18/10/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Paloma Alinne Alves Rodrigues, Bruno P. Mattiazzo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
O que é uma gravidez indesejada e os fatores que propiciam isso (ela é indesejada mesmo? Se o é, porque aconteceu?). Além disso, serão trabalhados os motivos que levam os adolescentes a recorrerem a abortos, muitas vezes clandestinos, e se este é o único modo de lidar com a situação da gravidez não desejada, bem como as consequências (sociais, de saúde etc.) deste nesta fase da vida – adolescência. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas da Gravidez Indesejada e o aborto.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a realização da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Dramatizações;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para iniciar a aula, o professor deverá apresentar a figura abaixo (Fig. 1) aos alunos e perguntar o que eles acham desta - o que lhes vêm à mente ao vê-la. É importante que todos os alunos possam participar e fazer o comentário que acharem pertinente sobre a imagem em questão.
Figura 1 – Menina com boneca nas mãos.
Disponível em: http://conversademenina.files.wordpress.com/2009/09/gravidez-na-adolescencia.jpg Acessado em: 24 de Maio de 2010.
Observação: O professor deverá providenciar cópias impressas da figura em número suficiente aos alunos, ou apresentá-la em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).
Após ouvir as opiniões dos alunos acerca da figura, o professor deverá ressaltar que esta aula abordará um assunto muito importante nos dias atuais: a gravidez indesejada e o aborto.
Dando prosseguimento a aula, tendo como propósito trabalhar o significado de uma gravidez indesejada e do aborto, o professor deverá informar os alunos que serão feitas dramatizações de alguns fatos que ocorrem na vida cotidiana, e que para isto eles deverão escolher quatro (4) grupos de três (3) integrantes e uma (1) dupla. Observamos que, os demais alunos serão a “plateia” das dramatizações das situações-problema que serão apresentadas pelos grupos escolhidos pela sala.
Observação: Para essa atividade, o professor poderá trazer ou pedir para que os alunos tragam uma boneca.
Cada grupo fará a dramatização de uma situação-problema, conforme segue abaixo:
Após as dramatizações, o professor deverá pedir para que os alunos relatem como eles se sentiram nos papéis representados. Abaixo segue um roteiro de perguntas que poderá ser feito aos alunos (trios, dupla e “plateia”).
Roteiro de Perguntas:
Dando continuidade a aula, sugerimos que o professor peça para que os alunos se organizem em grupos de 4 a 5 componentes. Em seguida, o professor deverá entregar cópias impressas dos textos “A Gravidez na Adolescência“ e “Aborto“, de acordo com os endereços eletrônicos abaixo, para que os grupos leiam e discutam o conteúdo destes.
Link do texto "A Gravidez na Adolescência": Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/gravidez-adolescencia.htm Acessado em: 27 de Maio de 2010.
Link do texto "Aborto": Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/aborto.htm Acessado em: 27 de Maio de 2010.
Abaixo sugerimos um roteiro para nortear a leitura e discussão dos textos em grupo.
Roteiro de discussão dos textos:
Finalizando a aula, com o objetivo de propiciar reflexão dos educandos sobre a temática do aborto nesta fase evolutiva da vida – adolescência, o professor deverá propor um debate neste momento sobre o referido tema, através de situações-problema. Para que ocorra esse debate, o professor deverá pedir que os grupos se juntem formando dois (2) grandes grupos na sala de aula. Em seguida, o professor deverá apresentar duas situações-problema, as quais seguem abaixo:
Situação-Problema 1) A adolescente M., de 15 anos, está grávida de seu namorado J., o qual deseja que ela faça aborto.
Situação-Problema 2) A adolescente C., de 15 anos, está grávida – foi abusada sexualmente por um estranho, e quer fazer um aborto.
Em cada caso, um grupo deverá defender o aborto, enquanto o outro deverá ser contra este, devendo apresentar os motivos para cada uma das decisões: autorização ou não do aborto.
Sugerimos que os grupos troquem de posição – a favor e contra – após o debate do primeiro caso e, ao término da atividade, que exponham como foi experimentar (o que sentiram nestes papéis) ser contra e ser favorável ao aborto. Além disso, o professor deverá perguntar aos alunos o que acharam do debate – o que foi bom, o que poderia ter sido diferente etc.
Feito isto, o professor deverá apresentar e discutir como os alunos o que a legislação brasileira diz sobre o aborto e comparar as decisões tomadas pelos grupos com esta de acordo com o link abaixo.
Link do texto"O que diz a Lei": Disponível em: http://www.licoesdedireito.kit.net/penal/penal-aborto.html Acessado em: 14 de Junho de 2010.
O professor poderá também perguntar aos alunos se eles conhecem outras opções de lidar com a gravidez indesejada, como colocar a criança para adoção, por exemplo. Deve ser ressaltado também, sobre a importância de se usar preservativos que, além de evitarem uma gravidez indesejada, protegem contra doenças sexualmente transmissíveis.
O professor poderá pedir para que os alunos, em grupos de quatro integrantes, pensem em alguma situação que o aborto esteja presente – uma história real, um filme, livro, novela ou música, e peça para que eles descrevam, em poucas palavras, a situação em uma folha de papel, apontando os motivos que eles imaginam que o aborto tenha sido cogitado ou realizado e apresentar à sala.
Observamos que, os alunos poderão criar histórias que narrem tal acontecimento – aborto na adolescência. Feito isto, os alunos serão convidados a apresentar a referida situação e os motivos desta à sala.
O professor deverá estimular a discussão, pedindo para que os alunos comentem sobre os principais riscos que uma mulher corre durante o processo de aborto, sobre a legalidade desta prática, e para que se posicionem quanto ao caso, concordando ou discordando com o desfecho de cada história.
Disponível em: http://www.cvdee.org.br/evangelize/pdf/2_0232.pdf. Acessado em: 06 de abril de 2010.
Observamos que, esta atividade, além de favorecer a reflexão dos alunos sobre a temática do aborto na adolescência, propicia a prática e o desenvolvimento da expressão oral, da capacidade de argumentação e do senso crítico dos alunos em uma situação problema.
Pode ser utilizado o filme Juno como um recurso.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Juno_%28filme%29 Acessado em: 26 de Maio de 2010.
Ou ainda o jogo “Valores em Jogo” para criar uma reflexão nos alunos quanto a área da sexualidade.
Disponível em: http://www.trilhaeducacional.com.br/sexual/valoresjogo/index.php Acessado em: 27 de Maio de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática de Gravidez Indesejada e Aborto. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/07/2012
Quatro estrelasParabéns pela aula. Me ajudou muito trabalhei com alunos do 9º ano e foi um sucesso! Parabéns e obrigado pela contribuição que me deram.
10/11/2010
Cinco estrelasADOREI! POIS ABORDA O TEMA DE MANEIRA BEM DINAMICA.PARABENS!
26/10/2010
Quatro estrelasA aula é bem interessante, pois abre questionamnetos como se evitar uma gravidez indesejada e os riscos que a pessoa pode correre quando é acometida por uma.