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Almanaque das brincadeiras das Festas Juninas

 

01/09/2010

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Glória Maria e Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir textos;
  •  Ler textos instrucionais;
  • Apropriar-se  de procedimentos de escuta e participação de  exposições orais;
  •  Reconhecer e utilizar as marcas lingüísticas, características de uma exposição oral.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ser leitor e escritor iniciante
Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade

Informe que aula tratará da  catalogação, registro do nome  e ilustração de um  Almanaque sobre as brincadeiras típicas das Festas Juninas. Indague ainda sobre as partes que compõem um livro. A turma se estiver imersa em processos de letramento, dirá: Capa, contracapa, folha de rosto, prefácio, sumário, agradecimentos. Caso a turma não indique todos os itens citados, peça-os que folheiem livros observando os elementos existentes.  

Exemplo de capa:

Exemplo de uma folha de rosto:

Definição de Folha de Rosto: Trata-se de uma página onde aparecem como itens obrigatórios o nome da instituição, o nome do autor, o título do trabalho, disciplina,orientador, local e data.

Exemplo de prefácio:

Definição para Prefácio: texto introdutório de uma obra (livro), onde o prefaciante descreve de forma sucinta o objetivo da obra, sua estrutura e conteúdos, bem como discorre sobre o autor.

Modelo de Sumário:

Definição de Sumário:Ele serve pra vc colocar no início de um trabalho, indicando as páginas e assuntos que vão estar contidas no trabalho..

Distribua três textos obtidos nos sites abaixo e faça com a turma uma leitura  compartilhada, isto é, cada um lê um trecho do texto. Vá, ao longo da leitura, fazendo comentário e fazendo indagações.

Sites para obtenção do textos:

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI146985-10526,00.html 

http://criancas.uol.com.br/juninas/ 

http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Fa%E7a+uma+festa+junina+na+sua+casa!   

Organize a turma em duplas e  solicite que cada dupla escolha uma brincadeira das lidas no texto para reescrever a forma de brincar e produzir uma ilustração. Circule entre as mesas, fazendo intervenções, esclarecendo dúvidas e propondo soluções.

Quando todos os trabalhos estiverem conclusos, organize uma roda para que as duplas apresentem para o grande grupo.

Novamente organize a turma em duplas para participação em concurso para  a construção da melhor capa do Livro de Brincadeiras. Lembre-os das informações obrigatórias da capa: Título, autor, editora. Pode-se definir com o grande grupo tais itens ou permitir que isso esteja em aberto, para sugestão de cada dupla.  A contracapa também tem a função de trazer uma pequena resenha sobre o conteúdo do livro e  cada dupla  fará a sua.

Leve-os ao laboratório de informática para produção das capas. O programa PowerPoint pode ser uma boa ferramenta para a construção dos projetos de capa  porque oferece muitas alternativas gráficas,  está acessível em todos os computadores Windows e não é necessária a conexão com a internet. Ele também permite a produção textual, podendo em um só arquivo estar a proposta da capa e da contracapa. Circule entre os computadores observando o entrosamento das duplas e tirando dúvidas  ou fazendo sugestões.  Solicite a impressão de todos os trabalhos, exponha no mural da escola, numere-os, prepare cédulas e urnas e convoque a escola a votar na melhor produção.

2ª Atividade:

Motive os alunos a fazer campanha  de sua produção, seja em  forma de cartaz,  exposição oral nas salas ou até, no convencimento  individual.Acompanhe os deslocamentos dos alunos pelos espaços escolares, sempre  os orientando para a postura ética entre os candidatos e entre os candidatos e os eleitores.  Em sala, leve-os a reflexão de  como  os diversos modos de se fazer campanha utiliza de articulações diferentes da linguagem, seja oral ou escrita, como a língua precisa de adequar  para que se alcance o objetivo.  Relacione, com ajuda deles, as caraterísticas de cada abordagem e  o  porquê delas.   Por exemplo, para se falar para uma classe inteira, deve -se usar uma boa projeção de voz, clareza  e síntese na mensagem, enquanto na abordagem individual, a voz deve ser baixa e os argumentos podem ser mais particularizados e extensos. No cartaz, pode-se fazer uso  de imagens e utilizar de textos curtos. Sistematize os resultados dessa  reflexão   em um texto coletivo ou esquema.

Faça a apuração dos votos e anuncie o vencedor. A dupla que ficou em segundo lugar  fica encarregada da folha de rosto não podendo esquecer-se dos elementos fundamentais,  que o compõe como o nome do livro, autor, ilustrador, editora, data..

3º Atividade:

O sumário é o próximo passo na organização do Almanaque. Inicie com uma questão: Sumário ou  Índice, qual é o termo mais adequado? Oriente-os a observar os materiais impressos em sala para definir  o qual o termo devemos usar no manual. Anote  na lousa as hipóteses da turma. Distribuir por duplas, exemplares de dicionários escolares e solicitar pesquisa sobre dois vocábulos. Solicitar que leiam a definição geral contida nos dicionários. O passo seguinte é delimitar entre as muitas definições ali estabelecidas, qual está relacionada com a pesquisa desenvolvida em sala da aula. Para melhor efetivação dessa dinâmica é interessante apresentar a reprodução das definições do dicionário em retroprojetor ou Data Show. Fazendo uma leitura compartilhada, leve-os a fazer um recorte em busca daquilo que é nosso objeto: a definição de sumário e índice, para descobrir qual é o termo adequado para relacionar os assuntos do nosso Almanaque de Festas Juninas.

O resultado deve ser, segundo do  Michaelis Moderno Dicionário Da Língua Portuguesa - Walter Weiszflog, o seguinte:

  • índice .ín.di.ce  sm (lat indice) 1 Lista detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos, acontecimentos etc., com a indicação de sua localização no texto. 2 Catálogo. 3 Relação alfabética.remissivo: o que faz referência aos pontos ou acepções das rubricas tratados em diversas partes do livro. Í. sistemático: o que engloba os diversos artigos em corpos subordinados e epígrafes mais gerais.
  • sumário su.má.rio  adj (lat summariu) 1 Feito resumidamente; resumido, breve. 2 Feito sem formalidades: Julgamento sumário. 3 Simples. 4 Dir Diz-se do processo em que só há dois articulados: libelo e contrariedade. sm 1 Resumo dos pontos principais de uma matéria; recapitulação, suma. 2 Indicação, no princípio de um livro, parte, capítulo ou seção, das matérias que se vão tratar

Retorne a questão: Usaremos índice ou sumário? Reflita com eles para que chegue a  a conclusão que o sumário é o mais adequado ao livro.

No quadro, relembrando as brincadeiras construídos,elabore o sumário coletivamente, refletindo sobre  uma lógica ( o que é mais importante, o que precede, o que antecede) para a ordenação do almanaque.

Atividade 4

Construa com a turma  dois textos:

  • Dedicatória
  • Apresentação

O interessante é construir os textos no mesmo dia, marcando  através de suas estruturas, o que os diferencia tais como os  conteúdos, características, estilos  e objetivos

Acrescente mais uma folha para que todos os alunos assinem todos os livros garantindo a autoria coletiva da obra. Encaderne  o livro. Para organizar um seminário a comunidade escolar, onde os alunos poderão apresentar  a produção e  compartilhar com todos o que aprenderam com a elaboração do livro. Os alunos deverão produzir convites e cartazes, o que proporcioná mais oportunidades de leitura e escrita em reais contextos de uso. Ao final do Seminário faça doação formal para a biblioteca da  escola.

Recursos Complementares

Para estudo do professor:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina   

Avaliação

A avaliação deve acontecer no processo e no final.  Avaliar a participação do aluno, sua contribuição , seu interesse, o trabalho efetivamente realizado. Solicite uma auto-avaliação dos alunos, tanto no que refere ao trabalho realizado em grupo, quanto no que tange à sua participação individual.

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