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Princípio de Arquimedes: A relação do Empuxo com o movimento dentro dos líquidos!

 

25/04/2011

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Bruno Pagliarani Mattiazzo, Paloma Alinne Alves Rodrigues e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* O Princípio de Arquimedes (Empuxo);

* Visualizar que quando um objeto estiver submerso por um determinado líquido, este terá uma variação das Força Resultante que age sobre ele;

* Aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas de Hidrostática.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* Força Peso;

* Densidade.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Aula conceitual;

• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas;

 • Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o áudio proposto pode ser salvo em CD.   

 

Tabela 1 – Lista de Materiais   

Materiais

Comentários

Dois ovos.

Ovos de galinha.

Dois copos de plástico.

Copos que caibam os ovos.

Água.

Um litro pelo menos.

Sal.

Usado para temperar alimentos. Por volta de 20 gramas.

Vareta plástica.

Para misturar o sal na água.  

 

Motivação:

Sugerimos que o professor, peça para que os alunos formem grupos de quatro (4) a cinco (5) integrantes, e estimule a curiosidade deles sobre o tema a ser estudado, perguntando:   

"Nosso Peso é alterado quando mergulhamos em algum líquido? Por exemplo, quando estamos dentro de uma piscina (Fig. 1), nosso Peso se altera? Como? Ficamos mais leves ou pesados "

 

Figura 1 – Criança dentro de uma piscina.

Imagem disponível em: http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/piscina.jpg. Acesso em: 09 Mai. 2010    

 

Após discutir com os alunos sobre se há ou não alteração no nosso Peso quando estamos submersos em um líquido, o professor deverá dizer que eles poderão responder e compreender essa questão no decorrer das aulas, que abordará o tema do Empuxo.   

 

Atividade 1

Dando prosseguimento a aula, o professor deverá pedir para que os alunos explorem o recurso "Motivação para Empuxo", postado abaixo, o qual possibilita o aprendizado do conceito do Empuxo. Destacamos que o Recurso se trata de um Objeto de Aprendizagem (OA) – que são ferramentas auxiliares no processo de ensino e aprendizagem de conceitos disciplinares, disponíveis na Internet (BECK, 2002 apud WILEY, 2002).   

Recursos: Motivação para Empuxo

Link do Recurso no site do Portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=2047 Acesso em: 28 Mai. 2010    

 

O OA em questão exibe uma animação em que, um casal passeando na praia se depara com um ouriço do mar e a mulher pisa nele, machucando assim seu pé. O homem, então, a carrega nas costas, mas ele começa a ter problemas para carregá-la por causa de seu Peso. Daí, a mulher tem a ideia de ser carregada no mar (Fig. 2), onde o homem tem maior facilidade de carregá-la.   

 

Figura 2 – Imagens a serem analisadas.

Imagem do recurso “Motivação para Empuxo”.   

 

No momento em que o recurso for iniciado, será exibida a animação espontaneamente. Os alunos deverão assisti-la em grupos (formados no início da aula). Após isto, incentive uma discussão entre os grupos sobre o que foi abordado no referido OA, conforme roteiro postado abaixo. Em seguida, promova uma discussão, em aula aberta, com todos os grupos.   

Roteiro de discussão:

  • O que vocês entenderam do que foi apresentado no recurso explorado (na animação)?
  • Qual a diferença de se carregar um objeto na água e, este mesmo, no ar?
  • Que área da Física estuda as ações e fenômenos dos líquidos?   

 

Feche a discussão concluindo, juntamente com os alunos, que quando carregamos um objeto dentro de alguns líquidos (que tenha a densidade menor que a do ar) teremos mais facilidade de carregá-lo ou levantá-lo, pois pelo Princípio de Arquimedes todo corpo imerso em um fluido sofre a ação de uma força – denominada Empuxo – dirigida verticalmente para cima, cujo módulo (do Empuxo) é igual ao módulo do Peso do volume do fluido deslocado.   

 

Atividade 2

Continuando a aula, o professor deverá apresentar o recurso, que se trata de uma atividade experimental que demonstra as diferentes reações de um ovo dentro de líquidos com densidades diferentes.   

Recurso: Ovo flutuante

Link do Recurso no site do Portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23445    

 

O experimento (Fig. 3) consiste em demonstrar que os materiais flutuam se forem menos densos que os líquidos.   

 

Figura 3 – Demonstração da Experiência.

Imagem do recurso “Ovo flutuante” – http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23445        

 

Em relação à montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:

  • Coloquem o ovo dentro de um copo.
  • Coloquem água dentro do copo de forma que o ovo fique totalmente submerso (Fig. 4).   

 

Figura 4 – Ovo dentro do copo com água.

Fonte: do autor, adaptada da Imagem do recurso “Ovo flutuante”   

 

  • Coloquem o outro ovo dentro de outro copo.
  • Coloquem água dentro do copo de forma que o ovo fique totalmente submerso (Fig. 4).
  • Adicionem sal à água.
  • Mexam a água devagar para dissolver o sal, e continuem a adicioná-lo (Fig. 5) até se dissolver totalmente na água.   

 

Figura 5 – Ovo dentro do copo com água.

Fonte: do autor, adaptada da Imagem do recurso “Ovo flutuante”   

 

Após o término do experimento, o professor deverá fazer as seguintes perguntas aos alunos:

  • O que foi verificado por vocês na realização desta experiência?
  • Por que quando adicionamos sal na água o ovo afunda?
  • Por que o ovo afunda no copo contendo água apenas?
  • Qual conceito físico está relacionado com este experimento?   

 

Favoreça com que os alunos compreendam que o ovo vai ao fundo do copo com água sem sal e no copo com água e sal o ovo flutua. Então, o ovo é mais denso que a água sem sal e por isso vai ao fundo. Mas como o sal faz com que a água fique mais densa, o ovo flutua em água com sal.   

Para finalizar esta atividade, pergunte aos alunos em qual situação o Empuxo (Força exercida pelo líquido, quando deslocado) é maior, na primeira situação (ovo na água sem sal) ou na segunda situação (ovo na água com sal). Ajude com que eles concluam que quanto maior a densidade do líquido em que o ovo esta imerso, maior será o Empuxo. Assim sendo, o ovo que está imerso na água com sal sofre um maior Empuxo, portanto, este bóia.   

 

Atividade 3

Para finalizarmos a aula, sugerimos que o professor faça o seguinte questionamento aos alunos:

“Por que os famosos mergulhos do Tio Patinhas (Fig. 6) na sua piscina de moedas de ouro seriam impraticáveis?”.   

 

Figura 6 – Tio Patinhas.

Imagem disponível em: http://ofantasmaescritor1.files.wordpress.com/2009/12/tio-patinhas.png. Acesso em: 28 Mai. 2010    

 

É importante que o professor incentive a discussão entre os alunos a respeito desta pergunta, bem como medie esta, favorecendo a formação da construção do saber de que dificilmente ele teria forças para vencer o empuxo e conseguir mergulhar. Caso conseguisse, ele seria submetido a uma enorme pressão a poucos centímetros de profundidade. A densidade do ouro é igual a 19,3 gramas por centímetro cúbico, uma das maiores entre os elementos, e proporcionaria uma pressão adicional de 94 N/m2 (aproximadamente 1 atm) sobre o pato, a apenas 50 centímetros de profundidade. Mesmo considerando que existem espaços vazios entre as moedas e que a densidade final é menor que a do ouro, ainda assim se pode prever o desconforto do pato ao mergulhar (1).     

 

 

Referências Bibliográficas

  1. Regina Pinto de Carvalho [org.] – Física do Dia a Dia, Ed. Autêntica/Gutenberg, Belo Horizonte (2003)
Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades e peça para que os grupos pesquisem, na internet e em livros, dois (2) outros exemplos (como o do tio Patinhas), em que ocorre algum tipo de equívoco com o uso do conceito de Empuxo.

Sugestão de site para a pesquisa: 

http://www.portalimpacto.com.br/docs/01Rennan2ANOF1Aula11.pdf 

http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/museu%20virtual/curiosidades%20e%20descobertas/Massas_e_Volumes/empuxo.html 

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080528161902AAE52h3 

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • ivania machado mendonça, EE DE PEDRO VERSIANI , Minas Gerais - disse:
    ivanialeogui@gmail.com

    14/05/2011

    Cinco estrelas

    Uma aula bem planejada, onde atiça a curiosidade, levando o aluno a pensar e a raciocinar. facilitando-o na construção do próprio conhecimento. Sendo uma aula inovadora e com recursos de fácil acessibilidade, deixando uma aula mais prazerosa e prendendo a atenção de todos.


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