Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BRINCANDO COM AS SÍLABAS

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre , Miriam Kaiuca e Glória Maria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir textos orais e escritos;
  • Reconhecer o que é uma sílaba através de atividades lúdicas;
  • Construir a  compreensão  existente entre a fala e a escrita;
  • Ler e ouvir  uma história.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ser leitor e escritor iniciante;

Ter trabalhado com ritmo.

Estratégias e recursos da aula

1º atividade:

Organize os alunos em roda e leia o livro " Pulga Filomena" de  Neuza Lozano Peres - Ilustrações: Ana Terra. Editora Noohva América. Antes da leitura, faça uma "puxada de atenção", perguntando:

  • O que a ilustração da capa sugere?
  • Qual deve ser o assunto do livro?
  • Vamos checar nossas hipóteses?

 Professor, o livro  faz uma deliciosa brincadeira  com as palavras. A cada espirro da pulguinha, ela se confunde com seu próprio nome: Filomena, Lofimena, Menafilo ou Namelofi.

Após a leitura, confira  com a turma:

  • Quais hipóteses se confirmaram?
  • Qual a opinião de cada aluno sobre a história?
  • Por que Filomena falava "outros nomes" diferentes do seu ?
  • Havia algo em comum entre os nomes ditos por ela?

Solicite que retornem para os lugares e produzam uma bela ilustração sobre a história ouvida.

2º Atividade:

Escreva na lousa os "outros nomes" da Filomena, um embaixo do outro:

FILOMENA

LOFIMENA

MENAFILO

NAMELOFI

Peça que observem as palavras e descubram o que elas têm em comum. Anote no quadro as hipóteses das crianças. O objetivo é que percebam que em todas as palavras as sílabas se repetem.

3º Atividade:

Organize a turma em duplas, com conhecimentos próximos e complementares  sobre leitura e escrita. Entregue para cada dupla  algumas tiras de papel com nomes de alguns alunos da turma, conforme o modelo abaixo:

CA

RO

LI

NA

FE

LI

PE

MO

NI

CA

LU

DI

MI

LA

Peça que eles cortem nas  linhas e brinquem de construir novos nomes em um determinado tempo estabelecido pela professora. Cada dupla deve anotar os nomes que conseguir montar.

Em seguida, organize a turma em roda e peça que cada dupla leia os nomes anotados, criados a partir de outros nomes.

4º Atividade:

No quadro,construa linhas e margem semelhantes aos dos papeis pautados .

Proponha a escrita coletiva de um resumo da  história  " A Pulga Filomena" para ser afixada no mural juntamente com os desenhos construídos na atividade 1. Anote o texto ditado pelas crianças, destacando a diferença entre os modos de falar e os modos de escrever, fazendo os refletir sobre os termos mais adequados para uma escrita. 

Proponha, a cada linha construída, uma análise da separação entre as palavras. Por exemplo, na escrita da frase " (...) quando a pulga", ao final da linha, escreve-se as 4 primeiras letras da palavra " pulg" e  pergunta-se:

- Como posso fazer para terminar de escrever pulga se a linha acabou e não cabe a leta "a"? Qual é a maneira correta de separar essa palavra?

Ouça as respostas,  compare e  proponha consulta aos outros materiais escritos da sala, para que a turma chegue a conclusão que deverá deixar a silaba " pul" naquela linha ,assinalar com um traço e colocar na linha abaixo a sílaba "ga" .

Promova essa reflexão em todas as linhas para que as crianças consolidem a correta separação das palavras.

Após a construção do texto, leia para as crianças  e exponha no mural.

5º Atividade:

Organize a turma em duplas produtivas, quer dizer, com conhecimentos próximos e complementares sobre leitura e escrita e proponha que cada dupla produza uma reescrita da história " A Pulga Filomena" , mantendo a estrutura inicial, a trama,  alterando apenas o tipo de animal e o nome da personagem, que deverá ter quatro sílabas para garantir o enredo da história. Proponha que relembrem os acontecimentos da história. Leia ou peça que algum aluno leia o resumo produzido e afixado no mural.

Antes de iniciarem a escrita estimule que eles digam  os animais e os nomes que poderiam se encaixar na história. Dessa sondagem oral poderá surgir: PATO, CACHORRO, GATO, GIRAFA, SEVERINA, LISAMAR, BERENICE, CAROLINA, CASIMIRA e  ETC.

Circule entre as mesas tirando dúvidas, fazendo intervenções e propondo soluções. Ao final, cada dupla deve ler seu texto para o grande grupo.

Professor, os textos são excelentes materiais para verificar quais as maiores dificuldades ortográficas . Após análise desse material, escolha 2 ou 3 dessas dificuldades para abordar em sala de aula, através de atividades de reflexão e fixação.

Depois das abordagens mais sistemáticas das dificuldades ortográficas, retorne as reescritas para que as duplas possam revisar suas produções, consertar os erros, adequando às normas ortográficas e  produzindo uma versão final, com muito capricho, já que será uma das páginas do livro da turma. Solicite que ilustrem o texto.

Organize todo o material. Produza com os alunos um índice com o nome das histórias e uma bonita capa. O título do livro poderá ser decidido em votação, tornando o processo muito democrático. Encaderne o livro, promova uma cerimonia de entrega do lviro para a biblioteca da escola.

_

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve acontecer no processo e no final.  Avaliar a participação do aluno, sua contribuição, seu interesse, o trabalho efetivamente realizado. Solicite uma auto-avaliação dos alunos, tanto no que refere ao trabalho realizado em grupo, quanto no que tange à sua participação individual.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Aldaléa Balieiro Santiago, Escola Estadual São Bento , Amapá - disse:
    leiabalieiro@hotmail.com

    13/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a sequencia didática. Pesquisei muito até encontrar atividades que realmente façam sentido, como a proposta aqui, principalmente em se tratando do trabalho com sílabas. Vou copiar com certeza!


  • Celene, Prefeitura Araucária - Escola Nadir , Paraná - disse:
    cedectba@gmail.com

    09/01/2012

    Cinco estrelas

    Li para meus alunos de 2º ano e eles amaram. O livro é muito divertido! Fiz cartões com as sílabas do nome da Filomena e cada aluno "montou" em sua carteira os diferentes nomes da pulguinha, alternando as sílabas. Achei as atividades muito interessantes...gostaria de tê-las visto antes, para ter trabalhado com meus alunos na ocasião.


  • Cilene Couto Takaki, E.E.Dogival Barros Gomes , São Paulo - disse:
    cilenecoutotakaki@hotmail.com

    30/01/2011

    Cinco estrelas

    Realmente a leitura irá encantar e prender a atenção das crianças, pois "A Pulga Filomena " tem toda magia dos contos infantis. Adorei tambem o plano de aula de leitura que vem de encontro com a proposta da Secretaria da Educação, incentivo a leitura e desenvolvimento cultural.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.