Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gravidez Indesejada: o aborto é a única solução?

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Bruno P. Mattiazzo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O que é uma gravidez indesejada e os fatores que propiciam isso (ela é indesejada mesmo? Se o é, porque aconteceu?). Além disso, serão trabalhados os motivos que levam os adolescentes a recorrerem a abortos, muitas vezes clandestinos, e se este é o único modo de lidar com a situação da gravidez não desejada, bem como as consequências (sociais, de saúde etc.) deste nesta fase da vida – adolescência. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas da Gravidez Indesejada e o aborto.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a realização da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Dramatizações;

- Uso do Laboratório de Informática.  

Motivação:   

Para iniciar a aula, o professor deverá apresentar a  figura abaixo  (Fig. 1) aos alunos e perguntar o que eles acham desta - o que lhes vêm à mente ao vê-la. É importante que todos os alunos possam participar e fazer o comentário que acharem pertinente sobre a imagem em questão.

Figura 1 – Menina com boneca nas mãos.

Disponível em: http://conversademenina.files.wordpress.com/2009/09/gravidez-na-adolescencia.jpg Acessado em: 24 de Maio de 2010. 

Observação: O professor deverá providenciar cópias impressas da figura em número suficiente aos alunos, ou apresentá-la em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).

Após ouvir as opiniões dos alunos acerca da figura, o professor deverá ressaltar que esta aula abordará um assunto muito importante nos dias atuais: a gravidez indesejada e o aborto.

Atividade 1

Dando prosseguimento a aula, tendo como propósito trabalhar o significado de uma gravidez indesejada e do aborto, o professor deverá informar os alunos que serão feitas dramatizações de alguns fatos que ocorrem na vida cotidiana, e que para isto eles deverão escolher quatro (4) grupos de três (3) integrantes e uma (1) dupla. Observamos que, os demais alunos serão  a “plateia” das dramatizações das situações-problema que serão apresentadas pelos grupos escolhidos pela sala.

Observação: Para essa atividade, o professor poderá trazer ou pedir para que os alunos tragam uma boneca.

Cada grupo fará a dramatização de uma situação-problema, conforme segue abaixo:

  • Grupo 1 - Trio) Filha contando para os pais da gravidez e os pais aceitando a situação e dando apoio à filha;
  • Grupo 2 - Trio) Filha contando para os pais sobre a gravidez e os pais não aceitando (os alunos que farão os pais poderão até pedir para que a “filha” saia de casa, ou se case com o rapaz);  
  • Grupo 3 - Trio) Filho contando para os pais sobre a gravidez da namorada e os pais aceitando e dando apoio;
  • Grupo 4 - Trio) Filho contando para os pais sobre a gravidez da namorada e  os pais não aceitando e dando apoio;
  • Grupo 5 - Dupla) Casal jovem vivendo juntos em uma casa e cuidando do filho(boneca).

Após as dramatizações, o professor deverá pedir para que os alunos relatem como eles se sentiram nos papéis representados. Abaixo segue um roteiro de perguntas que poderá ser feito aos alunos (trios, dupla e “plateia”).

Roteiro de Perguntas: 

  • Como vocês se sentiram ao interpretar esses papéis?
  • No que vocês se basearam para interpretar esses papéis?
  • O que sentiram quando os pais apoiaram? O que a plateia sentiu?
  • O que sentiram quando os pais não o apoiaram? Que ideias vieram à cabeça?
  • O que a plateia sentiu quando os pais não apoiaram? O que pensaram em fazer quando os pais não apoiaram?
  • Alguém considerou fazer um aborto em algum momento? Se sim, por quê?
  • O que sentiram quando cuidavam de uma criança? Acharam fácil ou difícil?  Por quê?
  • Na sua opinião, para quem é mais difícil ter um filho e cuidar deste, o homem ou a mulher?
  • Conhecem alguém que tenha tido filhos enquanto adolescente? Se sim, conte um pouco da experiência dessa pessoa.

Atividade 2   

Dando continuidade a aula, sugerimos que o professor peça para que os alunos se organizem em  grupos de 4 a 5 componentes. Em seguida, o professor deverá entregar cópias impressas dos textos “A Gravidez na Adolescência“ e “Aborto“, de acordo com os endereços eletrônicos abaixo, para que os grupos leiam e discutam o conteúdo destes.

Link do texto "A Gravidez na Adolescência": Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/gravidez-adolescencia.htm Acessado em: 27 de Maio de 2010.  

Link do texto "Aborto": Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/aborto.htm Acessado em: 27 de Maio de 2010.  

Abaixo sugerimos um roteiro para nortear a leitura e discussão dos textos em grupo.

Roteiro de discussão dos textos: 

  • De acordo com o texto “A gravidez na Adolescência”, a adolescência é uma fase da vida muito conturbada por causa das descobertas, ideias opostas as dos familiares, formação de identidade etc. Qual a sua opinião sobre isso?
  • Existem consequências na gravidez ocorrida na adolescência? Por quê? E dificuldades? Quais são elas?
  • De acordo com o texto “A gravidez na Adolescência“, o início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, têm o mesmo histórico dos pais”. Qual a sua opinião sobre isso?
  • Quais fatores podem estar relacionados a gravidez precoce ? Por quê?
  • O apoio da família é importante para a adolescente grávida? Por quê?
  • O que significa aborto?
  • O que significa um aborto provocado?
  • Qual o país que apresenta mais casos de aborto por habitantes?
  • Quais são os métodos utilizados no aborto provocado?
  • Quais são os riscos de abortos feitos utilizando métodos caseiros?
  • Quais as possíveis consequências de um aborto?
  • Quais os motivos que levam a uma pessoa ou um casal realizar um aborto?
  • O aborto é a única solução para uma gravidez indesejada? Por quê?
  • Qual a sua opinião sobre o aborto provocado?

Atividade 3   

Finalizando a aula, com o objetivo de propiciar reflexão dos educandos sobre a temática do aborto nesta fase evolutiva da vida – adolescência, o professor deverá propor um debate neste momento sobre o referido tema, através de situações-problema. Para que ocorra esse debate, o professor deverá pedir que os grupos se juntem formando dois (2) grandes grupos na sala de aula. Em seguida, o professor deverá apresentar duas situações-problema, as quais seguem abaixo: 

Situação-Problema 1) A adolescente M., de 15 anos, está grávida de seu namorado J., o qual deseja que ela faça aborto.

Situação-Problema 2) A adolescente C., de 15 anos, está grávida – foi abusada sexualmente por um estranho, e quer fazer um aborto.

Em cada caso, um grupo deverá defender o aborto, enquanto o outro deverá ser contra este, devendo apresentar os motivos para cada uma das decisões: autorização ou não do aborto.

Sugerimos que os grupos troquem de posição – a favor e contra – após o debate do primeiro caso e, ao término da atividade, que exponham como foi experimentar (o que sentiram nestes papéis) ser contra e ser favorável ao aborto. Além disso, o professor deverá perguntar aos alunos o que acharam do debate – o que foi bom, o que poderia ter sido diferente etc.

Feito isto, o professor  deverá apresentar e discutir como os alunos o que a legislação brasileira diz sobre o aborto e comparar as decisões tomadas pelos grupos com esta de acordo com o link abaixo.

Link do texto"O que diz a Lei": Disponível em: http://www.licoesdedireito.kit.net/penal/penal-aborto.html Acessado em: 14 de Junho de 2010.  

O professor poderá também perguntar aos alunos se eles conhecem outras opções de lidar com a gravidez indesejada, como colocar a criança para adoção, por exemplo. Deve ser ressaltado também, sobre a importância de se usar preservativos que, além de evitarem uma gravidez indesejada, protegem contra doenças sexualmente transmissíveis. 

Sugestão

O professor poderá pedir para que os alunos, em grupos de quatro integrantes, pensem em alguma situação que o aborto esteja presente – uma história real, um filme, livro, novela ou música, e peça para que eles descrevam, em poucas palavras, a situação em uma folha de papel, apontando os motivos que eles imaginam que o aborto tenha sido cogitado ou realizado e apresentar à sala.

Observamos que, os alunos poderão criar histórias que narrem tal acontecimento – aborto na adolescência.   Feito isto, os alunos serão convidados a apresentar a referida situação e os motivos desta à sala.

O professor deverá estimular a discussão, pedindo para que os alunos comentem sobre os principais riscos que uma mulher corre durante o processo de aborto, sobre a legalidade desta prática, e para que se posicionem quanto ao caso, concordando ou discordando com o desfecho de cada história.

Disponível em: http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/2_0232.pdf. Acessado em: 06 de abril de 2010. 

Observamos que, esta atividade, além de favorecer a reflexão dos alunos sobre a temática do aborto na adolescência, propicia a prática e o desenvolvimento da expressão oral, da capacidade de argumentação e do senso crítico dos alunos em uma situação problema.

Recursos Complementares

Pode ser utilizado o filme Juno como um recurso.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Juno_%28filme%29 Acessado em: 26 de Maio de 2010.   

Ou ainda o jogo “Valores em Jogo” para criar uma reflexão nos alunos quanto a área da sexualidade.

Disponível em: http://www.trilhaeducacional.com.br/sexual/valoresjogo/index.php Acessado em: 27 de Maio de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Gravidez Indesejada e Aborto. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Tania Andrade de Argolo Santos, Escola Municipal Manoel Tomé de Souza , Bahia - disse:
    tania-saude@hotmail.com

    06/07/2012

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula. Me ajudou muito trabalhei com alunos do 9º ano e foi um sucesso! Parabéns e obrigado pela contribuição que me deram.


  • jucimara , ESCOLA ESTADUAL ENÉAS CAVALCANTE , Rio Grande do Norte - disse:
    marajucyteofilo@yahoo.com.br

    10/11/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI! POIS ABORDA O TEMA DE MANEIRA BEM DINAMICA.PARABENS!


  • Maria Lucila Costa, E.E.M.Murilo Braga , Ceará - disse:
    mlucilac@yahoo.com.br

    26/10/2010

    Quatro estrelas

    A aula é bem interessante, pois abre questionamnetos como se evitar uma gravidez indesejada e os riscos que a pessoa pode correre quando é acometida por uma.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.