30/08/2010
Miriam Kaiuca, Soymara Emilião e Glória Maria de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ser leitor e escrito inicial.
RECURSOS DA AULA:
Laboratório de informática para passar os vídeos.
Livro: QUE FEBRE DE MOSQUITO!
Material para a confecção da armadilha:
*Garrafa PET
*Filó bem fininho ou tule, tecido usado no véu de noiva.
*Água
*Ração para gatos
*Fita isolante
*Tesoura
ESTRATÉGIAS DA AULA:
PRIMEIRA ATIVIDADE:
O professor inicia a aula colocando os alunos em roda para a leitura de uma história.
"QUE FEBRE DE MOSQUITO!"
Autor: Marxs Portes
Ed. RHJ
O livro conta a história de como o mosquito aedes aegypti ataca, onde põe ovos e quais o sintomas da doença. A história é narrada pelo próprio "mosquito".
Após a leitura o professor pergunta aos alunos quem já ouviu falar sobre a dengue, quem já conheceu alguém que teve dengue e se conhecem os sintomas.
Durante a história o "mosquito" vai trazendo muitas informações sobre a doença e sobre o mosquito. O professor deverá estimular que os alunos relatem estas informações na roda, enquanto estiverem conversando.
SEGUNDA ATIVIDADE:
O professor pergunta para os alunos se eles conhecem as maneiras de se evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. É possível que os alunos já tenham muitas informações de como evitar que o mosquito se reproduza, o professor então como mediador vai organizando as informações que os alunos vão falando e acrescentando algumas que não tenham sido ditas e anota no quadro com o título: "COMO EVITAR O MOSQUITO DA DENGUE."
Depois dos itens listados, o professor leva os alunos para assistirem ao vídeo da Turma da Mônica, que encontra-se no link abaixo, para a verificação dos itens listados.
Vídeo da turma da Mônica:
http://www.youtube.com/watch?v=vZgmsDT10E8&NR=1&feature=fvwp
Depois de assistirem ao vídeo o professor faz uma nova leitura dos ítens listados para verificar se falta acrescentar alguma informação.
TERCEIRA ATIVIDADE:
A próxima proposta do professor é que em grupo, os alunos produzam cartazes copiando do quadro os cuidados que devemos ter para o mosquito não se reproduzir, fazendo uma ilustração interessante, para que o cartaz possa ser colocado pela escola para socializar as informações.
QUARTA ATIVIDADE:
Terminado o cartaz o professor deverá passar por cada grupo revendo a ortografia.
Escolhe um local da escola e junto com os alunos prende o cartaz de cada grupo.
Então o professor conta que descobriu em um site que existe uma armadilha para pegar mosquito que é muito fácil de fazer e convida a turma para assistir o vídeo da entrevista que um professor da UFRJ deu no Jornal Hoje, onde ele conta como desenvolveu esta "mosquitoeira" e mostra como fazer.
Link para o professor acessar a entrevista:
http://www.youtube.com/watch?v=Jyi_zj3PWcc
O professor então após a exibição do vídeo convida a a turma para confeccionar uma mosquitoeira para cada aluno levar para casa.
Para facilitar a confecção o professor deverá anotar em um mural os materiais necessários e modo de fazer a mosquitoeira, passo a passo.
É aconselhavel que esta listagem seja feita com a coloboração dos alunos que após assistirem ao vídeo, se necessário, mais de uma vez, tenham condições de ditar para a professora o modo de fazer a armadilha. É importante este registro escrito, para sempre trabalhar com a escrita de forma contextualizada em sala de aula e também para que os alunos possam se reportarem ao texto no momento de fazer a armadilha, caso tenham dúvidas.
É importante que neste momento o professor já tenha separado todo o material de forma a facilitar a confecção da armadilha, isto é, as garrafas já limpas e em quantidades suficientes para todos os alunos.
Nem todo material o professor vai precisar disponibilizar individualmente, podendo deixar para cada grupo, um rolo de fita isolante, uma folha de lixa e um pedaço de filó, além é claro do material orgânico (a ração de gato) e a água.
QUINTA ATIVIDADE:
O momento da confecção da armadilha o professor lê com os alunos o texto produzido no grupo de como fazer a armadilha e deixa que os alunos tentem fazer sozinhos suas mosquitoeiras, passando sempre pelos grupos auxilando quem necessitar de ajuda ou tiver dúvidas.
O professor pode lê cada passo da confecção da armadilha no link:
http://natureza-brasileira.blogspot.com/2008/03/mosquitrio-uma-armadilha-para-mosquitos.html
SEXTA ATIVIDADE:
Terminada a armadilha para pegar o mosquito aedes aegypti, o professor pede que cada aluno copie do mural o manual de confecção da mosquitoeira, faça uma ilustração de como ficou, para levar para casa e passar a informação para sua comunidade.
Imagem da mosquitoeira pronta:
Neste link o professor encontra mais uma explicação de fazer a armadilha sugerida pelo professor da UFRJ, sendo mais uma informação que também traz fotos detalhadas ajudando o professor a compreender bem como fazer a mosquitoeira.
http://www.faperj.br/downloads/mosquiterica.pdf
Já no site abaixo, o professor encontra uma outra pesquisa que utiliza aquários com peixes do tipo Beta que servem de eliminadores do mosquito, por se alimentarem da larva colocada pelos mosquitos na água. Uma informação interessante que o professor posteriormente pode levar para sua sala de aula.
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/fecti/2005/21_armadilhaaedes.htm
A avaliação ocorrerá durante toda a aula ,observando o interesse e atenção dos alunos sobre o tema, e no momento da confecção da mosquitoeira, o professor poderá observar quais alunos conseguiram executar o trabalho com autonomia por terem entendido o modo de fazer, através das explicações dadas durante a aula.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/11/2012
Quatro estrelasFantastica a ideia e continue com saude e muito sucesso
07/03/2011
Quatro estrelasótimo vou trabalhar com meus alunos.