No quadro,construa linhas e margem semelhantes aos dos papeis pautados .
Proponha a escrita coletiva de um resumo da história " A Pulga Filomena" para ser afixada no mural juntamente com os desenhos construídos na atividade 1. Anote o texto ditado pelas crianças, destacando a diferença entre os modos de falar e os modos de escrever, fazendo os refletir sobre os termos mais adequados para uma escrita.
Proponha, a cada linha construída, uma análise da separação entre as palavras. Por exemplo, na escrita da frase " (...) quando a pulga", ao final da linha, escreve-se as 4 primeiras letras da palavra " pulg" e pergunta-se:
- Como posso fazer para terminar de escrever pulga se a linha acabou e não cabe a leta "a"? Qual é a maneira correta de separar essa palavra?
Ouça as respostas, compare e proponha consulta aos outros materiais escritos da sala, para que a turma chegue a conclusão que deverá deixar a silaba " pul" naquela linha ,assinalar com um traço e colocar na linha abaixo a sílaba "ga" .
Promova essa reflexão em todas as linhas para que as crianças consolidem a correta separação das palavras.
Após a construção do texto, leia para as crianças e exponha no mural.
5º Atividade:
Organize a turma em duplas produtivas, quer dizer, com conhecimentos próximos e complementares sobre leitura e escrita e proponha que cada dupla produza uma reescrita da história " A Pulga Filomena" , mantendo a estrutura inicial, a trama, alterando apenas o tipo de animal e o nome da personagem, que deverá ter quatro sílabas para garantir o enredo da história. Proponha que relembrem os acontecimentos da história. Leia ou peça que algum aluno leia o resumo produzido e afixado no mural.
Antes de iniciarem a escrita estimule que eles digam os animais e os nomes que poderiam se encaixar na história. Dessa sondagem oral poderá surgir: PATO, CACHORRO, GATO, GIRAFA, SEVERINA, LISAMAR, BERENICE, CAROLINA, CASIMIRA e ETC.
Circule entre as mesas tirando dúvidas, fazendo intervenções e propondo soluções. Ao final, cada dupla deve ler seu texto para o grande grupo.
Professor, os textos são excelentes materiais para verificar quais as maiores dificuldades ortográficas . Após análise desse material, escolha 2 ou 3 dessas dificuldades para abordar em sala de aula, através de atividades de reflexão e fixação.
Depois das abordagens mais sistemáticas das dificuldades ortográficas, retorne as reescritas para que as duplas possam revisar suas produções, consertar os erros, adequando às normas ortográficas e produzindo uma versão final, com muito capricho, já que será uma das páginas do livro da turma. Solicite que ilustrem o texto.
Organize todo o material. Produza com os alunos um índice com o nome das histórias e uma bonita capa. O título do livro poderá ser decidido em votação, tornando o processo muito democrático. Encaderne o livro, promova uma cerimonia de entrega do lviro para a biblioteca da escola.
_
Para estudo do professor:
A avaliação deve acontecer no processo e no final. Avaliar a participação do aluno, sua contribuição, seu interesse, o trabalho efetivamente realizado. Solicite uma auto-avaliação dos alunos, tanto no que refere ao trabalho realizado em grupo, quanto no que tange à sua participação individual.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/03/2012
Cinco estrelasAdorei a sequencia didática. Pesquisei muito até encontrar atividades que realmente façam sentido, como a proposta aqui, principalmente em se tratando do trabalho com sílabas. Vou copiar com certeza!
09/01/2012
Cinco estrelasLi para meus alunos de 2º ano e eles amaram. O livro é muito divertido! Fiz cartões com as sílabas do nome da Filomena e cada aluno "montou" em sua carteira os diferentes nomes da pulguinha, alternando as sílabas. Achei as atividades muito interessantes...gostaria de tê-las visto antes, para ter trabalhado com meus alunos na ocasião.
30/01/2011
Cinco estrelasRealmente a leitura irá encantar e prender a atenção das crianças, pois "A Pulga Filomena " tem toda magia dos contos infantis. Adorei tambem o plano de aula de leitura que vem de encontro com a proposta da Secretaria da Educação, incentivo a leitura e desenvolvimento cultural.