Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CAMPEONATO DE ADIVINHAS - UM TRABALHO DE LEITURA E ESCRITA

 

23/11/2010

Autor y Coautor(es)
Simone de Alencastre Rodrigues
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca; Soymara Emilião; Glória Maria de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a fluência na leitura;
  • Realizar reflexão ortográfica e gramatical;
  • Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita;
  • Realizar a escrita de textos com função social definida;
  • Reconhecer a necessidade de planejamento sobre o que se pretende escrever e adequá-los aos seus objetivos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor inicial.

Compreender textos simples com linguagem objetiva e direta.

Estratégias e recursos da aula

RECURSOS DA AULA:

Vídeo da Coleção livros Animados DVD 2

Pequenos objetos para a brincadeira da adivinhação.

Livro: Adivinhas e Trava-línguas

Tradução: Walter Sagardoy

Editora Caramelo

ESTRATÉGIAS DA AULA:

ATIVIDADE 1:

O professor inicia a aula, passando um vídeo da TV FUTURA, da Coleção Livros Animados DVD 2, passando o Episódio: Ifá, O adivinho. Onde conta a história de um personagem de um conto Africano, que faz adivinhações. Esse vídeo foi distribuído para muitas escolas públicas do Brasil. Verifique na  biblioteca da sua escola.

No site abaixo o professor conhece a página do programa Livros Animados, utilizado na aula:

http://www.futura.org.br/acordacultura/main.asp?View={E97E17CF-3586-4254-987B-CD401C4785CE} 

Caso o professor não encontre o Vídeo para passar para os alunos, apresento a possibilidade da leitura do livro abaixo.

IFA, O ADIVINHO - HISTÓRIAS DOS DEUSES AFRICANOS QUE VIERAM PARA O BRASIL COM OS ESCRAVOS

 REGINALDO PRANDI -Autor

 PEDRO RAFAEL - Ilustrador

Sinopse: Em tempos antigos, na África negra, um adivinho chamado Ifá jogava seus búzios mágicos e desvendava o destino das pessoas que o consultavam. Ele as ajudava a resolver todo tipo de problema, mas o que mais gostava de fazer era auxiliá-las a se defender da Morte. Um dia, a Morte, irritada com a intromissão de Ifá em seus negócios, decidiu acabar com ele. Ifá foi salvo da Morte pela intervenção de uma corajosa donzela chamada Euá, e pôde continuar seu trabalho de ler a sorte, predizer o futuro e proteger as pessoas da Morte. Ifá acreditava que tudo na vida tinha solução. Sempre que lhe traziam um problema, ele se lembrava de alguma história antiga que ensinava como essa dificuldade fora resolvida - histórias vividas por personagens míticos como Xangô, o Trovão, Iansã, a Destemida, Iemanjá, o Mar, e Ogum, o Ferreiro, que não queria ser rei e que foi seduzido, mais de uma vez, por Oxum, a Bela. Escrito para crianças e adolescentes, 'Ifá, o Adivinho', propicia uma leitura extremamente prazerosa, ao mesmo tempo que descortina um rico conjunto de personagens, costumes e modos de agir do universo cultural africano que se tornou parte constitutiva da diversidade cultural brasileira.

ATIVIDADE 2:

Logo após os alunos assistirem o vídeo ou ouvirem a história, o professor propõe a brincadeira de adivinhar o objeto. Esta brincadeira é mostrada no próprio vídeo da TV Futura.

A brincadeira acontece assim:

O professor senta os alunos em roda e coloca uma venda em um aluno de cada vez. Ao aluno que estiver com a venda, é dado um pote com vários objetos e o aluno pega um e através do tato tenta adivinhar qual o objeto que pegou. Quem descobre vai passando para o aluno do lado. Antes de começar a brincadeira o professor avisa que cada um deve decorar o nome do objeto que descobriu, para uma atividade posterior.

ATIVIDADE 3

Após a brincadeira o professor leva os alunos de volta para as mesas e entrega uma folha de papel ofício com a parte superior dobrada. Nessa parte, cada aluno vai escrever o nome do objeto e na parte inferior somente suas características, sem mencionar no texto o nome do objeto.

Exemplo:

                                                                      PETECA

Tem penas coloridas, serve para jogar, é pesada na extremidade inferior.

Quando todos terminarem de escrever o nome do objeto e as características, o professor recolhe todas as folhas, dobra a parte que está escrito o nome do objeto e entrega aos alunos aleatoriamente, sem deixar que a mesma pessoa que escreveu pegue o seu papel.

Começa então o trabalho de leitura e adivinhação. Cada um lê alto para o grupo as características do objeto e tenta descobrir, caso não consiga pede ajuda ao grupo. O professor pode ir anotando o nome das crianças que vão acertando e ao término, informa quem foi o vencedor, isto é, a criança que mais acertou o nome dos objetos pela leitura das características.

Este é um trabalho simples de leitura para os alunos na fase inicial que desperta muito prazer nas crianças que envolvidas na brincadeira, não demonstram resistência em

escrever e ler. Os alunos, nesta etapa, desenvolverão a criatividade, a capacidade de levantar hipóteses e de explorar  semelhanças e diferenças.

 

 ATIVIDADE 4:

O professor diz que os alunos já estão muito sabidos nestes jogos de adivinhas, apresenta o livro "Adivinhas e Trava-línguas".

ADIVINHAS E TRAVA-LÍNGUAS

Autor: LIBSA

Sinopse: Adivinhas em rimas prendem a atenção da criança e facilitam a interação com o mundo a sua volta. Com o apoio de belas ilustrações, os textos fazem descrições originais de seres-vivos e objetos, estimulando a curiosidade e enriquecendo o vocabulário.Depois das adivinhas, vêm os trava-línguas, com textos que funcionam como jogos lingüísticos que trabalham o raciocínio e a fala das crianças.

Após a leitura, o professor continua a aula, dizendo que agora farão um campeonato de adivinhas mais difíceis, onde vão precisar pensar muito bem nas dicas para descobrirem a resposta correta.

O professor então divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entrega um exemplar do livro e informa que o grupo deve ler as adivinhas, escolher 5 e copiar em uma folha.

Para que os grupos não perguntem a mesma adivinha o professor indica as páginas que cada grupo poderá retirar suas adivinhas, como uma forma de dar um apoio para que eles possam ter uma fonte de pesquisa.

Ainda explicando como será o campeonato de adivinhas o professor informa que a sexta adivinha deverá ser criada pelo grupo.

Caso o professor só tenha possibilidade de ter um livro, pode tirar cópia das páginas que cada grupo deverá escolher suas adivinhas e entregar para os grupos, ou ainda na impossibilidade de adquirir o livro, fazer uma pesquisa na internet de uma quantidade de adivinhas suficiente para a turma e distribuir pelos grupos.

Site onde o professor poderá encontrar exemplos de adivinhas:

http://turminha-turminha.blogspot.com/2007/03/adivinhas-e-trava-lnguas.html 

ATIVIDADE 5:

O CAMPEONATO COMEÇA:

No quadro o professor anota o nome dos grupos e cada grupo lê sua adivinha de uma vez e o grupo que levantar a mão primeiro, tenta adivinhar, caso acerte o  professor anota o ponto para esse grupo, caso erre, perde um ponto.

Ao final da leitura de todas as adivinhas, o professor conta os pontos e verifica o grupo vencedor.

Um dos objetivos do jogo é possibilitar, através de uma brincadeira, que os alunos leiam com a preocupação de atribuir significado, por isso, o professor deve combinar com a turma que no grupo cada um deve ler uma adivinha.

ATIVIDADE 6:

O professor recolhe as adivinhas escolhidas e criadas pelos grupos e, ao longo de algumas aulas, vai passando no quadro para os alunos copiarem e no final, cada aluno terá seu livro de adivinhas. O professor vai dando folhas para os alunos copiarem, depois recolhe para encadernar. Por último cada aluno cria sua capa, transformando em um livro de adivinhas da turma.   Cada criança poderá levar para casa e brincar com  a família, aproveitando deste momento para dar significado e prazer ao ato da leitura e da escrita.

Recursos Complementares

No link abaixo o professor encontra outras adivinhas que poderá substituir o livro indicado na aula, caso não disponha de um exemplar, ou mesmo criar outras aulas, pois é um site interativo muito interessante para os alunos utilizarem.

http://www.divertudo.com.br/adivinhas.htm#adv4 

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante toda a aula, observando a participação de cada aluno e verificando como os seus alunos estão avançando no processo de leitura e escrita.

Durante o trabalho em grupo o professor poderá observar e intervir, na participação de cada aluno, observando os que já dispõem de atitudes importantes para um trabalho em grupo e aqueles que este compromisso ainda precisa ser despertado.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.